Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-25"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Vulnerabilidade para a ideação suicida: estudo comparativo entre adolescentes com e sem risco psicossocialPublication . Elias, Patrícia Mendes; Brás, MartaO suicídio é um problema de saúde pública assente num fenómeno complexo e multifacetado que tem início com a ideação suicida, passando por um plano até ao término da própria vida. Segundo modelos explicativos, existem fatores de risco e proteção que podem influenciar o comportamento suicidário; tais como desesperança, acontecimentos de vida negativos, autoestima, razoes para viver e satisfação com o suporte social. O presente estudo tem como objetivo conhecer os fatores psicológicos de risco e de proteção para a ideação suicida em adolescentes considerados em risco psicossocial e, posteriormente, comparar estes fatores psicológicos de risco e proteção para a ideação suicida entre adolescentes em risco psicossocial e adolescentes da população normativa. Desta forma, foi recolhida uma amostra de 137 adolescentes, com idades entre 10 e os 19 anos. Esta amostra foi dividida em dois grupos – Grupo de Risco Psicossocial (n = 60) e Grupo Normativo (n= 77). Tendo em conta os resultados obtidos, o Grupo de Risco Psicossocial apresenta acontecimentos de vida negativos com maior frequência e maior impacto em relação ao Grupo Normativo. Em relação à satisfação com o suporte social, esta é menor no Grupo de Risco Psicossocial em relação ao Grupo Normativo. Percebeu-se a relação entre acontecimentos de vida negativa com a ideação suicida. Desta forma, os acontecimentos de vida negativos, são mais frequentes em grupo de jovens em risco psicossocial e revelam uma maior tendência para a ideação suicida.
- Sentidos, emoções, e memórias em turismoPublication . Pedro, Rui Manuel Mendonça; Mendes, Júlio; Matos, Nélson; Ascenção, Mário PassosA experiência turística memorável é um processo interativo entre o turista e um destino/serviço/produto, inspirado nas suas expetativas, necessidades e desejos, fruto da perceção sensorial, da interpretação emocional e da vivência de momentos únicos e inesquecíveis que permaneçam na sua memória. Deste modo, esta tese pretende compreender e esclarecer o papel dos sentidos, das emoções e das memórias na experiência turística memorável. O principal objetivo desta pesquisa consiste em investigar a relação entre os sentidos, as emoções e as memórias na construção da experiência turística memorável dos turistas. A revisão de literatura focou os três principais constructos, os sentidos, as emoções e as memórias no contexto da experiência turística memorável. Neste sentido, foi feita uma revisão bibliográfica com base na literatura mais relevante e atual sobre a experiência turística, as dimensões da experiência, os modelos de criação e cocriação experiencial e do papel de cada constructo e das relações entre si. A amostra para este estudo foi composta por 409 turistas que visitaram a região turística do Algarve. Os dados foram recolhidos através de questionário nas salas de embarque no Aeroporto Internacional de Faro depois dos turistas efetuarem o check-in. A pesquisa empírica compreendeu dois tipos de análise distintas. Primeiro, foi realizada a análise qualitativa no sentido de identificar os palcos experienciais mais suscetíveis de proporcionar momentos memoráveis aos turistas. Os resultados apurados no âmbito do estudo qualitativo, através da análise do conteúdo indicam que o palco experiencial que mais experiências turísticas memoráveis proporcionou foi o de património e cultura local, seguindo-se o palco de sol e mar, natureza, gastronomia e vinho, desporto e atividade física, golfe, alojamento e saúde e bem-estar. A análise quantitativa possibilitou identificar e aferir o grau de concordância e de importância que os turistas conferem aos atributos sensoriais, aos estados emocionais e aos elementos memoráveis na construção da experiência turística memorável. Os resultados da análise quantitativa mostraram que todos os atributos sensoriais são determinantes na perceção da experiência turística memorável. Deste modo, os dados refletem a importância da componente multissensorial na perceção da mesma. No entanto, os atributos visuais apresentam-se como os mais determinantes, seguindo-se os atributos gustativos, olfativos, auditivos e, por último, os atributos táteis. Os estados emocionais mais determinantes na perceção da experiência turística memorável são, em primeiro lugar, os estados emocionais relacionados com a alegria, seguindo-se os estados emocionais de surpresa positiva e os estados emocionais relacionados com o amor. Os resultados apurados relativamente aos elementos memoráveis que influenciam a construção da experiência turística memorável permitem constatar que os elementos que compõem a vivacidade das memórias são considerados mais determinante do que os elementos que formam as recordações. A análise quantitativa compreendeu também a utilização da técnica de PLS-SEM com o objetivo de explorar e compreender as relações entre os sentidos, emoções e memórias na construção da experiência turística memorável. Desta forma, verifica-se que os sentidos (visão, audição, paladar e tato) influenciam positivamente todos os estados emocionais. Através do modelo de equações estruturais confirma-se ainda que os estados emocionais têm impacto positivo nos elementos memoráveis (recordações e vivacidade) e que estes influenciam positivamente a construção da experiência turística memorável. Deste modo, com base nos resultados do processo de investigação, conclui-se que os sentidos, as emoções e as memórias são constructos positivamente interrelacionados e que, em conjunto, permitem explicar parte da construção da experiência turística memorável no Algarve. Destaca-se também a nível relacional a existência de três padrões de experiências turísticas memoráveis, ou seja, experiências que compreendem a vivência de estados emocionais de alegria, de amor e de surpresa positiva. Os resultados obtidos na presente tese vêm reforçar a compreensão das experiências turísticas memoráveis ao nível da sua complexidade e multidimensionalidade e têm implicações para os diversos stakeholders dos destinos turísticos. Neste sentido, a experiência turística é um momento importante e determinante para turistas, destino, gestores hoteleiros, stakeholders e decisores turísticos.
- Estudo das propriedades psicométricas da escala quase perfeita do perfecionismo numa amostra de adultos portuguesesPublication . Tomé, Vanessa Alexandra dos Santos; Carmo, CláudiaAo longo das últimas décadas, o perfecionismo por ser um construto complexo, emergiu como uma diferença individual com características fortes e implicações persuasivas para a saúde mental. Embora existam diferentes conceções acerca do perfecionismo, algumas defendem que o perfecionismo envolve padrões pessoais (expectativas de desempenho) e uma autocritica excessiva ou preocupações em alcançar ou manter os padrões pessoais (preocupações de desempenho). O perfecionismo é um traço de personalidade multidimensional que reflete tanto a habilidade de lutar pela perfeição tanto a de avaliar o próprio de uma maneira crítica. As diferentes dimensões mostram relações distintas, ou até mesmo opostas, sendo um indicador de ajuste e desajuste psicológico. Na presente investigação definimos como principal objetivo estudar as propriedades psicométricas da Escala Quase Perfeita do Perfecionismo – Versão Revista (APS-R; Almost Perfect Scale de Slaney, Rice, Mobley, Trippi, & Ashby, 2001), numa amostra de adultos portugueses. Pretende-se apresentar as etapas metodológicas e os resultados preliminares do processo de adaptação e validação do APS-R na população portuguesa. A amostra foi constituída por 159 adultos, de ambos os sexos (30.8% do sexo masculino). Globalmente os resultados refletiram boas propriedades psicométricas. A consistência interna da escala apresentou coeficientes satisfatórios (alfa de Cronbach = .827). O método teste-reteste sugeriu uma boa estabilidade temporal da escala. A Análise Fatorial Confirmatória não permitiu um ajustamento ao modelo trifatorial original proposto para o instrumento. Á semelhança de outras versões deste instrumento e apesar de se terem considerado saturações cruzadas em alguns itens, o modelo apresentado mostra que as três dimensões consideradas (Discrepâncias, Padrões e Ordem) refletem-se nos itens do APS. Em conclusão o APS é um instrumento fiável e validado para o estudo do perfecionismo em Portugal, sendo possível comprovar as adequadas características psicométricas da APS–R.