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- O eczema atópico em crianças: diferentes abordagens terapêuticasPublication . Pereira, Gonçalo Filipe Gonçalves; Ramalhinho, IsabelA dermatite atópica é uma doença inflamatória crónica da pele, pruriginosa, que ocorre com mais frequência em crianças, mas também afeta muitos adultos. As características clínicas da dermatite atópica incluem secura da pele, eritema, irritações na pele, crosta e liquenificação. O prurido é bastante frequente nos pacientes com esta condição e é responsável por grande parte da carga da doença para os pacientes e suas famílias. Os objetivos do tratamento são reduzir os sintomas (prurido e dermatite), prevenir irritações e minimizar os riscos terapêuticos. As diferentes abordagens do tratamento padrão dos doentes são baseadas no uso de preparações anti-inflamatórias tópicas e hidratação da pele, mas doentes com patologia grave podem necessitar de fototerapia ou tratamento sistémico. A educação do paciente, da família ou dos cuidadores também é essencial para uma boa recuperação. A hidratação da pele continua a ser o principal fator a ter em conta no tratamento tanto para crianças como para adultos. A primeira parte do trabalho faz um pequeno resumo da dermatite atópica, sintomas, etiologia, epidemiologia e diagnóstico usado atualmente. A segunda parte foca-se nos diferentes tipos de terapêuticas usadas no tratamento da patologia, bem como em alternativas emergentes na comunidade científica para o mesmo fim.
- Farmacogenómica aplicada ao tratamento antirretroviral em PortugalPublication . Patrício, Beatriz Calado; Varela, J.A SIDA é considerada um problema de saúde pública que resultou na morte de mais de 30 milhões de pessoas. Segundo a ONU, até ao final de 2018, cerca de 37,9 milhões da população estava infetada pelo HIV, dos quais, 973 novos casos surgiram em Portugal no mesmo ano. Ainda sem cura, o objetivo principal da terapêutica contra o HIV passa pelo atraso da progressão da doença bem como no alívio da sintomatologia através de fármacos com atividade antirretrovírica. De facto, a terapêutica farmacológica tem contribuído para um aumento da esperança média de vida; no entanto, todos os indivíduos são portadores de um genoma próprio e pequenas variações na sequência de DNA são responsáveis pela interindividualidade observada na resposta terapêutica do HIV. A farmacogenómica consiste no estudo dos fatores genéticos que afetam a farmacocinética e farmacodinâmica dos fármacos. Deste modo, os polimorfismos mais estudados e com maior impacto no combate do HIV encontram se presentes nos genes responsáveis pelo metabolismo de fármacos, como o CYP3A e UGT, e transporte de influxo e efluxo, como o SLC e a família de genes ABC. Vários estudos têm sido desenvolvidos no sentido de compreender o impacto destes polimorfismos e, consequentemente, desenvolver novas estratégias terapêuticas. Aliado à farmacogenómica, surge o termo “medicina personalizada”, que consiste numa terapia adequada e direcionada de acordo com as características genotípicas de cada indivíduo e que tem vindo a ganhar cada vez mais interesse uma vez que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes. Esta abordagem terapêutica tem sido implementada através de testes genómicos cujos resultados permitem selecionar o tratamento mais seguro e eficaz para cada indivíduo.
- Gestão de F&B e eventos na Solverde - Casino Vilamoura - orçamentação e processo organizacional de um eventoPublication . Sousa, Catarina Almeida de; Serra, Manuel; Narciso, LuísO presente relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas ao longo do estágio no departamento de Food and Beverage, na Solverde SA para a conclusão do mestrado de Direção e Gestão Hoteleira, com início a 1 de julho de 2019 e termo a 15 de fevereiro de 2019, tendo uma duração de 1260 horas. A meu ver o estágio é uma etapa fundamental, pois tem como objetivo colocar em prática a teoria adquirida anteriormente e preparar o mestrando para a realidade profissional. Para a elaboração deste relatório realizei uma pesquisa teórica em livros, artigos e documentos online, seguindo-se a observação direta ao longo do meu estágio e a aplicação dos conhecimentos adquiridos no primeiro ano do mestrado. Enquanto estagiária a assistente de direção de F&B, o estágio englobava os vários bares, restaurantes, cozinhas, caves-dia e copas dos casinos do Algarve. O principal objetivo deste estágio consiste em organizar o funcionamento do sector de F&B, sendo para isso necessário assistir, acompanhar, supervisionar e controlar o serviço a nível operacional das várias unidades. Este relatório contém a descrição do local de estágio, a caracterização da área onde foi desenvolvido, as funções desempenhadas durante o mesmo e a minha reflexão crítica, onde estão mencionadas as áreas de identificação com o mestrado, a análise do desempenho, as dificuldades encontradas e as propostas sugeridas. Visto que a minha área de investigação passa pela gestão de F&B e eventos na Solverde, realço também no meu relatório a importância da orçamentação e processo organizacional de um evento no departamento de F&B e na gestão do mesmo. No final do relatório constam as conclusões acerca da complexidade das funções e do desgaste pessoal exigido aos profissionais deste ramo, assim como a análise do meu desempenho e a minha opinião pessoal no decorrer do estágio.
- Online reviews: a pathway to hotels improvmentPublication . Oliveira, Anderson Santos de; Renda, Ana Isabel; Correia, Marisol B.Objetivos: O propósito deste estudo é verificar como avaliações sobre hotéis postadas em plataformas de avaliação online podem ser uma ferramenta útil para melhorar o desempenho das empresas hoteleiras. Tal finalidade originou as seguintes questões: 1) De que forma a análise das avaliações online podem ser úteis para os gestores, profissionais de marketing, especialistas e técnicos da indústria hoteleira? 2) Como as avaliações online são normalmente coletadas, filtradas e analisadas por académicos e pesquisadores? A fim de alcançar este objetivo e responder às questões de pesquisa, este estudo é conduzido em duas etapas. Primeiramente é realizada uma revisão sistemática da literatura com vista a identificar uma ampla variedade de contribuições, obtidas através das opiniões de usuários e capazes de auxiliar a decisão de gestores de unidades hoteleiras, independentemente de sua categoria, localização ou tamanho. Uma vez identificados os procedimentos mais relevantes na extração e análise de grandes quantidades de dados, dá-se início a uma nova etapa. O segundo estágio deste estudo consiste em verificar como diferentes mercados Europeus avaliam uma amostra de hotéis Portugueses localizados no Algarve, através da análise de avaliações textuais realizadas na internet. Tal estudo se deve à popularidade e importância da região como destino turístico Europeu. Ao fazê-lo, pretende-se identificar se existem semelhanças entre os fatores de satisfação e insatisfação apresentados por turistas residentes do Reino Unido, França e Portugal, que pernoitam na região. Metodologia: Um primeiro estudo de revisão sistemática da literatura baseado em investigações anteriores, tais como as de Kizildag, Altin, Ozdemir, and Demirer (2017) e de Le, Scott and Lohmann (2019) é conduzid0, com o objetivo de identificar publicações científicas que exploram o uso de avaliações online como um instrumento para a indústria hoteleira e prover perceções significativas para profissionais da indústria hoteleira. Para tanto, são analisadas revistas com arbitragem científica em língua inglesa, espanhola e portuguesa, publicadas mundialmente entre janeiro de 2008 e janeiro de 2020, contendo as palavras-chave: avaliações online, melhoria dos hotéis, desempenho hoteleiro e desenvolvimento de hotéis, em onze diferentes bases de dados. O processo de revisão sistemática de literatura é então dividido em cinco estágios. Primeiramente são definidas as perguntas de pesquisa. De seguida, é formulado o protocolo de revisão. Posteriormente, dá-se início a condução da pesquisa de literatura, onde os documentos passam por um extenso processo de seleção e análise. O quarto estágio consiste na coleta de informações-chave de cada um dos artigos selecionados e, finalmente, no último estágio, é realizada a análise do conteúdo, assim como a apresentação dos resultados, discussão e conclusão. A partir dos resultados obtidos através da revisão sistemática de literatura, um estudo de caso envolvendo segmentação de mercado, análise de frequência e análise de sentimento é conduzido. Por sua vez, a segunda etapa deste trabalho analisa as avaliações online referentes às unidades hoteleiras de 1 a 5 estrelas localizadas no Algarve, registadas no Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos (RNET), e com dados elegíveis para extração junto a uma das mais populares plataformas de avaliações online de produtos turísticos da atualidade, o site TripAdvisor.com. Foram selecionadas avaliações textuais em língua inglesa, francesa e portuguesa, redigidas por turistas residentes do Reino Unido, França e Portugal no período compreendido entre janeiro e dezembro de 2019. Após sua extração, os dados passam por um processo de refinamento onde são segmentados de acordo com o idioma e país de residência, além de serem revisadas ortograficamente para minimização de vieses durante sua análise. Após refinados, os dados extraídos são submetidos a análises de frequência e de sentimento por meio de um software apropriado. Os resultados obtidos são então expostos, discutidos e novas implicações académicas e práticas são apresentadas. Resultados: Após a condução do primeiro estudo, o referente à revisão sistemática de literatura, 59 artigos considerados relevantes para obtenção de respostas aos questionamentos propostos por este estudo foram identificados e analisados em sua totalidade. Tal verificação resultou na revelação de diversas abordagens capazes de demonstrar como as avaliações online apoiam o desenvolvimento e aperfeiçoamento de negócios no sector hoteleiro. Os resultados obtidos demonstram que os comentários extraídos das plataformas de avaliação online mais populares submetidos a técnicas de mineração de dados e metodologias tais como análise de sentimento, agrupamento de dados e análise de regressão, têm permitido que académicos e pesquisadores compreendam quais atributos tangíveis e intangíveis influenciam a satisfação dos hóspedes de um modo geral, além de segmentar mercados, identificar tendências de mercado, bem como oportunidades e mudança de comportamento dos consumidores. Embora um número significativo de implicações práticas tenha sido revelado, lacunas de investigação são identificadas e recomendações para futuros estudos são fornecidas. o segundo estudo conduzido com base na análise de frequência, bem como na análise de sentimento de 8.596 avaliações online, extraídas do site TripAdvisor, sobre 161 unidades hoteleiras localizadas na região do Algarve, em Portugal permitiu demonstrar que, não somente as taxas de satisfação e insatisfação com relação aos atributos dos hotéis diferem de acordo com cada mercado, mas também que turistas de diferentes origens geográficas e contextos culturais, enfatizam esses atributos distintivamente. Ademais, tais revelações sugerem o uso de análises e técnicas de mineração de dados como uma importante ferramenta para compreender a perceção dos hóspedes com relação aos atributos dos hotéis. Desta forma, gestores podem investir seu orçamento de forma mais precisa com vistas à melhoria dos serviços e produtos oferecidos aos seus clientes. Implicações da investigação: Para além de contribuir para a literatura existente, aumentando a pesquisa atual sobre o uso de avaliações online e técnicas de mineração de dados, os resultados deste estudo também fornecem aos profissionais da indústria hoteleira informações sobre como tirar proveito destas avaliações, além de identificar oportunidades de melhoria com base na análise de avaliações textuais de três mercados Europeus distintos numa mesma plataforma. As diversas formas apresentadas por este estudo sobre como as avaliações online podem ser analisadas, proporcionam aos gestores e profissionais do setor hoteleiro ideias de como é possível obter resultados precisos e atempados sobre a perceção de seus hóspedes. Além disso, algumas dessas aplicações podem ser menos dispendiosas quando comparadas com abordagens mais tradicionais, como por exemplo, a aplicação de questionários de satisfação junto aos clientes. Originalidade: Embora vários estudos se centrem no desenvolvimento de negócios dos hotéis usando avaliações online, apenas alguns estudos reuniram esses documentos para verificar as suas aplicações e implicações ao nível da gestão. Outrossim, ainda que um número significativo de artigos sobre segmentação de marketing através de técnicas de mineração de dados tenha sido publicado, este estudo analisa a satisfação geral de hóspedes pertencentes a três relevantes mercados Europeus para o Algarve e sugere implicações práticas atualizadas para académicos e profissionais do setor hoteleiro. Desta forma, este trabalho vem preencher essas lacunas de pesquisa.
- Application of experimental design in the preparation of Chitosan/Carrageenan nanoparticles by polyelectrolyte complexation: Study of the effect of salt additionPublication . Silva, Inês Rocheta de Almeida Vasques da; Grenha, Ana; Costa, Ana M. Rosa daChitosan (CS) and carrageenan (CRG), two marine-derived polymers, were selected as matrix materials for the preparation of nanoparticles by polyelectrolyte complexation. The effect of polymer concentration in the production of CS/CRG nanoparticles and on the characteristics of the final product (size and zeta potential) was studied. Furthermore, an experimental design was used to evaluate the effect of adding three different salts, NaCl, CaCl2 and Na2SO4, to the formulations. From the obtained results, different mathematical models were established, allowing to have a tool to predict the characteristics of the nanoparticles according to the production parameters. Overall, the results permitted drawing some conclusions, including the fact that the concentration of CRG in the formulations did not impact the size of the nanoparticles and the observation that the inclusion of Na2SO4, even at a concentration of 0.006M, which is considered low, results in the production of micro-sized carriers instead of nanoparticles. For NaCl and CaCl2 it was observed that there was an inversion in the pattern of evolution of NP size with variation of CS concentration when the salt concentration increased. Nevertheless, there was a significant lack of fit of the model regarding the size, which indicates that an improvement is necessary to better fit the data. Regarding the zeta potential, and as expected, a general increase was seen with the increase of CS concentration, although some deviations to this normal behaviour were observed that deserve further testing. The concentrations used for these salts might not have been enough to produce a noticeable effect in the particles’ characteristics. As the concentration of the salts were not liable to increase, since they were at the highest concentration possible that guaranteed polymer solubility, other salts could be tested in the future.
- Sistema de comunicação entre veículos elétricos e posto de carregamento segundo a Norma ISO 15118Publication . Santos, Jóni Nichal Buchinho dos; Monteiro, J. M.; Cabrita, Cristiano LourençoVerifica-se atualmente um crescimento exponencial do mercado dos veículos elétricos, o que requererá um aumento da capacidade da rede elétrica para albergar o consumo previsto. Se por um lado a introdução de geração proveniente de fontes renováveis pode ser uma solução, é também um desafio pelo carácter intermitente. A dificuldade em controlar a geração proveniente desse tipo de fontes leva a que se procure controlar e gerir o consumo de energia elétrica em função dos níveis de geração. Neste contexto, o aparecimento das redes energéticas inteligentes introduziu mecanismos que garantem o equilíbrio entre o consumo e a produção de energia elétrica. Um desses mecanismos é o carregamento inteligente. De forma a existir carregamento inteligente surge a necessidade de comunicação entre o posto de carregamento e o veículo elétrico. Havendo comunicação, o posto de carregamento, que serve de intermediário entre o veículo elétrico e a rede elétrica, consegue controlar a energia elétrica transferida para a bateria do veículo. Através deste controlo, o posto de carregamento consegue evitar com que a rede sofra picos de consumo. Assim, surge a grande necessidade de um sistema normalizado que garanta esta comunicação. Neste âmbito, a norma ISO 15118, abordada ao longo deste trabalho, especifica um protocolo de comunicação entre o veículo elétrico e o posto de carregamento. No trabalho aqui descrito, enquadrado no projeto Transporte Turístico Urbano Elétrico Sostenible (TTUES), foi desenvolvido e implementado um sistema de comunicação entre veículos elétricos e posto de carregamento segundo o protocolo de comunicação da norma ISO 15118. Este sistema permite emular um carregamento real com comunicação bidirecional (i.e. entre o posto de carregamento e o veículo elétrico), com o qual o utilizador do veículo elétrico e o operador do posto de carregamento podem interagir, através de interfaces homem-máquina distintas.