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- Programa de pré-requisitos em refeitórios escolaresPublication . Moreira, Marta Cristina Guerreiro; Ratão, IsabelA Higiene e a Segurança Alimentar são fatores muito importantes, no que diz respeito às refeições escolares. A comunidade escolar constitui um público-alvo muito sensível. São crianças pertencentes a diferentes faixas etárias e classes socias, que frequentam vários graus de ensino, tais como, a Educação Pré-Escolar (jardim de infância), Ensino Básico, (1º, 2º e 3º Ciclos). É necessário assegurar uma alimentação saudável, sustentável e equitativa a todos os alunos que frequentam as escolas do concelho. Este trabalho teve como objetivo a implementação de um Programa de Pré-Requisitos, baseado nos princípios do Codex Alimentarius, em 36 refeitórios escolares de um município, dos quais 17 possuem cozinha e 19 recorrem a refeições transportadas. Para tal, foram verificadas as condições de higiene das instalações, os procedimentos de receção de matérias-primas, a avaliação de fornecedores, o armazenamento, a preparação, a confeção, o empratamento e a distribuição das refeições, bem como o seu transporte, no caso dos refeitórios sem cozinha. Para auxiliar esta análise foi elaborada uma lista de verificação especialmente construída para este tipo de estabelecimentos de ensino no âmbito das regras básicas de Higiene e Segurança Alimentar, assim como um Manual de Boas Práticas que foi entregue a todos os intervenientes dos serviços de alimentação das escolas. Promoveu-se uma ação de formação para sensibilizar as colaboradoras, sobre regras básicas de Higiene e Segurança Alimentar e, ao longo do ano letivo, realizaram-se várias visitas para acompanhar o trabalho das colaboradoras e ministrar pequenas ações de sensibilização in loco. Procedeu-se à implementação do Plano de Higienização, bem como de outros Pré-requisitos importantes para o normal funcionamento das cantinas e refeitórios dos Agrupamentos de escolas do concelho, através da criação e aplicação de um sistema de registos. Todas estas medidas permitiram melhorar a segurança alimentar nas escolas envolvidas, obtendo-se uma base sólida para a futura implementação do sistema HACCP e para trabalhar na certificação da qualidade nos refeitórios escolares.
- Avaliação da qualidade percebida e da satisfação dos utentes nacionais e estrangeiros nos serviços de imagiologia privados do AlgarvePublication . Fernandes, Marta Sofia Serafim Bastardinho; Almeida, Rui; Abrantes, AntónioOs níveis de qualidade percebida e satisfação dos utentes sempre foram fulcrais ao longo do tempo. Atualmente, e perante a situação pandémica em que vivemos devido ao SARS-Cov-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavírus 2), esta questão tornou-se ainda mais importante. A presente dissertação aborda a problemática que é a satisfação dos doentes nacionais e estrangeiros nos serviços de imagiologia de um grupo hospitalar privado do Algarve onde os fatores sociodemográficos como a idade, grau académico ou género podem influenciar a perceção dos utentes. Realizou-se um estudo transversal quantitativo recorrendo ao instrumento SERVPERF e adaptando-o. A técnica de recolha de dados usada foi o questionário distribuído por cinco unidades hospitalares. A população-alvo era adulta e provinha da Consulta Externa. O tratamento dos dados assim como a sua análise estatística foi efetuada através do software SPSS. As dimensões da escala SERVPERF não se confirmaram pelo que a qualidade dos serviços foi explicada baseada em 3 novas dimensões. Os resultados obtidos mostraram que os fatores sociodemográficos não possuem qualquer influência sobre os níveis de qualidade percebida pelos utentes (p ˃ 0,05). Relativamente à qualidade percebida pelos utentes nacionais relativamente aos utentes estrangeiros existiu significância estatística no que concerne aos “Aspetos Gerais” (p=0,023) sendo que os utentes estrangeiros demonstraram dar uma maior conotação a aspetos como a imagem, satisfação e qualidade no geral. No que concerne à qualidade percebida pelos utentes por unidade hospitalar, a dimensão “Tangibilidade” (p=0,023) e a “PA2.1” (p=0,009) demonstraram que existe significância estatística pelo que são aspetos a ter em conta pelos utentes. Conclui-se que, no geral, os utentes se encontravam satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados e demonstraram a intenção de voltar. Recomenda-se a monotorização frequente da qualidade percebida dos utentes de modo a promover a melhoria contínua dos vários serviços de imagiologia.