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- Sou mãe e agora? A educação social e as vivências da maternidade no mercado de trabalho – um estudo de caso a partir da perspetiva de mães algarviasPublication . Marques, Miriam Deodata António Marques Martins; Barros, RosannaNuma altura em que as mães tendem a ser valorizadas, em consequência da redução da natalidade, a maternidade torna-se uma preocupação pública e ocupa as agendas políticas, sobretudo em tempos pré-eleitorais. A problemática da desigualdade de género no mercado de trabalho deve ser considerada séria, preocupante e atual. Não é somente algo que aconteceu no passado, mas que se perpétua no presente, pois apesar das conquistas e dos direitos alcançados pelas mulheres, muitos são os obstáculos à igualdade de género. Nesse contexto, é significativo perceber a relação entre a maternidade e a vida laboral da mulher e compreender de que forma essa relação pode influenciar a vida das mulheres e da sociedade em que estão inseridas, assim como do mercado de trabalho. É uma necessidade presente posicionar a mulher, enquanto mãe, no mercado de trabalho. O presente trabalho pretende contribuir para conhecer e compreender melhor a realidade social, complexa e pluridimensional das mães, assim como, das entidades responsáveis pela proteção e igualdade das mulheres no mercado de trabalho, através dos desafios e oportunidades que encontram nas suas vivências, como também, através das suas perceções na relação que têm com o mundo laboral. Ao longo do estudo investiguei quais as perspetivas de algumas mulheres, sobre de que forma a maternidade influenciou a sua vida laboral e vice-versa, quais as entidades protetoras da mulher no mercado de trabalho, quer no âmbito da igualdade de género, quer no âmbito dos direitos da maternidade, e quais as principais leis, resultantes das conquistas dos direitos da mulher ao longo dos tempos. Compreendi ainda qual a influência dessas leis no mercado de trabalho e qual é, segundo a perspetiva da mulher mãe, a aplicabilidade dessa legislação e desses direitos na prática.
- Motivations of tourists in wine regions: the case of La RiojaPublication . Vorobiova, Natalia; Pintassilgo, PedroWine tourism is a globally growing sector of tourism. In the La Rioja region, wine production is the most traditional industry, which is well-known for its internationally recognized high quality wines. This work addresses the motivations of the tourists who visit the region. It aims to find out whether tourists are attracted to La Rioja because of its famous wines and wine-related activities, or if there are other motives. To achieve this aim, a survey was applied in La Rioja’s capital city, Logroño. The survey consisted of questions regarding tourists’ stay in the region, their “push” and “pull” motives for the trip, wine-related habits, and satisfaction level during the visit and general sociodemographic characteristics. The findings of the survey were used to create different segments of tourists. First, data was grouped into five factors (motives of the visit) which afterwards were used to create two clusters: “wine tourists” and “other tourists”. Various tests suggest that there is significant difference between the two clusters regarding their inner motives to travel, interest in wine, age, marital status, education, income level, accommodation, if they are traveling alone or not, how they found out about the region, and their level of satisfaction. Out of the 217 respondents, 100 belonged to “wine tourists” and 117 to “other tourists”. The existence of two clusters suggests that tourists have various motivations to visit the region, which are not necessarily wine-related. Thus, the presentation of the region for tourist should have a wider offer as there is a demand for diverse experiences.