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- Digitalização do sensacionalismo: do tradicional ao on-linePublication . Poço, Miguel; Jacinto, DanielEsta pesquisa tem como objetivo o estudo da transição do sensacionalismo dos meios tradicionais para o digital, iniciando com uma definição e contextualização do sensacionalismo e, posteriormente, atravessando as várias facetas desse conceito e várias formas do mesmo se materializar, partindo da análise de casos concretos noticiados e propagados por meios de comunicação estabelecidos no mercado. Consideramos essencial definir e contextualizar o conceito e a história do sensacionalismo, sobretudo do que ele significa na condição humana, para depois exibir os meios de locomoção que o mesmo utiliza para se inserir e vaguear na sociedade. Esta fundamentação é acompanhada de exemplos quotidianos que permitam transportar para a realidade do dia-a-dia de qualquer individuo aquilo que acontece ao nível da atmosfera mediática. Quanto à bibliografia consultada, é sensato dizer que o estudo se foca, principalmente, numa reflexão em torno das ideias de Mitchell Stephens, Danilo Angrimani e Manuel Castells. O ponto de interesse desta pesquisa centra-se, portanto, na perceção plena do conceito de sensacionalismo e principais meios por onde ele se propaga na sociedade e a sua transição para o mundo digital que, sendo tão grande e difícil de regular, ainda carece de soluções para tantos problemas.
- Produção de queijo fresco a partir de leite de cabra com Helichrysum picardii e Crithmum maritimumPublication . Carvalho, Ana Paula Souza de; Ratão, Isabel Maria Carneiro; Custódio, Luísa Margarida BatistaDia após dia é possível observar uma tendência mundial para consumir alimentos considerados saudáveis acrescidos de conservantes ou ingredientes naturais ou ambos. Normalmente, o fazem em produtos que os consumidores já estão familiarizados, como é o caso do queijo. Para agregar valor nutricional ao queijo é comum a adição de plantas. As plantas halófitas são tolerantes ao sal e possuem muitos compostos bioativos. Neste trabalho fez-se o processamento e caracterização dos queijos frescos de cabra adicionados das plantas halófitas Helichrysum picardii e Crithmum maritimum. Caracterização esta, baseada em parâmetros microbiológicos e físico-químicos, como a determinação da atividade antioxidante. Relativamente ao momento da adição das plantas, os resultados obtidos mostram que no tocante à cor a adição das plantas, após a coagulação, parece manter o queijo menos amarelado. O teor de gordura foi superior no queijo com adição da planta C. maritimum antes da coagulação (17-19%) face ao queijo com adição após (15,8-16%). Nos queijos com adição de biomassa de H. picardii, o percentual de extrato seco (29,93%) foi superior às restantes condições, independentemente da planta e da forma em que seja adicionada. Para aw, o menor valor atingido foi com H. picardii, com adição de biomassa após coagulação (0,913). O pH foi mais baixo quando a adição de ambas as plantas ocorreu após a coagulação (variou entre 6,47-6,57), comparado à adição antes da coagulação (variou entre 6,85-6,97). O teor de proteína foi superior (30,96%) quando C. maritimum sob a forma de biomassa foi adicionada após a coagulação, comparativamente a quando foi adicionada antes da coagulação (24,20%). Relativamente à atividade antioxidante, não foram encontrados resultados significativos que indicassem que C. maritimum agregasse este valor aos queijos, qualquer que fosse a forma de adição da planta (biomassa ou extrato), ou o momento dessa adição. No que tange aos parâmetros microbiológicos, foram avaliados Escherichia coli, Staphylococcus coagulase positiva, Listeria monocytogenes, Microrganismos a 30 °C, Bolores e Leveduras. Verificou-se que a adição das plantas nos queijos levou a um aumento do número de colónias dos microrganismos a 30 °C e dos fungos, o que se deve, provavelmente, à qualidade microbiológica das plantas. Todos os queijos analisados estavam dentro dos parâmetros exigidos pela legislação no que respeita aos três primeiros patógenos listados.
- Impacts of the second-home tourism on the Algarve regionPublication . Vartanova, Daria; Pereira, Luís NobreThe main objective of this work is to study the impacts of second - home tourism on the Algarve region, Portugal. This study aims to analyze the social and economic impacts of second-homes, and characterize the main motivational factors that lead to the decision of choosing Algarve, Portugal, as the main destination for second-home tourism. This work employs a quantitative method to examine the impacts of the second - home tourism on the socioeconomical life of the Algarve region in Portugal. A survey was run to deductively explore tourists’ perceptions and experience owning a second-home in Algarve. The research instrument was developed based on the questionnaire by Wong et al. (2014) and Marjavaara (2007) and the literature review of the works on similar topics in different countries around the world. The study involved an online-survey. A total of 300 responses were collected and analyzed in the IBM SPSS Statistics program. The study showed that the second-home owners had a significant social impact on the Algarve, because the second-home tourists make friends with the local population, learn Portuguese and cause the local population to adapt to their needs, while adapting to Portuguese customs. The main economic impacts included the high activity in the recreational, hotel and the real estate sector caused by the second-home tourists. Main motivations for choosing Algarve as the second-home destination were the geographical proximity to the country of origin of second-home owners, mild climate, adapted infrastructure and wide usage of English. This study has been limited to only secondhome owners and did not include local residents, local and regional authorities, nongovernmental organizations, tourism companies, or local officials. In the next studies, it is important to identify perception of the local population regarding foreign ownership and to study the impact of second-home tourism from the perspective of residents.
- Towards a holistic higher education brandingPublication . Serajzahedi, Armita; Valle, Patrícia Oom do; Naeini, Hasan SadeghiHigher education branding (HEB) has recently been in focus as an important solution in differentiating and communicating the competitive advantage of universities. In general, educational services include several factors that can be examined in the marketing and branding of higher education at different stages of the educational experience. Although the results of branding in higher education and its outcomes for universities are well documented from different perspectives, research is still lacking to develop a comprehensive approach to all the factors influencing the HEB process, specially from a service approach. In this regard, this thesis presents three studies with the aim of examining the effective factors of branding in the higher education sector as providers of special services and particular experiences for students. The first study provides an overview of HEB following a service design approach to find significant gaps and deficiencies in the literature. The second study offers a valuable contribution to the understanding of HEB through presenting a holistic conceptual model which supports the nature of educational experiences and services, providing an integrated approach to the branding process. Subsequently, the third study contributes to refine and validate the proposed scale to measure the dimensions and subdimensions of the HEB model through a two-stage study using data collected from fresh alumni and students of six universities from two countries, Iran and Portugal. Overall, the results corroborate the importance of HEB dimensions, and statistically significant evidence in the data analysis indicates that the main concepts are significantly associated with the construct and the HEB model is valid. Therefore, the proposed model can be used in the process of measuring the success and strength of the higher education brand in different stages (pre-experience, experience, post-experience) of educational services.