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What factors contribute to or restrict the use of ICT in ESL/EFL lessons in the Primary School in Portugal

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Abstract(s)

ICT emerged as the result of a world constantly driven by change and innovation. With the raise of a new generation where technology is an inseparable part of their daily lives, the school system had to quickly adapt. However, technology is slowly progressing in the educational setting due to some features that seem to influence the use of ICT in schools. Studies reveal that there are five main dimensions which directly affect its use, namely: a) teachers’, students’ and parents’ attitudes and beliefs; b) teachers’ training and knowledge in ICT; c) schools’ resources; d) the school as a facilitator of ICT and e) external policies. Hence, the aim of this study is to present the factors that endorse or restrict ICT use in English language teaching to young learners in Portugal. To determine the profile, attitudes and beliefs of the teachers as well as to identify teaching practices and schools’ resources, a quantitative design methodology was adopted and survey was made available. Regardless of the small size of the sample population, the fact that the participants were from all over Portugal contributed for a global representation of the Portuguese ICT educational scenario within Primary English language teaching. The results showed that the majority of the ESL/EFL primary teachers are middle-aged females with few years of experience in this specific field and only a third of them have ICT training. They believe in ICT as a powerful teaching tool, frequently use it though scarce ICT skills are exhibited. Additionally integrative ICT training should be considered. Moreover, teachers clash with the need to amend the curriculum, expressing resistance to change. Technological scarcity and the need to improve its resources also emerge as another barrier to its use. Further research to consolidate these findings is needed, though it could be used as a driving force for a training programme that meets the needs detected in this study.
As TIC emergiram como resultado de um mundo sedento de inovação e em constante mudança. Estas alterações inevitavelmente levaram a modificações em inúmeras áreas da nossa sociedade, nomeadamente nos transportes, indústria, saúde e ensino. Com o aparecimento de uma nova geração onde a tecnologia se tornou parte integrante da sua rotina diária, o sistema escolar começou a enfrentar novos desafios que consequentemente irão implicar a reestruturação de todo o processo de ensino/aprendizagem. No entanto, o uso das tecnologias não está a acompanhar esta crescente evolução e por isso as TIC estão a surgir muito lentamente no cenário educacional. Este facto prende-se a variados fatores que diretamente influenciam o uso das TIC nas escolas. Assim, estudos revelam que existem cinco dimensões que afetam o uso das TIC no contexto escolar: a) as atitudes e crenças dos professores, estudantes e pais; b) a formação e o conhecimento dos professores em relação às TIC; c) os recursos na escola, o acesso e a qualidade do hardware e do software; d) a escola como elemento facilitador das TIC e e) políticas externas a nível nacional e mundial sobre o uso das TIC na educação. Durante o Mestrado, nomeadamente durante a frequência da unidade curricular de Iniciação à Prática Pedagógica, tive oportunidade de observar as aulas do meu professor cooperante. Neste sentido pode observar atitudes, práticas, métodos e recursos utilizados no ensino-aprendizagem da língua inglesa. Considerando que vivemos na era digital, foi intrigante observar que o professor nunca desenvolveu uma atividade ou tarefa TIC com os alunos. Por um lado, apesar do concelho de Loulé ser um dos concelhos mais ricos do Algarve, a sala de aula do professor cooperante não apresentava as infraestruturas necessárias para a aplicação de atividades/tarefas TIC. Por outro lado, noutra escola de 1.º Ciclo onde o professor cooperante também lecionava, a escola tinha uma sala TIC disponível, no entanto, o professor também acabou por nunca a utilizar para realizar nenhuma atividade/tarefa TIC. Assim, o objetivo primordial deste estudo é apresentar os fatores que poderão contribuir para ou restringir o uso das TIC no ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Foram realizados questionários que envolveram professores de Inglês no 1º. Ciclo do Ensino Básico em Portugal, com o objetivo de responder às seguintes questões: 1) qual é o perfil dos professores que usam as TIC no ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico?; 2) Quais são as escolas que as usam?; 3) Com que objetivo são utilizadas? 4) Com que frequência usam as TIC?; 5)Quais são as atitudes e as crenças dos professores no que diz respeito às TIC?;6) Como poderá ser melhorado o uso das TIC no contexto de sala de aula? Desta forma, este estudo procura apresentar e conhecer o perfil geral dos professores de inglês face o uso das tecnologias; verificar infraestruturas, recursos utilizados e práticas pedagógicas assim como identificar razões/obstáculos e potencialidades/riscos que possam influenciar o seu uso na sala de aula. Medidas que poderão incrementar a utilização das TIC em contexto escolar também são abordadas. Para tal foi adotada uma metodologia baseada na análise quantitativa simples de frequência. O questionário realizado foi elaborado na aplicação Google Forms e posteriormente partilhado em grupos fechados de professores em redes sociais e enviado por email a professores de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados foram verificados através de folhas de cálculo Excel com o objetivo de obter percentagens estatísticas. Assim, a população desta amostra é constituída por quarenta e três professores de Inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apesar do número limitado de participantes, o facto de estes serem de variadas partes do país, contribuiu para uma representação global do cenário educacional no que concerne ao uso das TIC no ensino de Inglês no 1.º Ciclo em Portugal. Na sua maioria os participantes apresentam idades compreendidas entre os 31 e os 50 anos de idade e 51,2% apresentando até cinco anos de experiência a lecionar inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne à formação académica, 46,5% possui o Complemento de Formação para poder lecionar no grupo 120, 32,6% obteve qualificação para lecionar no grupo 120 através da formação inicial – Licenciatura e 20,9% através de Mestrado. Maioritariamente, 69,8% dos inquiridos responderam que não teve formação específica em TIC e o restante terço dos participantes, predominantemente apresentou formação em TIC de pouca expressão. Relativamente ao uso das TIC, 97,6% dos inquiridos responderam positivamente a esta questão e apenas um professor respondeu que nunca as tinha usado para lecionar. Além disso, 92,7% utilizaram as TIC nos últimos três anos e apenas três participantes responderam negativamente a esta questão. De um modo geral os professores apresentam uma atitude positiva face o uso das TIC no ensino de inglês no 1.º Ciclo, utilizam-nas com regularidade, no entanto podemos referir que são denotadas parcas competências TIC. Ou seja, maioritariamente os inquiridos utilizam as tecnologias para atividades/tarefas lúdicas com os alunos em detrimento de atividades que envolvam a criação e produção, ou seja, atividades com alguma profundidade pedagógica. Adicionalmente, quando questionados sobre a necessidade de mudança no curriculum apenas metade dos participantes referiu que concordava com este aspeto. Em contraste podemos observar uma adesão massiva dos respondentes face a outros fatores, revelando alguma resistência à mudança. Este facto está em consonância com a literatura existente sobre o assunto. Além disso, tendo em conta a natureza específica deste tema, uma formação em TIC mais integradora e focada na pedagogia deveria ser considerada. A falta de recursos tecnológicos também emerge como um dos maiores obstáculos que impedem o uso das TIC. A melhoria de equipamentos, conectividade disponível e recursos digitais também despontam como os principais constrangimentos a serem atendidos. Em suma, os aspetos mais relevantes que influenciam o uso das TIC em Portugal dividem-se maioritariamente em áreas relacionadas com a formação, equipamentos e mudança da atitude dos professores face a sua utilização. Além da necessidade de consolidar estes resultados, terminamos com a sugestão de um programa de formação que procure responder às carências detetadas neste estudo, tendo em vista uma melhor e mais efetiva utilização das TIC no ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal.

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TIC Fatores Atitudes e crenças dos professores Recursos Professores de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

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