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- Adaptação e validação do carga mental questionnaire (CarMen-Q) para uma amostra de trabalhadores portuguesesPublication . Mestre, Cláudia Patrícia Martins; Viseu, JoãoA carga mental, pode ser considerada um risco psicossocial, que afeta negativamente a saúde física e mental dos trabalhadores. De forma a colmatar este risco, é necessária a implementação de medidas em que o empregador é a chave, permitindo melhorias na saúde e no bem-estar laboral dos trabalhadores. A recolha de dados feita respeitou todos os pressupostos éticos de uma investigação e procurou dar resposta ao objetivo geral: contribuir para a adaptação e validação do instrumento Carga Mental Questionaire (CarMen-Q) numa amostra de trabalhadores portugueses. Especificamente, pretendeu-se avaliar as propriedades psicométricas do CarMen-Q, testando a validade convergente através das dimensões exigências quantitativas, exigências cognitivas, exigências emocionais e ritmo de trabalho do Copenhagen Psychosocial Questionnaire (COPSOQ- II). A validade de critério foi examinada através da relação que as dimensões do CarMen-Q estabeleceram com os conceitos de satisfação no trabalho, engagement no trabalho, exaustão emocional, performance no trabalho, stresse, clima de segurança psicossocial e caraterísticas individuais (i.e., traços de personalidade). Por último, a fidelidade foi calculada através de dois coeficientes, alfa de Cronbach e Composite Reliability. Verificou-se a existência de validade fatorial, quanto à validade convergente apenas para as dimensões exigências emocionais e temporais atingiram valores de Average Variance Extracted (AVE) iguais ou superiores a .50. No que diz respeito à validade de critério, a carga mental estabeleceu uma correlação negativa e estatisticamente significativa com o clima de segurança psicossocial, conformidade com a segurança e satisfação no trabalho; e uma correlação positiva e estatisticamente significativa com a exaustão emocional, o stresse, a ansiedade, a depressão, o neuroticismo e a abertura à experiência. Por último, os valores de fiabilidade para as dimensões e constructo de carga mental foram superiores a .70, demonstrando que esta é uma ferramenta fiável.
- Perceções das educadoras de infância sobre a promoção do desenvolvimento da linguagem através da exploração ativa de elementos da naturezaPublication . Gregório, Catarina Jesus; Correia, Ana Catarina Baptista de Jesus; Rodrigues, Susana Filipa ViegasO presente relatório de investigação, com o título Perceções das educadoras de infância sobre a promoção do desenvolvimento da linguagem através da exploração ativa de elementos da natureza, realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) no distrito de Faro, numa sala de jardim de infância com crianças com idades compreendidas entre os cinco e seis anos de idade, no ano letivo de 2020/2021. O estudo inicial tinha como metodologia a recolha de dados junto de uma sala de jardim de infância, no entanto, em virtude da situação pandémica e de forma a dar continuidade ao tema em estudo, repensou-se a metodologia. Para responder à questão de investigação Qual a influência da exploração ativa dos elementos da natureza no desenvolvimento léxico-semântico de um grupo de crianças de 5 e 6 anos?, estabeleceram-se dois objetivos: (1) perceber qual a perspetiva das educadoras de infância na promoção do desenvolvimento da linguagem através da exploração ativa de elementos da natureza; (2) perceber quais as perceções e conhecer as práticas das educadoras de infância na área da linguagem e exploração dos elementos da natureza com as crianças. O estudo é de natureza qualitativa, cujas técnicas utilizadas incidiram numa entrevista semiestruturada realizada de forma presencial e, numa recolha de áudio previamente autorizada pelas educadoras do jardim de infância. Os resultados obtidos permitiram compreender quais as perspetivas das educadoras de infância, qual a posição que tomam em relação aos temas abordados e, ainda, exemplos práticos de como colocar em prática atividades e/ou momentos de reflexão com o grupo de crianças. Em resposta aos resultados obtidos, verificou-se a importância atribuída ao desenvolvimento léxico-semântico pelas educadoras, assim como, do impacto positivo da brincadeira livre com os elementos da natureza.
- A importância das atividades práticas de Ciências Naturais no processo de ensino e de aprendizagem de alunos do 2.º ciclo do ensino básico: o caso das trocas nutricionais entre o organismo e o meio, nas plantasPublication . Serra, Inês Branco; Gonçalves, Carla Alexandra L. D. R. DionísioO presente estudo decorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), no decorrer do segundo ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com uma turma de 20 alunos do 6.º ano de escolaridade. O estudo que aqui se apresenta foi realizado no ano letivo 2020/2021, durante um período singular: a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. Pretende-se, com este estudo, averiguar quais as competências que as atividades práticas e/ou experimentais, no âmbito da Educação em Ciências, permitem desenvolver nos alunos do 2.º CEB, em particular no que concerne à temática das trocas nutricionais entre o organismo e o meio, nas plantas. Para atingir este pressuposto, utilizou-se uma metodologia de cariz qualitativo, com orientação interpretativa e descritiva. De acordo com as questões de investigação e com os objetivos estabelecidos, os dados foram recolhidos através da observação participativa, do inquérito por questionário e do inquérito por entrevista, aos alunos participantes no estudo, bem como através de uma entrevista semiestruturada à professora cooperante. Também foi efetuada uma intervenção pedagógica com os alunos, tendo sido delineadas e realizadas três atividades práticas e/ou experimentais no decurso das aulas de Ciências Naturais. A análise dos resultados obtidos permitiu perceber as inúmeras potencialidades do trabalho prático e/ou experimental, como recurso didático para a Educação em Ciências, tendo, as atividades implementadas, mostrado o envolvimento dos alunos, a aquisição de aprendizagens significativas e o desenvolvimento de outras competências científicas, tais como: aprimorar a linguagem científica; desenvolver atitudes positivas face à Ciência; incrementar a motivação nas aulas; promover o trabalho cooperativo; e, entre outras, fomentar o gosto pelas Ciências Naturais.
- The Dickman impulsivity inventory: Validation and measurement invariance among Portuguese young adultsPublication . Pechorro, Pedro; Revilla, Rebecca; Resende, Miguel; Abrunhosa Gonçalves, Rui; Nunes, Cristina; Cyders, Melissa A.The Dickman Impulsivity Inventory (DII) measures impulsive personality related to both negative and positive behaviors and characteristics. The main aim of the present study was to examine the psychometric properties of the DII among a Southern-European sample of Portuguese young adults. Our convenience sample (N = 429, M = 22.11 years, SD = 3.35, range = 18–42), composed of women (n = 237, M = 22.08 years, SD = 3.35, age range = 18–42) and men (n = 192, M = 22.14 years, SD = 3.34, range = 18–35), was collected from a university context. The two-factor latent structure of the DII composed of functional and dysfunctional impulsivity was supported, although three items had to be removed due to low standardized loadings, and strong cross-gender measurement invariance was established. Our analyses of the DII also provided evidence of criterion-related validity, known-groups validity, and internal consistency/reliability. Our findings support the use of the DII among Portuguese young adults.
- Tratamento terciário de águas residuais urbanas por microalgas: efeito do tempo de retenção hidráulico e suplementação do CO2Publication . Marques, José Carlos Amaro; Barreira, Luísa; Morais, Etíele Greque deO aumento da pressão antrópica sobre os recursos hídricos e ocorrências de fenómenos relacionados com as alterações climáticas têm causado cada vez mais períodos de escassez de água. Urge assim a necessidade de encontrar soluções mais económicas e eficientes para o tratamento de águas residuais, capazes de permitir a sua reutilização. O tratamento de Águas Residuais Urbanas (ARU) por microalgas é uma das soluções de tratamento que tem vindo a ser estudada desde há vários anos. É uma alternativa atrativa aos métodos convencionais de tratamento das ARU, pois fornece uma biomassa com potencial de valorização para a produção de biocombustíveis como biogás e bioetanol, e biofertilizantes, entre outros. Este estudo teve como objetivos: testar a capacidade de tratamento do sistema de reatores piloto GreenDune®, usando dois TRH (1 e 2d) em duas estações do ano (verão e outono), e a valorização da biomassa obtida; e à escala laboratorial, testar os benefícios da suplementação com CO2 no tratamento terciário de ARU. Após o estudo confirmou-se que, tanto para o TRH 1d como para o TRH 2d em ambas as estações do ano, o sistema conseguiu cumprir com os parâmetros impostos por lei, com uma remoção de nutrientes de azoto e fósforo (NH4+, PO43-, NO3-) entre 48 – 85 %, produzindo maior quantidade de biomassa na campanha de verão. No que diz respeito à valorização da biomassa obtida, a sua elevada percentagem de cinzas limita a aplicação em processos de transformação, como a produção de biocombustíveis, sugerindo-se a sua valorização como biofertilizante. À escala laboratorial, foram realizadas experiências em semi-contínuo suplementadas com diferentes quantidades de CO2 (6, 12 e 24 ml min-1, durante 1 min). Para a condição de 12 ml min-1, foi possível verificar um aumento na produção de biomassa em cerca de 50 %, em relação ao controlo. Para além da maior produção de biomassa, constata-se um aumento significativo nos níveis de lípidos, hidratos de carbono e proteínas, sendo estes compostos fundamentais na valorização da biomassa produzida. Concluindo, o trabalho realizado apresenta informações relevantes para o tratamento terciário de ARU utilizando blooms naturais de microalgas e para a valorização da biomassa resultante.