Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação económica da cadeia de abastecimento de bens de consumo em saúde: o caso da ARS AlgarvePublication . Nascimento, Ana Laura Pereira do; Barreira, Ana PaulaA Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS Algarve) tem adjudicado, ao longo dos últimos anos, a uma empresa o transporte dos Bens de Consumo em Saúde entre o Centro de Armazenagem Central e as diversas Unidades de Saúde e outros Serviços na Região do Algarve. A ARS Algarve tem interesse em saber se existem outras alternativas economicamente mais vantajosas a essa contratação, nomeadamente com recurso a meios próprios. Neste sentido, o presente Trabalho de Projeto recorreu à Análise de Minimização de Custos, comparando os custos tangíveis de diversas alternativas para o transporte dos Bens de Consumo em Saúde. Foram ainda aplicados questionários online a stakeholders de modo a aferir das suas opiniões sobre a viabilidade de implementação da alternativa preconizada. Através da Análise de Minimização de Custos conclui-se que é economicamente mais vantajoso para a ARS Algarve abandonar o contrato de outsourcing e internalizar o transporte dos Bens de Consumo em Saúde. Todavia, os resultados dos questionários não suportam os resultados obtidos na Análise Económica. Apesar dos inquiridos concordarem que a internalização do transporte é economicamente mais vantajosa para a ARS Algarve não consideram que esta tenha condições para a sua implementação. Os resultados contraditórios da análise económica e dos questionários aos stakeholders podem ser a tradução de forças de resistência à mudança, consubstanciando-se em custos intangíveis os quais podem diminuir a poupança gerada nos custos com a internalização, a qual foi estimada em duzentos mil euros no período de cinco anos.
- Planeamento e implementação de um Hub tecnológico no âmbito do polo tecnológico do AlgarvePublication . Venturinha, Adelino Rodrigues; Cardoso, Fernando FélixA criação e dinamização de Hubs tecnológicos nas principais capitais de distrito em Portugal seguem uma tendência já estabelecida ao nível mundial, agregando fontes de conhecimento nucleares em diversas áreas de conhecimento tecnologicamente avançadas e de reconhecido valor acrescentado. O incentivo ao desenvolvimento destas áreas por parte de politicas europeias impulsiona o próprio conceito de Tech Hub permitindo a união entre empresas e instituições de forma a impulsionar projetos comuns que requerem conhecimentos muito específicos em diversas áreas de conhecimento. Este trabalho é o resultado de uma análise feita sobre a criação de um Hub tecnológico na região do Algarve agregando assim empresas e instituições em diversas áreas de conhecimento tecnológico relacionadas com as tecnologias da informação e da energia, contextualizando o mesmo com o projeto de desenvolvimento do Polo Tecnológico do Algarve. Foram realizados para o efeito um estudo de viabilidade do negócio, uma definição da estrutura física e de recursos e modus operandi da organização, bem como uma análise da viabilidade comercial da sua oferta com base no método de análise SWOT. O estudo permitiu definir uma série de questões e definição de moldes necessários para a realização deste projeto regional, bem como para aferir a viabilidade de execução do mesmo.
- Resumos das comunicações apresentadas na conferência internacional "Desenvolvimento sustentável do Oceano: uma utopia útil". Homenagem ao Professor Mário RuivoPublication . Bebianno, Maria João; Guerreiro, João; Carvalho, Telmo; Gameiro, Maria InêsO desaparecimento do Professor Mário Ruivo, após décadas de dedicação às problemáticas do oceano, representou uma perda para toda a comunidade científica. a dimensão do seu prestígio internacional e da sua capacidade de intervenção criou, com o seu desaparecimento, um vazio difícil de colmatar. O Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), da Universidade do Algarve, entendeu dinamizar uma reflexão abrangendo os temas do oceano e contribuindo, dessa forma, para honrar a memória de Mário Ruivo. Para tal, o CIMA desafiou os centros de investigação das universidades portuguesas que incidem as suas pesquisas nestas problemáticas, e que reconheciam a figura de Mário Ruivo como o grande impulsionador da investigação científica na área das ciências do mar, para se associarem a esta iniciativa.
