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- Análise de perdas de produção eólica através da monitorização da variável temperatura em caixas multiplicadorasPublication . Jesus, Pedro Miguel Pacheco Galego de; Sequeira, Cláudia DiasA presente dissertação, tem por base, a análise de dados reais de parques eólicos controlados e monitorizados pelo sistema SCADA – Supervisory Control and Data Acquisition, com o objetivo de avaliar como o tipo de óleo lubrificante pode afetar a eficiência da caixa multiplicadora e a produção total de energia elétrica produzida. As turbinas eólicas, encontram-se no parque eólica de Freita, no norte de Portugal, e têm em comum, terem trabalhado com dois ou mais tipos de óleos, aproximadamente o mesmo número de horas de trabalho, e a caixa multiplicadora nunca foi substituída. Os dados recolhidos, foram primeiramente filtrados utilizando o método dos Bins, de forma a avaliar a produção de energia eólica, dependendo do tipo de óleo utilizado, e em diferentes períodos. Foram estabelecidas relações entre a curva de produção de energia e a velocidade do vento; entre a temperatura do óleo da caixa multiplicadora e a velocidade do vento; e entre a temperatura do óleo da caixa multiplicadora e a produção de energia. Para as análises efetuadas, foram tidas em conta as análises regulares a amostras de óleo. Os resultados obtidos, mostram-nos que a temperatura do óleo do tipo mineral era inferior à temperatura do óleo do tipo sintético. Foi observada uma relação direta entre as características do óleo, e a eficiência energética, isto é, as caixas multiplicadoras com óleo do tipo mineral, apresentaram melhores desempenhos que as caixas multiplicadoras com óleo do tipo sintético. Estas diferenças podem ser significantes na produção de energia elétrica. Mesmo em caixas multiplicadoras que trabalham com óleos semelhantes, podem resultar em desempenhos significativamente diferentes. Por fim, foi observado uma degradação da viscosidade do óleo em função do incremento de temperatura, com alterações na viscosidade, o que pode indicar que o comportamento da temperatura ao longo da curva de potência, poderá estar relacionada com o tipo de óleo.
- Efeito do suporte do pai e do suporte da mãe no desenvolvimento vocacional: estudo com alunos do 9º ano de escolaridadePublication . Martins, Carolina Cristino; Gamboa, VitorA família constituiu-se como umas das principais fontes de influência do desenvolvimento vocacional das crianças e jovens, sendo de sublinhar que, neste âmbito, são muitas as variáveis envolvidas, nomeadamente o estatuto socioeconómico, a origem étnica, a configuração do agregado familiar, os padrões de interação pais-filhos, o encorajamento proporcionado pelos pais, entre outras. Globalmente o apoio proporcionado pelos pais e outros significativos surge associado a resultados positivos no âmbito da carreira, nomeadamente ao nível do envolvimento em processos de exploração e de tomada de decisão. No entanto, embora possamos estar perante uma relação suficientemente estabelecida na literatura vocacional, são poucos os estudos que diferenciam entre o suporte do pai e o suporte da mãe e que analisam em que medida os pais se influenciam mutuamente no que se refere ao suporte que julgam proporcionar aos filhos no âmbito das questões ou tarefas da carreira. Neste sentido, temos como objetivo alargar o conhecimento acerca do efeito preditor da díade pai-mãe, no que se refere ao suporte para as questões de carreira, e explorar em que medida o suporte do pai se associa ao suporte da mãe. Desta forma, pensamos ainda dar um contributo para o desenho das intervenções de carreira que se dirigem ao envolvimento parental nas questões de carreira.
- Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultosPublication . Vitoriano, Andreia Susana Marquês; Gamboa, Vitor Manuel PachecoCom a presente investigação pretende-se contribuir para uma melhor compreensão da relação entre os construtos de adaptabilidade, autoeficácia e de empregabilidade percebida, pelo facto de estes construtos serem referenciados como ferramentas essenciais no desenvolvimento e gestão da carreira. A literatura tem destacado a importância das experiências de trabalho e do percurso de formação na promoção de competências facilitadoras da transição para a vida profissional, embora os resultados dos estudos empíricos não sejam suficientemente conclusivos. Pretende-se com este estudo, abranger uma população ainda pouco estudada por se situar em percursos de formação alternativos, sendo esta a população adulta a frequentar uma escola secundária. O presente estudo (N = 51; 54.9% sexo feminino; 45.1% sexo masculino) teve como objetivo analisar a existência de diferenças em função do tipo de percurso frequentado pelo participante (aprendizagem ou reconhecimento de competências), relativamente às variáveis: adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição para o trabalho e empregabilidade percebida, tendo em conta o motivo pelo qual o participante pretende elevar a escolaridade. Os resultados dos valores médios das variáveis sugerem a existência de diferenças entre o tipo de percurso frequentado, no entanto, através da análise de correlações e variância, não foi possível confirmar a existência destas diferenças, logo não foi possível confirmar a hipótese geral deste estudo. Por fim, são discutidas as implicações destes resultados e limitações do estudo.