Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-06"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Natural antioxidants in emulsions O/WPublication . EL-GEUNDOUZ, Soukaina; Azza, S.; Dandlen, Susana Anahi; MAJDOUB, Nesrine; Lyoussi, Badiaa; Raposo, Sara; Gomes, Vera; Bankova, Vassya; Popova, Milena; Antunes, Maria Dulce; Miguel, Maria GracaThis study compared the capacity of propolis extract (PE) and thyme waste extract (TWE) to prevent the oxidation of oil in water (O/W) emulsion, as well as their impact on emulsion apparent viscosity (AV) in the presence of wheat germ and almond oils as lipid phase. For this, central composite design (CCD) and principal component analysis (PCA) were performed. Oxidation process was monitored by evaluating the formation of primary and secondary lipid oxidation products, at the same time the AV behavior was determined evaluating consistency index and flow behavior index. The results revealed that the increase of PE% and TWE% decreases TBARS (Thiobarbituric Acid Reactive Substances) and hydroperoxides formation. Viscosity increases with the rise of TWE% over (0.04%), whereas lower concentrations of PE% decreases it. Those results have been confirmed in the PCA analysis. TWE showed higher resistance to oxidation, although PE was more effective as antioxidant than TWE.
- O contributo das capacidades de processamento ortográfico no desempenho de leitura e na sua perturbaçãoPublication . Picanço, Diana Maria Ribas; Faísca, Luís; Araújo, SusanaO Processamento Ortográfico é um conceito recente na literatura. Contudo, nestes últimos anos tem ganho reconhecimento ao lado da comunidade científica, e tem-se tornado numa teoria cada vez mais aceite para a explicação das Dificuldades de Aprendizagem Específica da leitura e da escrita. Neste contexto, o presente estudo surge com o principal objetivo de realizar uma análise mais precisa das capacidades de processamento ortográfico numa amostra de crianças portuguesas com e sem dislexia. Sendo que neste estudo participaram 48 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos, a frequentar o 1º ciclo do ensino básico, que foram organizadas em três grupos distintos: o grupo experimental (Disléxicos) e dois grupos de controlo (Controlo de Idade e Controlo de Leitura). Para este estudo foram utilizadas provas que permitiram avaliar as competências da leitura, da fonologia e a da ortografia. Os resultados demonstraram que os disléxicos tiveram um desempenho significativamente inferior ao grupo de controlo de idade, contudo não se verificaram diferenças significativas ao comparar o grupo experimental com o grupo de controlo de leitura. Por fim, é feita uma reflexão sobre estes resultados e são discutidas algumas limitações