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Abstract(s)
No mundo contemporâneo, a educação é elemento do qual não se pode mais
prescindir para o desenvolvimento, bem estar e qualidade de vida de um povo. Ela
constitui a base, não só para o desenvolvimento econômico ou tecnológico das
sociedades, mas também e, principalmente, para a construção dos alicerces
intelectuais, morais e psicossociais de seus indivíduos.
Utilizada em diversos lugares e momentos da história da humanidade como forma
de distinção social e econômica, como mecanismo para exercício de poder e
subjugação de nações, ou ainda como meio de manutenção do conhecimento nas
mãos de poucos, não há mais, nas sociedades civilizadas da atualidade, outra
possibilidade plausível, que não a do uso da educação para a disseminação do
conhecimento, para a democratização de oportunidades e, consequentemente, para
a construção de sociedades mais livres, justas, igualitárias e solidárias.
Afinal, é por intermédio da educação que o ser humano adquire conhecimentos
capazes de contribuir com inúmeros aspectos da existência: desde a melhor relação
de cada indivíduo consigo mesmo, através de aprendizados que lhe permitam
melhores cuidados com os campos físico (corpo, alimentação etc) e mental
(inteligência emocional, uso do raciocínio, formas de prevenção de estresse etc), até
aprendizados que possibilitem melhores formas de interação sociocultural (respeito ao próximo, aos costumes e às diferenças; combate às expressões de desigualdade e
preconceito) e ambiental (proteção à natureza, utilização responsável dos recursos
ambientais).
A educação pode ser adquirida por intermédio de mecanismos formais ou informais.
Quanto aos mecanismos de educação formal, consistem naqueles oportunizados
pela escola, em todos os seus níveis. Nestes, o conhecimento disponibilizado é
predominantemente científico e ocorre de modo mais sistêmico, valendo-se de métodos de ensino-aprendizagem relacionados ao ministério de aulas,
complementado por estudos em livros, artigos, documentos e outras fontes de
pesquisa bibliográfica e documental, à participação em projetos de pesquisa e de
extensão, à participação em estudos de campo e estágios supervisionados, entre
outros.
No que se refere aos mecanismos de educação informal, são propagados de modo
menos sistêmico e se pautam por elementos como o conhecimento empírico, as
tradições, os costumes, entre outros. São disponibilizados de modos diversos, tais
como pela mídia, em suas diversas formas de manifestação, pelo trabalho
desenvolvido por organizações não governamentais, pelo conhecimento popular e
sua transmissão, de geração a geração etc. Em tempo, cabe considerar que ambos os conjuntos de mecanismos citados, sejam
eles formais ou informais, são igualmente importantes para a construção do
conhecimento humano. Na verdade, são complementares, alimentam e são
alimentados, um pelo outro, em um constante processo simbiótico que contribui
diretamente para a evolução holística do homem sobre a Terra.
É nesse contexto de construção e de propagação do conhecimento (seja ele científico
ou empírico), que se alicerça a presente obra. Pautada pelo objetivo de relacionar
educação e aprendizagem à qualidade de vida nas sociedades atuais, vem contribuir
com os debates acerca da evolução humana por intermédio da instrução e do
conhecimento, bem como de seus reflexos na consecução de sociedades melhores
para o planeta e seus habitantes. Estamos, portanto, convictos sobre a importância,
riqueza e profundidade de conteúdo dos capítulos que compõem este livro e de suas
possibilidades de contribuição para aqueles que, como nós, se interessam pela
temática e de dedicam, como educadores, à construção de um mundo mais justo,
mais humano, mais “de todos” e, portanto, melhor para se viver. Ao final, deixamos expressos nossos mais sinceros e profundos agradecimentos aos
autores e ao comitê científico deste livro, principais responsáveis pelo trabalho aqui
apresentado e disponibilizado ao público. Também aproveitamos para desejar a
todos uma excelente leitura!
Description
Keywords
Educação Aprendizagem Qualidade de vida
Citation
Widmer, G. M., Perna, F., Pais, S., Henriques, C., & Gallego, M. A. (Eds.) (2018). Educação, Aprendizagem e Qualidade de Vida nas Sociedades Atuais. Fasro: ESGHT/UALG.
Publisher
Universidade do Algarve, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo