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- A pesca no Algarve MedievalPublication . Castanheira, José Marcelino Correia; Oliveira, Luís FilipeNeste trabalho analisamos a pesca no Algarve medieval durante os séculos XII, XIII, XIV e XV, ou seja, desde o século da formação de Portugal em que o Algarve era ainda o Gharb al-Andaluz, até ao reinado de D Manuel I, entrando assim pelo século XVI. Partindo de documentação e de relatos coevos, as chamadas fontes, e de bibliografia, artigos e teses publicados, tentamos compreender como seria esse Algarve de então, o contexto regional e como se praticava a atividade piscatória, onde e com que métodos e “artes” se trabalhava. Quais as espécies capturáveis e quais as mais importantes ao longo do período; onde estariam as comunidades localizadas pelo litoral e, quais os maiores e mais significativos portos de pesca; a comercialização, como se processava; e, como seriam a construção naval e as embarcações utilizadas. Tentamos igualmente compreender e demonstrar a importância da pesca e da indústria da salga no território mais meridional do reino de Portugal. Colateralmente, não deixámos de abordar a temática dos impostos; a importância, o papel e alguma atividade do Infante D. Henrique, como homem da pesca no Algarve medieval; e ainda a questão da religiosidade e das Confrarias ou Irmandades e dos Compromissos Marítimos.
- A literatura infantojuvenil como auxiliar da aprendizagem em matemáticaPublication . Oliveira, Andreia Rita Cardoso; Guerreiro, AntónioO presente relatório apresenta uma descrição detalhada de uma intervenção pedagógica realizada numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, seguida de uma reflexão acerca da mesma. O assunto principal do relatório é o desenvolvimento de conteúdos e competências matemáticas dos alunos através de tarefas interdisciplinares, sendo o Português, por meio da Literatura Infantojuvenil, utilizado com o intuito de promover e facilitar o processo de aprendizagem da Matemática. A intervenção pedagógica em questão foi realizada numa Escola Básica do Concelho de Sines, numa turma do 2.º ano de escolaridade composta por 24 alunos. O trabalho realizado com a turma consiste na aplicação de tarefas matemáticas, que os alunos resolvem autonomamente. No que à metodologia de investigação diz respeito, esta investigação seguiu uma abordagem qualitativa, sendo que as técnicas de recolha de dados foram: observação participante, inquérito por entrevista e inquérito por questionário e análise documental. A presente investigação tem como principal objetivo testar e comprovar a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino e de aprendizagem e na aquisição de competências por parte dos alunos, nomeadamente na componente curricular Matemática. Este relatório permite concluir que as histórias envolvem os alunos nas tarefas matemáticas, contribuindo para que estes desenvolvam conhecimentos de domínios da Matemática. Assim, é possível admitir que a Literatura Infantojuvenil auxilia a aprendizagem da Matemática e que é importante existir um esforço por parte do professor para procurar estratégias interessantes para os alunos, de forma a encontrar alternativas ao ensino tradicional que se encontra, cada vez mais, inadequado às gerações de alunos.