Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-15"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Educação, aprendizagem e qualidade de vida nas sociedades atuaisPublication . Widmer, Gloria Maria; Perna, Fernando; Pais, Sandra; Henriques, Cláudia; Gallego, María ÁngelesNo mundo contemporâneo, a educação é elemento do qual não se pode mais prescindir para o desenvolvimento, bem estar e qualidade de vida de um povo. Ela constitui a base, não só para o desenvolvimento econômico ou tecnológico das sociedades, mas também e, principalmente, para a construção dos alicerces intelectuais, morais e psicossociais de seus indivíduos. Utilizada em diversos lugares e momentos da história da humanidade como forma de distinção social e econômica, como mecanismo para exercício de poder e subjugação de nações, ou ainda como meio de manutenção do conhecimento nas mãos de poucos, não há mais, nas sociedades civilizadas da atualidade, outra possibilidade plausível, que não a do uso da educação para a disseminação do conhecimento, para a democratização de oportunidades e, consequentemente, para a construção de sociedades mais livres, justas, igualitárias e solidárias. Afinal, é por intermédio da educação que o ser humano adquire conhecimentos capazes de contribuir com inúmeros aspectos da existência: desde a melhor relação de cada indivíduo consigo mesmo, através de aprendizados que lhe permitam melhores cuidados com os campos físico (corpo, alimentação etc) e mental (inteligência emocional, uso do raciocínio, formas de prevenção de estresse etc), até aprendizados que possibilitem melhores formas de interação sociocultural (respeito ao próximo, aos costumes e às diferenças; combate às expressões de desigualdade e preconceito) e ambiental (proteção à natureza, utilização responsável dos recursos ambientais). A educação pode ser adquirida por intermédio de mecanismos formais ou informais. Quanto aos mecanismos de educação formal, consistem naqueles oportunizados pela escola, em todos os seus níveis. Nestes, o conhecimento disponibilizado é predominantemente científico e ocorre de modo mais sistêmico, valendo-se de métodos de ensino-aprendizagem relacionados ao ministério de aulas, complementado por estudos em livros, artigos, documentos e outras fontes de pesquisa bibliográfica e documental, à participação em projetos de pesquisa e de extensão, à participação em estudos de campo e estágios supervisionados, entre outros. No que se refere aos mecanismos de educação informal, são propagados de modo menos sistêmico e se pautam por elementos como o conhecimento empírico, as tradições, os costumes, entre outros. São disponibilizados de modos diversos, tais como pela mídia, em suas diversas formas de manifestação, pelo trabalho desenvolvido por organizações não governamentais, pelo conhecimento popular e sua transmissão, de geração a geração etc. Em tempo, cabe considerar que ambos os conjuntos de mecanismos citados, sejam eles formais ou informais, são igualmente importantes para a construção do conhecimento humano. Na verdade, são complementares, alimentam e são alimentados, um pelo outro, em um constante processo simbiótico que contribui diretamente para a evolução holística do homem sobre a Terra. É nesse contexto de construção e de propagação do conhecimento (seja ele científico ou empírico), que se alicerça a presente obra. Pautada pelo objetivo de relacionar educação e aprendizagem à qualidade de vida nas sociedades atuais, vem contribuir com os debates acerca da evolução humana por intermédio da instrução e do conhecimento, bem como de seus reflexos na consecução de sociedades melhores para o planeta e seus habitantes. Estamos, portanto, convictos sobre a importância, riqueza e profundidade de conteúdo dos capítulos que compõem este livro e de suas possibilidades de contribuição para aqueles que, como nós, se interessam pela temática e de dedicam, como educadores, à construção de um mundo mais justo, mais humano, mais “de todos” e, portanto, melhor para se viver. Ao final, deixamos expressos nossos mais sinceros e profundos agradecimentos aos autores e ao comitê científico deste livro, principais responsáveis pelo trabalho aqui apresentado e disponibilizado ao público. Também aproveitamos para desejar a todos uma excelente leitura!
- Are structural funds helping regional development in Italy? Regional comparisons and smart specialisationsPublication . Favaretto, Giacomo; Pinto, HugoThe European regions are diverse and have faced many challenges. One of the critical aspects of European Union policy is its attempt to mitigate regional development differences by stimulating economic and social cohesion. The aim of this Dissertation is to contribute for the comprehension of the effectiveness of the European Structural and Investment Funds (ESIF) within Italy. These funds are the main tool of European Union to accomplish the aim of a full socio-economic cohesion. Italy is a particularly interesting member-state as it has experienced many phases of European integration and encompasses a variety of types of regions, with a large range of socio-economic levels. The first three chapters of the Dissertation are a literature review of main concepts needed to reflect on the Dissertation topic. After the chapter number one, that introduces the reader to the project, chapter number two, is dedicated to the Smart Specialisation concept. Smart Specialisation regards the Research and Innovation Strategies for Smart Specialisation. Here are also evaluated some key elements for a successful Smart Specialisation Strategy (RIS3) a characterising one is the hybrid topdown approach with bottom-up elements through which the RIS3 should be build. Afterward the chapter looks upon this concept and strategies in Italy providing some examples of projects implemented. The chapter number three describes the European Policy related to the Structural funds, it clarifies the European framework for funding and the Europe 2020 strategy. A general overview is made on the implementation of the funds in Italy. Some examples of successful projects implemented in Italy are displayed and a peculiar focus is given to the OpenCoesione portal. Chapter number four deals with the description of the Italian economic context. The Italian economic structure is outlined, sector by sector, with a special attention to Tourism and the Tertiary sector which are the main forces of the Italian economy. The case of the Italian Mezzogiorno is considered and a spotlight is given to the Patti per il Sud programme. This chapter concludes with a review of specific studies on the impacts of Structural funds. The chapter number five is committed to an original analysis of Structural funds and relevant indicators, especially in the 2007-2013 programming period. Data and methodologies of the analysis are explained then a descriptive analysis of the Indicators is defined. Following, the view is on the growth of the Indicators in the range of years taken into account, from year 2007 to 2016. Finally, some indices are created and used in the following part aimed to a statistical analysis including Cluster analysis. The last chapter is the chapter number six. It is a summary of reflections to be made and conclusions to be drawn after the whole work of Dissertation project and after the done analysis. European Structural funds are certainly helping the Regional development in Europe and in Italy but there is still space for a substantial improvement in the direction of a coordinate regional development which aims to a deeper socio-economic cohesion.