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Educação, aprendizagem e qualidade de vida nas sociedades atuais

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No mundo contemporâneo, a educação é elemento do qual não se pode mais prescindir para o desenvolvimento, bem estar e qualidade de vida de um povo. Ela constitui a base, não só para o desenvolvimento econômico ou tecnológico das sociedades, mas também e, principalmente, para a construção dos alicerces intelectuais, morais e psicossociais de seus indivíduos. Utilizada em diversos lugares e momentos da história da humanidade como forma de distinção social e econômica, como mecanismo para exercício de poder e subjugação de nações, ou ainda como meio de manutenção do conhecimento nas mãos de poucos, não há mais, nas sociedades civilizadas da atualidade, outra possibilidade plausível, que não a do uso da educação para a disseminação do conhecimento, para a democratização de oportunidades e, consequentemente, para a construção de sociedades mais livres, justas, igualitárias e solidárias. Afinal, é por intermédio da educação que o ser humano adquire conhecimentos capazes de contribuir com inúmeros aspectos da existência: desde a melhor relação de cada indivíduo consigo mesmo, através de aprendizados que lhe permitam melhores cuidados com os campos físico (corpo, alimentação etc) e mental (inteligência emocional, uso do raciocínio, formas de prevenção de estresse etc), até aprendizados que possibilitem melhores formas de interação sociocultural (respeito ao próximo, aos costumes e às diferenças; combate às expressões de desigualdade e preconceito) e ambiental (proteção à natureza, utilização responsável dos recursos ambientais). A educação pode ser adquirida por intermédio de mecanismos formais ou informais. Quanto aos mecanismos de educação formal, consistem naqueles oportunizados pela escola, em todos os seus níveis. Nestes, o conhecimento disponibilizado é predominantemente científico e ocorre de modo mais sistêmico, valendo-se de métodos de ensino-aprendizagem relacionados ao ministério de aulas, complementado por estudos em livros, artigos, documentos e outras fontes de pesquisa bibliográfica e documental, à participação em projetos de pesquisa e de extensão, à participação em estudos de campo e estágios supervisionados, entre outros. No que se refere aos mecanismos de educação informal, são propagados de modo menos sistêmico e se pautam por elementos como o conhecimento empírico, as tradições, os costumes, entre outros. São disponibilizados de modos diversos, tais como pela mídia, em suas diversas formas de manifestação, pelo trabalho desenvolvido por organizações não governamentais, pelo conhecimento popular e sua transmissão, de geração a geração etc. Em tempo, cabe considerar que ambos os conjuntos de mecanismos citados, sejam eles formais ou informais, são igualmente importantes para a construção do conhecimento humano. Na verdade, são complementares, alimentam e são alimentados, um pelo outro, em um constante processo simbiótico que contribui diretamente para a evolução holística do homem sobre a Terra. É nesse contexto de construção e de propagação do conhecimento (seja ele científico ou empírico), que se alicerça a presente obra. Pautada pelo objetivo de relacionar educação e aprendizagem à qualidade de vida nas sociedades atuais, vem contribuir com os debates acerca da evolução humana por intermédio da instrução e do conhecimento, bem como de seus reflexos na consecução de sociedades melhores para o planeta e seus habitantes. Estamos, portanto, convictos sobre a importância, riqueza e profundidade de conteúdo dos capítulos que compõem este livro e de suas possibilidades de contribuição para aqueles que, como nós, se interessam pela temática e de dedicam, como educadores, à construção de um mundo mais justo, mais humano, mais “de todos” e, portanto, melhor para se viver. Ao final, deixamos expressos nossos mais sinceros e profundos agradecimentos aos autores e ao comitê científico deste livro, principais responsáveis pelo trabalho aqui apresentado e disponibilizado ao público. Também aproveitamos para desejar a todos uma excelente leitura!

Description

Keywords

Educação Aprendizagem Qualidade de vida

Citation

Widmer, G. M., Perna, F., Pais, S., Henriques, C., & Gallego, M. A. (Eds.) (2018). Educação, Aprendizagem e Qualidade de Vida nas Sociedades Atuais. Fasro: ESGHT/UALG.

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Universidade do Algarve, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo

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