Browsing by Issue Date, starting with "2020-01-13"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Plano de marketing Albacor Residence: o estudo de caso de uma unidade de alojamento localPublication . Santos, Rafaela da Conceição Fernandes Sequeira dos; Matos, Nélson; Ramos, Célia M. Q.Este projeto visa desenvolver e implementar um plano de Marketing para a unidade de alojamento local Faro Albacor Residence (residência universitária) que permita planear e implementar ações de Marketing e vendas que ajudem à unidade conseguir notoriedade junto do público alvo e consequentemente conseguir captar clientes e criar rentabilidade. A receita gerada pela exploração turística da unidade poderá dar à Universidade do Algarve a possibilidade de contribuir para melhorar as condições de vidas dos estudantes residentes durante o ano letivo. Foi feito um estudo de caso, com base nos dados recolhidos no ano piloto, tendo o período de abertura da unidade sido de 30/06 a 02/09/2018. Uma vez que a unidade não dispõe de uma equipa própria de vendas e Marketing, surgiu a necessidade de criar um plano de Marketing que ajude a guiar o seu desenvolvimento. Este plano contribui para a comercialização eficiente de um novo produto turístico no Algarve, residências universitárias utilizadas como alojamento local para turistas no período de verão, através de estratégias de Marketing, com enfâse numa perspetiva de CRM ou Marketing relacional com especial enfoque nos meios online. Neste projeto a metodologia utilizada foi a pesquisa e revisão de literatura sobre Marketing em Hotelaria, enquanto indústria de serviços, e a recolha de dados na unidade de alojamento local, tendo a análise desta informação determinado a estratégia apresentada no plano de Marketing. Finalmente, o plano permite-nos concluir que os meios digitais podem trazer um grande potencial de negócio, dada a dimensão e período de abertura, pela otimização dos meios contratados, dinamização do site e redes sociais, sobretudo se direcionar a sua força de vendas para um segmento de mercado jovem, que passa a maior parte do seu tempo online, interessado em viajar e com preocupações ambientais.
- A Importância da comunicação interdepartamental na gestão e sucesso das organizações: caso de estudo AP Hotels & ResortsPublication . Lourenço, Ana Sofia Hou; Rassal, Carimo; Serra, FranciscoO presente relatório visa refletir o cumprimento do estágio no grupo AP Hotels & Resorts no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. Este aborda a temática da comunicação interdepartamental e a sua influência na gestão e sucesso das organizações, tendo como caso de estudo, o grupo hoteleiro AP Hotels & Resorts. O relatório tem como finalidade comprovar a aprendizagem da discente no processo de realização de tarefas decorrentes nos anos 2018 e 2019 em diversos departamentos das unidades hoteleiras Adriana Beach Hotel Resort e Eva Senses Hotel (05 de novembro de 2018 a 30 de maio de 2019), resultando na aquisição e evolução de conhecimentos e capacidades na área operacional e estratégica da indústria hoteleira, complementada pela área teórica do mestrado. O estágio realizado teve como foco a passagem por vários departamentos – nomeadamente reservas, restauração, housekeeping, cozinha, eventos e direção operacional – por forma a melhorar o conhecimento acerca dos mesmos, perceber a existência ou carência de comunicação interdepartamental e assim, interligar a sua influência na gestão e sucesso da organização. Assim, o estágio teve como objetivo consolidar o conhecimento da discente, entender metodologias operacionais, verificar possíveis falhas e dificuldades, propor possíveis sugestões de melhoria, procurar desafios e de modo geral, entender melhor o funcionamento e gestão de unidades hoteleiras de quatro estrelas, com base na sua realidade, por forma a atingir e alcançar o sucesso organizacional.