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- Hipoterapia e a tetraplegia parcial: estudo de casoPublication . Romão, Elisabete da Conceição Gil; Luísa, Cláudia; Ferreira, DaianaA hipoterapia é praticada com a finalidade de promover a reabilitação de pessoas com deficiências motoras, mas também com problemas cognitivos. Vários estudos sobre a perturbação do espetro do autismo, a síndrome de down, paralisia cerebral, entre outros, revelam que a prática da hipoterapia traz inúmeros benefícios, quer a nível físico, cognitivo e emocional. As lesões medulares resultantes de acidentes, podem causar vários condicionamentos de movimentos, desde paralisias até tetraplegias parciais ou totais. Esta investigação teve como principal objetivo: compreender como é que a hipoterapia se pode tornar uma mais-valia na reabilitação de uma pessoa com tetraplegia parcial, doravante designado por sujeito. Foram também formulados três objetivos específicos que permitiram delinear e estruturar o estudo: caracterizar o que é tetraplegia parcial; analisar como a hipoterapia é uma ferramenta na reabilitação; compreender, segundo as perspetivas do sujeito e do fisioterapeuta, quais foram as melhorias/benefícios percecionadas com o recurso à hipoterapia. Este estudo de caso assentou numa metodologia qualitativa, onde foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, uma entrevista ao sujeito com tetraplegia parcial e outra ao seu fisioterapeuta. Após a análise e discussão de resultados, concluiu-se, segundo os participantes, que existiram melhorias que se fizeram notar a nível do equilíbrio do tronco, na aquisição da posição sentada dinâmica, a nível cardíaco e respiratório, na espasticidade, aumento da massa muscular dos músculos intercostais e a nível da capacidade circulatória do sangue.
- Intervenções assistidas por animais em crianças com défice cognitivo: a perceção dos técnicos, no AlgarvePublication . Vítor, Sara Rebelo Braz de Lima; Luísa, Cláudia; Ferreira, DaianaEste estudo, de carácter exploratório sobre o impacto das Intervenções Assistidas por Animais (IAA) em crianças com défice cognitivo e/ ou dificuldades de aprendizagem, surge, no âmbito do Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor, por motivações pessoais e profissionais. O facto de esta ser uma área de intervenção, recente, em fase de desenvolvimento e implementação em Portugal e no Algarve, aliado ao facto de profissionalmente ser uma área que cada vez mais valorizamos por reconhecer o seu impacto positivo nas crianças, levou à criação da necessidade de aprofundar conhecimentos. Com o objetivo de compreender qual a perceção dos técnicos de saúde e educação, com mais de um ano de experiência na implementação e/ou acompanhamento de IAA relativamente ao impacto das mesmas, em crianças com défice cognitivo e/ou dificuldades de aprendizagem, no Algarve, foi aplicada realizada uma entrevista semiestruturada a uma amostra de onze técnicos. Como principais resultados é de referir que as IAA em crianças com défice cognitivo e/ou dificuldades de aprendizagem revelam um impacto bastante positivo, nomeadamente: o animal funciona como facilitador da relação terapêutica; aumenta o sentido de responsabilidade; contribui para a melhoria da autoestima, do comportamento e/ou transmite calma; melhora a alegria e aumenta motivação para a sessão ou trabalho.