Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Current status of gene therapy research in polyglutamine spinocerebellar ataxiasPublication . Afonso-Reis, Ricardo; Afonso, Inês T.; Nóbrega, ClévioPolyglutamine spinocerebellar ataxias (PolyQ SCAs) are a group of 6 rare autosomal dominant diseases, which arise from an abnormal CAG repeat expansion in the coding region of their causative gene. These neurodegenerative ataxic disorders are characterized by progressive cerebellar degeneration, which translates into progressive ataxia, the main clinical feature, often accompanied by oculomotor deficits and dysarthria. Currently, PolyQ SCAs treatment is limited only to symptomatic mitigation, and no therapy is available to stop or delay the disease progression, which culminates with death. Over the last years, many promising gene therapy approaches were investigated in preclinical studies and could lead to a future treatment to stop or delay the disease development. Here, we summed up the most promising of these therapies, categorizing them in gene augmentation therapy, gene silencing strategies, and gene edition approaches. While several of the reviewed strategies are promising, there is still a gap from the preclinical results obtained and their translation to clinical studies. However, there is an increase in the number of approved gene therapies, as well as a constant development in their safety and efficacy profiles. Thus, it is expected that in a near future some of the promising strategies reviewed here could be tested in a clinical setting and if successful provide hope for SCAs patients.
- The characteristics of quality in peer-to-peer accommodation: a host´s perspective in the AlgarvePublication . King, Alexander David Jean; Mendes, JúlioO alojamento local mudou a maneira como os turistas reservam as suas férias e se envolvem com um destino. Atualmente, existem mais de 13 milhões de unidades de alojamento local disponíveis em mais de 200 países. Com o crescente número de alojamentos locais, os hóspedes passaram a escolher os alojamentos que mais garantias de qualidade ofereciam. Este estudo visa determinar as características de qualidade da oferta turística deste tipo de estabelecimentos, com base na perspetiva dos anfitriões e criar um quadro de referência que os gestores possam utilizar no futuro. Foi realizada uma extensa revisão da literatura, e discutidos os principais constructos que a análise do tema pressupunha: economia da partilha, alojamento local, cocriação de valor e o tema da gestão das experiências. Para esta pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa. Para alcançar este objetivo foram realizadas entrevistas junto de um grupo de proprietários de alojamento local. As entrevistas basearam-se em quatro temas: 1) A motivação para hospedar, 2) A definição de qualidade de acordo com os anfitriões, 3) A gestão da experiência do cliente e 4) Hospedagem como experiência. Os resultados obtidos permitem perceber as perspetivas os gestores de unidades de alojamento local têm sobre a qualidade dos serviços prestados, as dimensões que os turistas utilizam para avaliar essa mesma qualidade e a problemática da gestão da qualidade das experiências turísticas relacionadas com este tipo de alojamento.
- Admissões e afetação de recursos no serviço de urgência Médico-Cirúrgica da unidade local de Saúde do Litoral Alentejano - os métodos Multibloco de Três-Vias no apoio à gestão das patologias com maior incidênciaPublication . Teixeira, João Pedro Da Silva; Castela, Guilherme; Silva, Nelson Tavares daNos últimos anos, os Serviços de Urgência (SU) em Portugal tornaram-se a principal porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde, originando, assim, um maior consumo de recursos humanos e financeiros e ineficiências do sistema. Esta investigação tem como objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão no serviço ao nível da gestão, através da recolha e análise de informação pormenorizada do maior SU do Litoral Alentejano. Assim, foram analisadas as patologias com maior incidência no SU Médico-Cirúrgica do Hospital do Litoral Alentejano pertencente à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, durante o período 2012-2017. Pretende-se saber que tipo de influência existe entre as tipologias de utentes associados às principais patologias e os recursos disponibilizados para produção hospitalar do serviço. Deste modo, para o período em análise, foram avaliadas duas estruturas de dados: uma contendo os descritores dos utentes e outra com descritores de produção hospitalar, com a finalidade de se capturar uma co-estrutura comum que permitisse analisar a relação entre as duas estruturas. O recurso ao método COSTATIS (Thioulouse, 2011), um método exploratório multivariado de análise de dados de Três-Vias de análise destacou a influência entre as estruturas e permitiu não só criar prioridades, como também sugerir correção de lacunas, por forma a guiar medidas de gestão específicas.