Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-20"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Edifícios com consumo de energia nula: caso estudo – “eco-power zero résidence”Publication . Rio, João Manuel de Jesus; Farinha, Maria de Fátima Silva Marques Tavares; Almeida, ElsonEdifícios bem projetados desempenham um papel-chave na redução do consumo de energia de origem fóssil, influenciando desta forma, diretamente a redução das emissões de carbono. Neste contexto, a União Europeia definiu para 2020, a meta de todos os edifícios novos sejam edifícios com consumo quase nulo de energia (nZEB), como forma de aproximação aos edifícios com consumo nulo de energia (NZEB). Para alcançar o compromisso de 2020, a União Europeia aprovou diversas Diretivas a serem cumpridas pelos Estados Membros, promovendo a melhoria da qualidade térmica dos edifícios, assim como, o aumento da produção e utilização de energia renovável. Na literatura encontram-se metodologias diferentes para estabelecer um edifício como NZEB. O principal objetivo desta dissertação é avaliar o desempenho energético de um edifício integrado no empreendimento “Eco Power Zero Residence” na Mexilhoeira Grande. Para alcançar um edifício NZEB, foram estudadas diferentes combinações de medidas de eficiência energética para reduzir as necessidades de energia, aliadas à metodologia do custo ótimo de rentabilidade, de forma a encontrar a solução com o melhor custo-benefício. Posteriormente, foi adicionado ao edifício, sistemas de produção de energia renovável, designadamente, painéis fotovoltaicos, para compensar as necessidades de energia e assim alcançar, deste modo, um balanço nulo de energia.
- Qualidade do sono em pessoas idosas: implicações na qualidade de vida e na prevenção da depressãoPublication . Becker, Nathália Brandolim; Jesus, SaulA literatura atual demonstra que a depressão tem uma relação bidirecional com a pobre qualidade do sono e afeta negativamente a vida de muitas pessoas, sendo que mais do que 45% da população mundial apresenta problemas do sono. O sono é parte essencial da saúde e o bem-estar do idoso tem-se tornado um desafio na saúde pública. O objetivo desta tese foi explorar a qualidade do sono em pessoas idosas a fim de verificar as suas implicações na qualidade de vida, descrevendo o modo como esta temática pode permear a prevenção da depressão. Foram realizados cinco estudos, sendo um de revisão da literatura, um de meta-análise, e três empíricos. Os resultados demonstraram que o efeito da depressão na qualidade de vida é mediado pela qualidade do sono; otimismo é mediador da relação entre a pobre qualidade do sono na qualidade de vida e na satisfação com a vida; além disto, é necessária uma atenção especial para o “uso de medicamentos para dormir” na população idosa portuguesa quando avaliada a qualidade do sono. Portanto, conclui-se que é necessário utilizar os resultados aqui apresentados para planear e investigar a eficácia e a viabilidade de uma intervenção que promova a higiene do sono e a boa qualidade do sono, atuando de forma a prevenir a depressão.
- Perceção dos professores acerca da avaliação das escolas: uma hipótese de progressãoPublication . Cunha, Elisa Manuela Dantas Barros da; Monteiro, Rute; Vitorino, TeresaO principal objetivo deste estudo de investigação foi elaborar uma hipótese de progressão com as perceções dos professores acerca da avaliação das escolas. Deste modo foi realizado um estudo de caso, do tipo instrumental, com professores dos ensinos básico e secundário de um agrupamento de escolas, tentando aceder às suas perceções. A partir destas construiu-se um instrumento metodológico designado por Hipótese de Progressão. Para a seleção dos entrevistados procedeu-se a um estudo exploratório com a aplicação de 150 inquéritos por questionário nas nove escolas que constituem um agrupamento de escolas. Posteriormente procedeu-se à seleção de três professores para elaboração de uma entrevista semiestruturada, cujos dados foram analisados em profundidade. Esta Hipótese de Progressão apresenta-se com sete categorias emergentes e três níveis de concetualização. Esta concetualização corresponde aos níveis inicial, intermédio e de referência, desde perceções mais elementares às mais estruturadas, fundamentadas e sistémicas sobre a avaliação das escolas. Tendo em conta a hipótese de progressão, foram identificados obstáculos às perceções dos professores acerca da avaliação das escolas. Verificou-se que o principal obstáculo à transição do nível inicial para o nível intermédio é a enfase atribuída à colocação do professor num espaço neutro, sem possibilidade de ação, cuja avaliação se centra nos resultados dos alunos e nos relatórios de autoavaliação e da avaliação externa, não acreditando que estes promovam a melhoria contínua do sistema de ensino. O principal obstáculo à transição do nível intermédio para o nível de referência é a identificação dos processos e resultados da autoavaliação e avaliação externa das escolas, desconhecendo a nomeação dos documentos de autoavaliação e as fases do processo.