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- Goodwill: o ativo mais controverso da economia empresarial: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Silva, Pedro Miguel Rodrigues da; Martins, Ana Isabel RitaO Goodwill tem sido um tema envolto em controvérsia desde a primeira vez em que foi invocado, há quase cinco séculos atrás. O seu conceito e normativo aplicável têm evoluído, tanto num contexto nacional como internacional, contudo está longe de atingir consenso entre autores, entidades reguladoras, autoridades fiscais e comunidade académica. Este trabalho pretende analisar as principais causas da polémica associada ao Goodwill, nomeadamente no que respeita ao seu impacto na situação patrimonial e resultados das empresas assim como nos constrangimentos que pode criar na dinâmica empresarial em geral. Comparando a evolução dos normativos nacionais com as principais tendências internacionais, iremos verificar quais as situações que poderão originar Goodwill, em que condições pode ser reconhecido e mensurado posteriormente nas demonstrações financeiras do adquirente, quais os impactos que pode ter nos resultados de uma empresa e que limitações pode trazer à comparabilidade com os pares do mesmo setor e numa última instância na decisão dos investidores. A investigação empírica analisou os trabalhos disponíveis sobre esta temática, que de alguma forma, possam ajudar a esclarecer o problema e que possam influenciar os próximos capítulos. O presente trabalho não pretende acabar com a controvérsia, mas sim contribuir para uma clarificação dos diversos aspetos associados a esta temática, tentando facilitar uma melhor perceção dos mesmos pelo público em geral.
- Customer loyalty in non-life insurance: antecedents, determinants and future directionsPublication . Leiria, Manuel Alexandre Pereira Martins; Rebelo, Efigénio; Matos, NélsonOs seguros desempenham uma função fundamental no progresso das sociedades contemporâneas pelo seu papel catalisador no desenvolvimento de todas as restantes atividades económicas. Existe uma relação entre o desenvolvimento do setor segurador e o crescimento económico de um país que resulta, entre outros fatores, da sua intervenção enquanto gestor de riscos, investidor institucional, protetor de capital, impulsionador da inovação e facilitador da atividade creditícia. Para além disso, os seguros também são fundamentais para o bem-estar e desenvolvimento das pessoas e das famílias, por conferirem segurança e previsibilidade às suas vidas e atividades. No entanto, existe um paradoxo que carateriza a indústria seguradora, que é a consistente incapacidade para estabelecer relações sólidas e duradouras com os seus stakeholders. A indústria seguradora regista níveis de anulação de contratos que são significativamente superiores aos verificados em outras atividades económicas com as quais normalmente se compara. A questão é tanto mais relevante quanto a confiança constitui um fator crítico de sucesso neste negócio, na medida em que o seu objeto principal consiste na promessa de pagamento de uma compensação económica no caso de um determinado evento aleatório, devidamente tipificado, se verificar. Esta circunstância conduziu a que se considerasse, na literatura científica relativa ao estudo desta indústria, que as elevadas taxas de anulação de apólices constituem uma característica intrínseca que, a par de outros fatores, a carateriza. No entanto, apesar da enorme relevância desta indústria e da significativa magnitude do fenómeno do abandono dos clientes e da anulação de apólices, o tema tem sido pouco investigado, existindo muito pouca produção científica neste domínio do conhecimento. Esta tese pretende melhorar a compreensão das dinâmicas associadas à lealdade dos clientes com as suas seguradoras, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento científico nesta matéria através da resposta a três questões: em primeiro lugar, quais são os padrões de investigação científica predominantes no estudo do cancelamento de apólices de seguro não vida; em segundo lugar, quais os principais fatores explicativos da anulação de seguros automóvel por clientes individuais, e de que forma as companhias de seguro podem antecipar e mitigar a sua ocorrência; em terceiro lugar, como se caraterizam as principais correntes de investigação que estão a surgir no domínio da lealdade dos clientes de seguros, e quais são, atualmente, os fatores críticos de sucesso na realização de planos para aumentar e fortalecer as relações das seguradoras com os seus clientes. O trabalho de investigação está organizado em três artigos científicos, que estão relacionados sequencialmente. O primeiro artigo procura caracterizar e sintetizar o conhecimento científico atual sobre o cancelamento de apólices de seguro não vida, relevando a influência dos intermediários nas decisões dos clientes. Trata-se de um tema que não tem constituído uma prioridade na investigação científica aplicada, atendendo à reduzida produção científica que lhe está associado. A metodologia de análise foi a revisão sistemática quantitativa da literatura. Este artigo demonstra que a investigação científica neste domínio está concentrada no estudo dos clientes individuais e nos seguros do ramo automóvel. Verifica-se igualmente que o método mais frequente, e adequado, para o estudo do cancelamento de produtos no setor dos seguros é a regressão logística. No que respeita às variáveis mais frequentemente utilizadas para investigar a anulação de apólices de seguro, são identificados três tipos: o perfil dos clientes, as caraterísticas das apólices e o tipo de intermediário. Relativamente ao perfil dos clientes, as variáveis mais frequentemente utilizadas são a idade, o sexo, a duração temporal da ligação à seguradora e o volume de prémios pagos. No que respeita às características das apólices, o montante do prémio e a existência e valor de sinistros são variáveis consistentemente consideradas. O segundo artigo científico procura identificar medidas que as companhias de seguro podem adotar para reduzir a anulação de apólices e, dessa forma, aumentar os índices de retenção dos clientes. Tendo em atenção o resultado da revisão da literatura realizada no primeiro artigo, esta investigação concentrou-se nos clientes individuais e no ramo automóvel. Através da aplicação da regressão logística, estabeleceu-se uma associação entre as variáveis independentes, relacionadas com o perfil dos clientes, as caraterísticas das apólices e os canais de distribuição, e a variável dependente, as apólices anuladas. A amostra baseou-se num conjunto de clientes de uma das maiores seguradoras generalistas de Portugal que anularam as suas apólices de seguro durante um determinado período estabelecido para análise. Deste estudo concluiu-se que a anulação de apólices é fortemente induzida pelas táticas agressivas de aquisição de clientes que as próprias empresas de seguros adotam. Adicionalmente, identificaram-se fatores associados à anulação de apólices, como o valor total de prémios pagos pelo cliente, as apólices com prémios superiores e com sinistros recentes, a intermediação através de intermediários que são agentes, especialmente os que têm um volume de negócios inferior, ou de distribuidores de tipo acessório, para quem a intermediação de seguros não constitui a atividade principal. Por outro lado, fatores como o pagamento das apólices através de débito direto na conta bancária do cliente e o pagamento do prémio de seguro sem fracionamento parecem contrariar a ocorrência de anulação de apólices. Este artigo também apresenta uma fórmula para determinar a probabilidade de cancelamento de uma apólice automóvel. O terceiro artigo procura identificar as principais tendências que caraterizam a evolução da investigação sobre a lealdade dos clientes nos seguros e determinar as principais prioridades no desenvolvimento das relações com os seus clientes. O método utilizado é a investigação bibliométrica, recorrendo aos programas Vosviewer e Scimat. Esta análise demonstra a importância crescente da gestão da informação, da data science e da utilização de algoritmos para antecipar as decisões dos clientes. Este trabalho de investigação é muito importante para a academia e para a indústria seguradora. Ao nível académico por permitir aprofundar o conhecimento científico numa matéria que tem sido pouco investigada e relativamente à qual existe uma premente necessidade de estabelecer uma base sólida de conhecimentos fundamentais. No que respeita à indústria seguradora, o tema assume uma enorme centralidade, tanto pelos seus impactos diretos nos resultados das empresas, como pela importância estratégica do estabelecimento de relações sólidas e duradouras com os clientes, de forma a assegurar as condições para um crescimento sustentado da atividade e orientar os recursos que têm sido aplicados em táticas agressivas de aquisição de novos clientes, para a investigação, o desenvolvimento e a inovação aplicada nesta industria.
- Processo de mudança na terapia para as fobias de afetos na perspetiva do cliente: um estudo qualitativoPublication . Guerreiro, Sandra Isabel; Janeiro, LuísA pertinência do estudo da perspetiva do cliente é cada vez mais reconhecida como um meio de compreensão do modo como a psicoterapia funciona e de validação dos modelos terapêuticos. A mudança através do Modelo para o Tratamento das Fobias de Afetos (MTFA) ocorre quando os clientes aprendem a reconhecer e a comunicar as suas emoções – fator fundamental para que haja saúde mental. Contudo, as pesquisas sobre os mecanismos envolvidos no processo de mudança desta terapia são ainda muito escassas. Nesse sentido, pretendemos identificar qual a perspetiva dos clientes acerca do seu processo de mudança pelo MTFA. Para o efeito, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a oito clientes que concluíram um processo terapêutico. A análise das entrevistas foi realizada através de uma abordagem qualitativa, com base na Análise Temática, recorrendo ao software nVivo. Foram identificados dois temas, 10 categorias e 14 subcategorias. De forma geral, observa-se que os participantes atribuem a sua mudança a ganhos ao nível da compreensão, expressão e equilíbrio das suas emoções. Ao longo do processo, são referidos aspetos importantes como a proximidade terapêutica e experiência de libertação emocional. Os resultados são consistentes com os estudos qualitativos anteriores e com os estudos sobre o MTFA. As principais descobertas são discutidas com base na literatura atual sobre o processo de mudança em psicoterapia de acordo com a perspetiva dos clientes.
- Dark triad psychopathy outperforms self-control in predicting antisocial outcomes: a structural equation modeling approachseabreamPublication . Pechorro, Pedro; Curtis, Shelby; DeLisi, Matt; Maroco, João; Nunes, CristinaDark Triad traits and self-control are considered viable causal precursors to antisocial and criminal outcomes in youth. The purpose of the present study is to concurrently compare how Dark Triad traits and self-control differ in terms of predicting self-reported juvenile delinquency, CD symptoms, proactive overt aggression, and crime seriousness. The sample consisted of 567 (M = 15.91 years, SD = 0.99 years, age range = 14–18 years) Southern European youth from Portugal. Structural-equation-modelling procedures revealed that the psychopathy factor of Dark Triad traits presented the strongest significant hypothetical causal associations with the antisocial/criminal outcomes, followed by self-control. Machiavellianism and narcissism presented the lowest causal associations. Our findings indicate that psychopathy, as operationalized in the Dark Triad, concurrently surpasses self-control and the remaining factors of the Dark Triad in terms of predicting antisocial/criminal outcomes in youth. This suggests that behavioral disinhibition, or a core incapacity to regulate one’s conduct, is central for understanding delinquency and externalizing psychopathology. Comparatively, the interpersonal component of dark personality features, such as Machiavellianism and narcissism, are secondary for understanding crime.
- Avaliação da empresa fábrica alimentos Guadiana, Lda. com base no modelo do rendimento dos fluxos de caixa atualizadosPublication . Limpo, Flávio Manuel Medeiros; Martins, Ana IsabelTodo o território português é constituído na sua maioria por PME, que se caracteriza por esse mesmo facto num mercado com elevada concorrência onde existe uma clara necessidade de distinção entre elas para que possam subsistir. Definir estratégias eficientes e saber tirar o máximo proveito das vantagens competitivas é essencial para garantir o sucesso e a sustentabilidade de uma empresa. Neste contexto, a avaliação de empresas acaba por representar um papel relevante ao permitir apurar o potencial das empresas para criar valor e definir um valor para que o melhor negócio possível seja realizado entre um vendedor e um potencial comprador. O principal objetivo deste estudo foi avaliar uma pequena empresa no setor de fabricação de condimentos e temperos através do modelo do rendimento, pelos fluxos de caixa atualizados. As informações recolhidas sobre a empresa e o setor em que a mesma se insere, foram analisadas, e selecionadas as mais relevantes que em conjunto com os pressupostos definidos no processo de avaliação, permitiram aferir o valor final da empresa. No final, é apresentado o resultado da avaliação da empresa, com base em duas abordagens, nomeadamente: a abordagem dos capitais totais e do capital próprio. O valor da empresa segundo a abordagem dos capitais totais é de 4.045.077€, e segundo a abordagem do capital próprio é de 2.867.090€. Em caso de uma eventual operação de capital, considera-se importante para a empresa deter conhecimento de técnicas e ferramentas que lhe possam ser úteis na perceção do seu valor intrínseco, de modo a deter uma base negocial.