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- A rede social e o envolvimento das famílias no jardim de infância: estudo de casoPublication . Guerra, Sandra Cláudia Monteiro; Borges, Maria LeonorO relatório de investigação de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se apresenta tem como título “A rede social e o envolvimento das famílias no jardim de infância: Estudo de caso”. Neste Relatório é apresentado o trabalho de cariz investigativo desenvolvido numa sala de de jardim de infância de Faro, constituída por crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. O estudo, que decorreu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), teve como principal finalidade compreender o papel da rede social facebook na promoção da relação família-jardim de infância. Metodologicamente trata-se de um estudo qualitativo, na forma de estudo de caso, com recurso aos seguintes instrumentos para obtenção de dados: o grupo no facebook, análise documental e questionários aos pais e à educadora cooperante. Os resultados do estudo indicam que o recurso à rede social facebook é adequado como forma de envolver as famílias no jardim de infância permitindo a comunicação, circulação de informação e redução das distâncias entre as duas instituições. Apesar deste reconhecimento os resultados indicam que para uma utilização mais adequada as famílias devem ser objeto de uma melhor informação com o intuito de: informar quanto às potencialidades daquela plataforma; levar a uma maior participação de todos os elementos da família próxima da criança (não apenas a mãe mas também o pai e os restantes membros da família); não centrar a informação apenas nas atividades em contexto de sala e desenvolver estratégias para melhorar as práticas interativas entre o(a) educador(a)/ jardim de infância e a família.
- Satisfaction of hotel professionals study of the relationships with personal and organizational variablesPublication . Borralha, Sérgio Jorge Pereira da; Jesus, Saul; Valle, Patrícia Oom doTourism on a global scale has become one of the main drivers of the economy and of economic activities. It is one of the sectors that has the highest growth rates globally (BPI, 2016). In this context, hospitality is one of the main tourism products and probably one of the largest industries in the world. Therefore, the understanding of the factors that directly or indirectly cause the employee to be satisfied may have implications for the entire process of service delivery, return of the tourist (loyalty), as well as on the sustainable and healthy growth of the hotel units. Based on this information, and in the existence of a large number of published studies with several variables in the scope of the organizations in general, we carried out four studies with very specific sequential objectives. The first two studies carried out were a systematic review of the literature and had the specific purpose of making an evaluation of what has been published in terms of tourism variables and satisfaction with work itself. These were followed by two other empirical studies, with the specific aim of creating practical and functional models that would be of value to hotel managers and directors, as well as to human resources departments. We intended to create two models that could be implemented in the hotel work environment and that would substantially improve workers' satisfaction and productivity, translating into a win-win strategy for both managers and hotel employees. In general the results of the studies show the importance of studying the variable satisfaction with work within Algarve hotel workers and also create two empirical models that can be used by directors and managers of hotel units and human resources departments, with the objective to increase workers´ satisfaction, motivation, and engagement. Subsequently, the implications of the results are discussed.