Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O serviço de urgência da unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, EPE: um modelo de simulação de eventos discretos de apoio à gestão da resposta hospitalar na pandemia COVID-19Publication . Piedade, Marco Fernando Costa; Castela, Guilherme; Silva, Nelson Tavares daO Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) tornou-se um desafio ameaçador de vida para a população e para os sistemas de saúde, tendo sido experienciadas muitas decisões políticas baseadas numa evidência científica muito recente e limitada. Pelo número de infetados, taxa de mortalidade e uma procura sem precedentes dos serviços de saúde, a Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) parece destinada a ser considerada a pior doença pandémica de uma geração. Esta nova realidade exige estratégias atempadas de preparação e planeamento, que inclui os modelos de simulação nos sistemas do setor da saúde. A presente investigação pretende compreender o desempenho da resposta hospitalar do Serviço de Urgência (SU) da Unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), em contexto de pandemia COVID-19, de forma a apoiar o processo de tomada de decisão estratégica, otimizar recursos e circuitos, antecipar necessidades e mitigar ameaças à qualidade e segurança dos cuidados de saúde. Os dados utilizados neste trabalho, relativos ao período entre abril e dezembro 2020, provêm de: a) uma Análise Fatorial Múltipla (AFM), que permite não só captar as influências sobre os indivíduos e as variáveis ao longo de diferentes condições experimentais ou ocasiões, identificando os grupos de variáveis que mais contribuem para a coerência ou divergência no consenso, mas também identificar as variáveis e os indivíduos responsáveis e, b) uma técnica Bootstrap, enquanto instrumento de simulação, que objetiva a obtenção de intervalos de confiança para as estimativas dos parâmetros de interesse, por reamostragem do conjunto original de dados. Os resultados obtidos não somente permitiram identificar as contribuições e as influências na produção do último quadrimestre de 2020, como possibilitaram uma grelha de diagnóstico, suportada por um conjunto de orientações, para um processo de tomada de decisão mais eficiente na gestão do circuito externo COVID-19 do SU de Faro do CHUA.
- A gestão do risco clínico e do risco não clínico no serviço de urgência da unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve: a segurança do doente no processo contínuo de melhoriaPublication . Neiva, Catarina Faria da Cunha; Castela, Guilherme; Vidal, João AlmeidaA segurança do doente, intimamente relacionada com a gestão do risco, revela-se uma das componentes estruturantes e essenciais da qualidade dos cuidados de saúde (Thomas, Studdert, Burstin et al., 2000). Este trabalho aborda esta temática no serviço de urgência (SU), que se caracteriza por um ambiente complexo e desafiador devido às características dos doentes, à elevada afluência e à pressão que existe sobre os profissionais. Esta investigação procura abordar estas questões, utilizando um conjunto de problemas e desafios colocados à gestão do risco diretamente ligada à segurança do doente no SU polivalente da unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), considerados prioritários segundo um painel de especialistas internos que intervêm no processo de gestão do serviço. Os dados utilizados neste trabalho, foram recolhidos no SU em dois momentos distintos e foi utilizada uma técnica exploratória para a análise de dados de Três Vias, neste caso o método DISTATIS (Abdi et al., 2005; Abdi et al., 2007). A análise dos resultados desta investigação sobre as avaliações dos especialistas, permitiu caracterizar as semelhanças e as diferenças nas opiniões manifestadas, bem como possibilitaram avaliar a estabilidade e/ou instabilidade das mesmas. Por fim, e tendo por base a informação sobre a coerência e a discordância manifestadas pelos especialistas, foi possível identificar os problemas/desafios de segurança do doente no SU prioritários no processo de tomada de decisão para uma gestão do risco mais eficiente do SU.
- Produtos naturais na COVID-19Publication . Guerreiro, Inês Sofia Coelho; Miguel, Maria GraçaNo final do ano de 2019, surgiram os primeiros casos de COVID-19, na China. Esta doença é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e pode resultar numa infeção respiratória grave. Num curto espaço de tempo, observou-se que esta doença se transmitia facilmente entre os indivíduos, através de gotículas de saliva ou secreção nasal libertadas quando um indivíduo tosse ou espirra, de tal forma que acabou por atingir diversos países, tendo sido classificado pela Organização Mundial de Saúde como pandemia. No entanto, a ausência de terapêuticas aprovadas para tratamento desta doença representa uma ameaça para a Saúde Pública, sendo por isso urgente desenvolver agentes anti-SARS-CoV-2. No combate a esta pandemia, vários países têm realizado diversos estudos e ensaios clínicos a fim de descobrir compostos ativos capazes de atuar sobre o SARS-CoV-2, focando-se no alívio sintomático (atualmente conseguido com recurso a agentes terapêuticos comumente utilizados contra outras infeções virais), inibição do ciclo da replicação viral, aumento da resposta imunitária e alívio “da tempestade de citocinas” provocada pela COVID-19. Por outro lado, também a prevenção da infeção é importante. Neste sentido, tem-se optado pelo método atualmente mais eficaz para prevenir doenças infeciosas, a vacinação. Na procura de novas estratégias terapêuticas, a fitoterapia não deve ser esquecida, uma vez que os produtos naturais possuem uma ampla atividade farmacológica e são geralmente menos tóxicos do que os medicamentos convencionais. Nos estudos já realizados, fármacos vegetais têm demonstrado ser promissores na inibição ou interrupção da proliferação deste agente infecioso. Posto isto, a presente monografia pretende, através de uma revisão bibliográfica aprofundada, recolher informações sobre o potencial de plantas e produtos naturais para inibir o novo coronavírus SARS-CoV-2, destacando os compostos mais promissores para a pesquisa e desenvolvimento da cura desta doença.