Browsing by Issue Date, starting with "2022-06-14"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Impacto estrutural de cheias pluviais, considerando abordagens uni e bidimensionais na modelação de escoamentos superficiais em ambiente urbanoPublication . Santos, Maria Clara Souza dos; Isidoro, Jorge; Martins, Ricardo Daniel Oliveira MendesA urbanização altera o uso do solo de uma bacia hidrográfica: as áreas permeáveis diminuem e as impermeáveis aumentam, fazendo com que menor quantidade de precipitação infiltre no solo. Ao associar o crescimento urbano com os eventos hidrológicos extremos e redes de drenagem projetadas para o cenário anterior ao da urbanização, pode-se ter como consequência as cheias urbanas. Uma cheia provoca diversos danos diretos e indiretos, e.g., na saúde da população, na economia e no patrimônio construído. O alvo desta dissertação é estudar o impacto de uma cheia urbana em construções existentes, infraestruturas, áreas agricultadas e nas zonas rurais. O fenômeno da cheia urbana ocorre principalmente devido à chuva intensa e ao sistema de drenagem que entra em carga. Neste cenário, o escoamento é impedido de entrar no sistema de drenagem e forçado a escoar na superfície, causando danos nas regiões atingidas. A água de uma inundação provoca várias ações que podem ter origem física, química ou biológica e que impactam um patrimônio construído de forma mais amena ou até mesmo a destruição total. Para a realização do estudo deste impacto, utilizou-se a modelação hidrológica e hidráulica. Este tipo de modelação vem sendo utilizada nas últimas décadas para o dimensionamento da rede de drenagem, prevenir riscos e corrigir condicionantes urbanas estruturais que frequentemente resultam em cheias. Foram utilizadas duas aplicações computacionais para realizar a modelação, o SWMM (unidimensional) e o Iber (bidimensional). Admitiu-se como cenário um evento extremo, correspondente a um período de retorno de 100 anos. Com os resultados obtidos nas aplicações computacionais, realizou-se o estudo dos danos através do método das curvas profundidade-dano, que fornece os danos estruturais e não estruturais em valores monetários. O estudo de caso incidiu sobre a vila de Cabanas de Tavira, ao sul de Portugal, devido a sofrer recorrentemente de cheias com origem em precipitações intensas de curta duração.
- Hábitos no consumo sustentável de produtos alimentares locais: um estudo no Concelho de LagosPublication . Nóbrega, Soraia Cristina Vieira; Agapito, Dora; Cesário, M.Temas como sustentabilidade, alterações climáticas e comportamentos pró-ambientais estão na ordem do dia e fazem parte da agenda mediática mundial. De facto, as tendências contemporâneas relacionadas com os comportamentos de consumo sustentáveis são emergentes e assumem um grande impacto no espaço público, pelo que se torna de extrema relevância estudar os hábitos de consumo sustentáveis no âmbito dos produtos alimentares locais. A necessidade de uma mudança nas atitudes e comportamentos, para que estes sejam mais sustentáveis e com impacto positivo no bem-estar individual, é cada vez mais evidente. A presente investigação tem como propósito refletir acerca da temática do marketing social como veículo para a mudança de comportamentos/hábitos de consumo no contexto dos produtos alimentares locais. A finalidade é compreender o comportamento do consumidor, através da análise dos hábitos de consumo sustentável, no que respeita aos produtos alimentantes locais, de modo a definir o perfil de consumo e compreender quais são os principais inibidores do consumo sustentável, no que respeita aos produtos alimentares locais. Numa abordagem quantitativa e transversal aplicou-se um inquérito por questionário online a residentes a viver há mais de um ano no concelho de Lagos, Algarve, com recurso à técnica bola de neve, obtendo 125 respostas elegíveis. Os resultados permitiram concluir que os itens com maior importância para os inquiridos são aqueles relacionados com as atitudes acerca da influência da saúde no comportamento de consumo sustentável, bem como as atitudes acerca dos produtos regionais. Verificou-se uma correlação significativa positiva moderada a elevada, entre as variáveis relacionadas com as preocupações a nível de modificações genéticas, apoio aos produtores locais e preocupações com a saúde. Identificaram-se as barreiras monetárias como principal inibidor à adoção de um comportamento de consumo mais ético. Por último, foi ainda possível aferir que a maioria dos participantes já se encontra no estágio de manutenção, proposto por Prochaska e DiClemente (1983), no Modelo Transteorético relativo à mudança de comportamentos.
- Conceções dos/as estudantes sobre a ditadura e a democracia em Portugal em uma turma do 2.º ciclo do Ensino Básico no AlgarvePublication . Santos, Ana Vanessa; Anica, Aurízia; Dias, Maria do LivramentoO presente estudo procura compreender as conceções de Ditadura e de Democracia dos/as estudantes do final do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ambos os conceitos começam a ser estudados em História e Geografia de Portugal no 6.º ano, com o tema Portugal no passado: o conceito de Ditadura começa a ser tratado aquando do estudo do subtema “Os anos de ditadura” e o conceito de Democracia no subtema “O 25 de Abril e a construção da democracia”. A investigação decorreu no ano letivo 2020/2021, durante a Prática de Ensino Supervisionada, com uma turma de 6.º ano de uma Escola Básica do concelho de Olhão. A recolha de dados foi realizada à distância, devido à pandemia COVID-19 que se vivia no momento e que obrigou ao fecho das escolas no concelho. O estudo pretende responder à questão: Quais as conceções de estudantes do final do 2.º CEB sobre a Ditadura e a Democracia em Portugal? A metodologia utilizada foi predominantemente qualitativa/interpretativa, pois o objetivo principal era conhecer as suas noções sobre o tema. Contudo, sempre que necessário, foram utilizados, também, métodos quantitativos, para proceder a uma melhor leitura e compreensão dos dados obtidos. Para a recolha de dados foi aplicado um inquérito por questionário na plataforma Google Forms e, posteriormente, solicitou-se aos/às participantes que escrevessem um texto acerca do tema. Os resultados obtidos sugerem que os/as estudantes da turma têm plena consciência de que um regime ditatorial é autoritário e absoluto, que nega direitos e liberdades aos/às cidadãos/ãs, sobretudo às mulheres. Além disto, todos/as os/as participantes no estudo afirmaram que o regime democrático é o mais favorável, visto ser constitucional e liberal.
- Paisagem e identidade regional dos Açores e sua influência na arquitetura paisagistaPublication . Evangelho, Marcos Parreira; Fernandes, Maria JacintaO presente relatório, para obtenção do grau de Mestre em Arquitetura Paisagista pela Universidade do Algarve, pretende apresentar o trabalho de estágio profissional desenvolvido e a experiência adquirida na empresa PROJECTANGRA, sediada em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores. O tema de investigação, durante o estágio, focou-se na identidade regional e na sua aplicação na arquitetura paisagista praticada nos Açores. As caraterísticas que podem ser considerados particulares e/ou únicas das paisagens açorianas estão intrinsecamente ligados à insularidade atlântica e vulcânica, ou seja, particularidades de natureza biofísica (a geologia e geomorfologia, os solos e clima, a vegetação e a fauna), a que se associam usos do solo históricos (e atuais), padrão de povoamento, valores culturais e patrimoniais próprios, e respetivos significados atribuídos. Todavia, é escassa a informação disponível sobre elementos do caráter identitário da paisagem açoriana e existe muito pouca informação disponível sobre o modo como a identidade da paisagem açoriana tem sido considerada na intervenção na paisagem praticada nesta região autónoma. Apresenta-se um projeto de execução realizado durante o estágio – Projeto de Requalificação do Passeio Marítimo dos Biscoitos. O desenvolvimento deste projeto correspondeu à concretização da possibilidade de aplicação dos resultados da pesquisa efetuada sobre o caráter identitário da paisagem açoriana, no design de uma intervenção numa paisagem local de elevado valor patrimonial (natural e histórico-cultural). Evidencia-se a falta de disponibilidade de plantas das espécies de vegetação autóctone dos Açores para utilização em intervenções da paisagem.