Browsing by Issue Date, starting with "2022-05-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O desperdício alimentar em contexto escolar: conhecimento, sensibilidade e consciência (estudo de caso)Publication . Viegas, Carla de Fátima Leiria Sabino; Quintas, HelenaEste estudo apresenta-se como uma análise investigativa em torno da problemática do Desperdício Alimentar em contexto escolar, refletindo sobre os níveis de conhecimento, de sensibilidade e de consciência dos decisores escolares e dos principais usufruidores da refeição escolar, os alunos. Sendo um dos temas das agendas políticas, a problemática do desperdício de alimentos tem ganho expressão na opinião pública, seja pelos problemas económicos e sociais a ele associados, seja por questões relacionadas com a sustentabilidade do planeta e as questões ético-morais subjacentes. O refeitório escolar é um espaço de alimentação e, consequentemente, onde se verifica desperdício. Porém, estamos perante um problema quando os níveis de desaproveitamento de alimentos são elevados. Foi propósito deste estudo proceder à análise de um caso em particular, um refeitório escolar concreto, e quantificar os restos e sobras de comida, durante um período de tempo circunscrito, a fim de perceber a quantidade de desperdício e os fatores que poderiam influir nessa situação. Foi intenção analisar o conhecimento da problemática dos principais decisores e dos usufruidores da refeição escolar e perceber o seu nível de consciência e de corresponsabilidade, por meio da manifestação de ações concretas. Através da combinação de técnicas mistas de recolha de informação, tanto de natureza quantitativa, como qualitativa, procedeu-se à construção de uma análise refletiva, por meio da combinação das informações. A triangulação dos dados permitiu chegar a conclusões mais consistentes, tendo-se percebido que, na minimização desta problemática, a escola de hoje tem um papel determinante, na formação de cidadãos capazes de pensar, sentir e agir positivamente sobre o mundo.
- Marketing interno e Burnout: a aplicação do modelo exigências-recursos laboraisPublication . Sobral, Tiago Filipe Vilela; Santos, JoanaO valor indispensável do capital humano nas empresas é largamente reconhecido como forma de se manterem competitivas, no entanto, condições de trabalho precárias estão associadas a níveis de burnout e reduzida produtividade, enquanto boas condições e trabalhadores envolvidos contribuem para o oposto. De acordo com o modelo das exigências-recursos laborais (JD-R), os ambientes organizacionais podem ser caracterizados em exigências e recursos laborais, desenvolvendo dois processos dinâmicos que contribuem para a deterioração de saúde ou para a um processo de motivação com consequências para a produtividade. Um maior foco interno que prioriza os trabalhadores permite motivá-los e aumentar a sua satisfação contribuindo para a concretização dos objetivos organizacionais. Neste contexto, surgem os programas de marketing interno, ainda assim, a literatura defende que na ausência da cultura apropriada, uma Orientação para o Mercado Interno (OMI), estes não serão efetivos. Deste modo, o objetivo do estudo foi investigar a relação entre o burnout e a OMI, para tal, testou-se o contributo das exigências e recursos laborais no desenvolvimento de uma orientação interna e no bem-estar dos trabalhadores e, consequentemente, no nível de produtividade percebida através de um questionário online a 369 trabalhadores, entre os 18 e os 69 anos, sendo 65.9% do género feminino. Os resultados confirmam os pressupostos defendidos pelo modelo JD-R, à exceção do contributo positivo das exigências tecnológicas. Foi observado o papel mediador do burnout entre as exigências emocionais e tecnológicas e a produtividade percebida, enquanto a OMI medeia a relação entre o feedback de desempenho e a perceção da produtividade. Estas conclusões demonstram que o feedback construtivo pode ajudar a um desempenho mais efetivo através da melhoria da comunicação interna, fator que foi um consequente positivo da aceleração tecnológica vivenciada e cujas exigências terão sido atenuadas pela interação entre os recursos pessoais e organizacionais.
- The medicinal halophyte frankenia laevis l. (Sea Heath) has in vitro antioxidant activity, α-glucosidase inhibition, and cytotoxicity towards hepatocarcinoma cellsPublication . Rodrigues, Maria João; Jekő, József; Cziáky, Zoltán; Pereira, Catarina Guerreiro; L, CustódioThis work explored the medicinal halophyte Frankenia laevis L. (sea heath) as a potential source of bioactive natural products. In this sense, methanol and dichloromethane extracts were prepared from aerial organs containing flowers, leaves and stems, and were profiled for their chemical composition using high-performance liquid chromatography coupled with electrospray ionization mass spectrometry (HPLC-ESI-MS/MS). The extracts were evaluated for their in vitro antioxidant capacity using five complementary methods: enzyme inhibitory effects on enzymes related with neurodegeneration (acetyl (AChE) and butyrylcholinesterase (BuChE)), Type 2 diabetes (α-glucosidase and α-amylase), hyperpigmentation/food oxidation (tyrosinase), and cytotoxicity towards human hepatocarcinoma (HepG2) cells. Fifty-one molecules were identified in the extracts, including several derivatives of phenolic acids, lignans and flavonoids, monoterpenes, and hydroxylated derivatives of linoleic acid. The methanol extract was effective in DPPH and ABTS radical scavenging (EC50 = 0.25 and 0.65 mg/mL, respectively), copper chelation (EC50 = 0.78 mg/mL), and iron reduction (EC50 = 0.51 mg/mL) activities, whereas the dichloromethane extract had high iron chelating ability (EC50 = 0.76 mg/mL). Both extracts showed the capacity to inhibit α-glucosidase, especially the dichloromethane (EC50 = 0.52 mg/mL). This extract also exerted a significant selective cytotoxicity towards HepG2 cells (EC50 = 52.1 µg/mL, SI > 1.9). In conclusion, extracts from the aerial parts of sea heath were shown to be a promising source of natural products for pharmaceutical and/or food additive applications due to their high antioxidant, anti-diabetic, and cytotoxic properties.