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- Contributo para adaptação e validação de uma medida de capital psicológico positivo: Compound PsyCap Scale (CPC-12)Publication . Benvindo, José Mário Pinto; Viseu, JoãoA Compound PsyCap Scale (CPC-12) é um instrumento que congrega as quatro dimensões de capital psicológico positivo (PsyCap), autoeficácia, esperança, resiliência e otimismo, e que pode ser utilizada em contexto organizacional, como também em saúde e educação. A criação deste instrumento deveu-se ao facto de outras medidas para aferirem este conceito apresentarem limitações ao nível da validade e da fidelidade. O presente estudo teve como objetivo estudar as propriedades psicométricas da CPC-12 numa amostra de trabalhadores portugueses, visando a sua adaptação e validação. A amostra foi composta por 339 trabalhadores de nacionalidade portuguesa com uma média etária de 40 anos (M=40.19; DP= 12.89), sendo a maioria ser do sexo feminino (75%). Para além da versão portuguesa da CPC-12, os participantes também preencheram outros instrumentos de autorrelato e um questionário sociodemográfico. A estrutura interna da escala CPC-12 foi analisada através do software Analysis of Moment Structures (AMOS) versão 20, tendo o modelo com quatro dimensões correlacionadas alcançado um melhor ajustamento. A análise da fiabilidade (alfa de Cronbach e Composite Reliability) e da validade (divergente, discriminante e de constructo) demonstrou a existência de características psicométricas aceitáveis.
- Perceção de justiça na avaliação do desempenho: efeitos no comprometimento organizacional e satisfação profissional - O caso da Região de Turismo do AlgarvePublication . Oliveira, Ana Patrícia Correia de; Sousa, CátiaO presente relatório de estágio descreve a experiência profissional obtida durante o estágio realizado na Região de Turismo do Algarve, onde foi possível acompanhar e participar em diferentes áreas da Gestão de Recursos Humanos: a avaliação de desempenho, acompanhamento do processo de formação, pontualidade e assiduidade, atualização e manutenção do cadastro dos trabalhadores, processamento de remunerações, marcação de férias e faltas, entre outras diversas tarefas que foram desenvolvidas ao longo do estágio. Apresenta ainda dois projetos desenvolvidos na Região de Turismo do Algarve (RTA): 1) estudo de caráter quantitativo que contempla um diagnóstico organizacional acerca da perceção de justiça na avaliação de desempenho: através da aplicação de um questionário a 50 colaboradores, procurou observar-se o efeito da perceção de justiça organizacional no contexto de avaliação do desempenho sobre o comprometimento organizacional e sobre a satisfação profissional dos colaboradores da RTA. Os resultados mostram que a justiça organizacional e a satisfação profissional são um preditor significativo do comprometimento organizacional. Foi ainda objetivo deste estudo, identificar junto dos colaboradores da RTA, quais os fatores que poderão influenciar e/ou melhorar a sua satisfação no trabalho; e 2) elaboração de um manual de acolhimento: a realização de um bom processo de acolhimento e integração, independentemente da função que o colaborador desempenhe, é preponderante para o seu sucesso no novo local de trabalho que o acolhe. Desta forma, foi proposto um Manual de Acolhimento adaptado à realidade da entidade em estudo, com o objetivo de facilitar a integração de novos colaboradores.
- Rebranding digital do Hotel Monte da Quinta Resort: Contributo para a definição da identidade visual com base nas preferências do turista do segmento de luxoPublication . Sequeira, Mariana do Nascimento; Renda, Ana Isabel; Veiga, Célia Maria Silva Martins GraçaO presente relatório de estágio reflete o trabalho realizado durante o estágio integrado no departamento de Marketing do hotel Monte Da Quinta, atualmente Wyndham Grand Algarve, iniciado a 12 de novembro de 2019 e concluído a 13 de fevereiro de 2020 (480 horas). O mesmo tem ainda como trabalho de investigação averiguar se todo o processo de rebranding do hotel vai ao encontro das expectativas dos turistas incluídos no segmento de luxo. O rebranding pode ser definido como uma tentativa de reposicionamento efetuada por uma marca, e poderá incluir maiores ou menores alterações relativas à sua identidade visual. Neste contexto, foram definidos os seguintes objetivos gerais: a) conhecer a perspetiva do turista face ao conceito de luxo no sector hoteleiro; b) identificar as preferências do turista do segmento de luxo relativamente aos elementos de identidade visual para um hotel com este perfil; c) contribuir para a definição da proposta de identidade visual no hotel Monte Da Quinta no segmento de luxo. Em termos metodológicos foi aplicado um questionário aos turistas da área da Quinta do Lago, contendo perguntas fechadas e abertas, durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2020. Os resultados demonstram que a maioria dos turistas associa a marca Wyndham Grand Algarve como mais próxima do conceito de hotelaria de luxo. A partir destes resultados, foi possível compreender se o rebranding corresponde, ou não, aos desejos/expectativas dos turistas pertencentes ao segmento de luxo. Deste modo, o hotel poderá utilizar estes dados de forma a reforçar o seu posicionamento no mercado e, fundadamente, melhorar o serviço.