Browsing by Issue Date, starting with "2022-10-12"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Saúde mental e burnout dos colaboradores nas organizações: estudo de caso realizado na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de AlcoutimPublication . Santos, Cátia Lopes; Brás, MariaFace à rápida turbulência tecnológica, o mundo empresarial está agitado e em constante mudança. Novos modelos de gestão, novas condições de trabalho, novas políticas e culturas organizacionais são induzidas aos trabalhadores. As exigências e as pressões extraordinárias sobre os trabalhadores, desenvolveram a questão da saúde mental e, em particular, a síndrome de Burnout. Desta forma, é fundamental conhecer os fatores relacionados, as consequências em contexto pessoal e profissional e as estratégias para prevenir o aparecimento e/ou desenvolvimento da síndrome. O presente trabalho, teve como principal objetivo a análise do Burnout na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim (AHBVA), averiguando a dimensão dos níveis de Burnout e analisando se estes constructos diferem em função das variáveis sociodemográficas e socioprofissionais. A avaliação dos níveis de Burnout no local de trabalho foi feita através da escala de medida de Burnout de Shirom Melamed (MBSM), versão Portuguesa (Gomes, 2012). Na investigação, os resultados obtidos permitiram identificar que, de acordo com a escala utilizada, os colaboradores da AHBVA, na sua generalidade, não apresentam valores significativos da síndrome de Burnout.
- Projeto de reabilitação da Ribeira de Cobres, AlmodôvarPublication . Colaço, Tomás Cristina; Antunes, Carla Rolo; Santos, Maria Amélia da Fonseca dosNa presente dissertação, na modalidade de Projeto para obtenção do grau de Mestre em Arquitetura Paisagista, é apresentado uma proposta desenvolvida a nível de Anteprojeto para reabilitação de um troço em meio urbano da ribeira de Cobres, localizada em Almodôvar. A água é um recurso natural finito e é fundamental para a existência de vida no nosso planeta. Consciencializar a população sobre a importância de conservar, preservar e sobretudo proteger a água é um grande desafio. A reabilitação e a integração de rios e ribeiras nos espaços urbanos são uma preocupação atual, nomeadamente no sentido de atingir uma melhoria nos fluxos ecológicos. A ribeira de Cobres em Almodôvar é um desses casos. Ao longo do seu trajeto, os impactos causados pelo Homem são bastantes visíveis. Em grande parte, a ribeira permanece ao abandono, artificializada e degradada. Nalguns trechos encontra-se canalizada e em ocasiões de elevada precipitação regista-se a ocorrência de cheias. Esta proposta de projeto de reabilitação desta ribeira visa contribuir para alcançar um futuro sustentável, que permite um aumento na melhoria da qualidade de vida da população. Reabilitar e integrar a ribeira no meio urbano é o fator chave para a criação de um elo entre o meio urbano e a Natureza. Espera-se que o presente trabalho contribua para demonstrar a importância de salvaguardar, proteger e requalificar os cursos de água em meio urbano e que a proposta de intervenção projetada para esta ribeira se possa tornar num exemplo, de algum modo, consciencializar a importância dos meios hídricos e a falta que eles fazem no meio urbano.
- Operações de fusão entre entidades hospitalares: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Justo, Filipa Alexandra Domingos; Coelho, LuísEsta dissertação revê a literatura existente sobre operações de fusão entre entidades hospitalares, tendo por objetivo analisar qual o efeito da fusão entre unidades hospitalares. Os hospitais públicos são os maiores consumidores de recursos no Serviço Nacional de Saúde, razão pela qual se implementou as fusões hospitalares, que tinham como finalidade maximizar a eficiência, a produtividade, a qualidade e minimizar os custos. A metodologia empregue neste trabalho é a revisão sistemática da literatura, que possibilitou a identificação e discussão de um conjunto de trabalhos relevantes sobre o tema. Os resultados sugerem que após as fusões hospitalares, os centros hospitalares resultantes não apresentam os resultados esperados, uma vez que se assiste a um aumento dos custos e a uma diminuição da eficiência, produtividade e qualidade. Ainda assim, a evidência analisada revela que hospitais de pequenas dimensões quando fundidos podem apresentar economias de escala.
- Environmental and social perceptions of the new anchorage area of Culatra Island (Ria Formosa, Portugal)Publication . Tommasi, Azzurra; Pacheco, André; Ferreira, ÓscarO plano de gestão do Parque Natural da Ria Formosa estabelece áreas de ancoragem distribuídas por todo o sistema lagunar. A Associação de Moradores da Ilha da Culatra é a primeira a candidatar-se à construção e exploração de uma área de ancoradouro na Ria Formosa. As percepções ambientais e sociais relativas à nova área de ancoradouro da Culatra foram analisadas através de um processo participativo baseado em questionários estruturados. Especificamente, os inquiridos foram divididos em quatro grupos denominados academia, utilizadores de embarcações, ilhéus e administração pública. Todos preencheram o mesmo questionário que abrangia questões ambientais, socioeconómicas e técnicas relativas ao local de ancoragem que está planeado construir utilizando amarrações ecológicas e recifes artificiais como poitas. Os dados foram analisados através de análise estatística, com uma Análise da Componentes Principais para visualizar as relações entre as respostas e os grupos. Posteriormente, as perguntas foram analisadas uma a uma para compreender as perceções dos inquiridos sobre o projecto. Os resultados destacaram o conhecimento comum em torno dos recursos naturais presentes na Ria Formosa. No entanto, observou-se uma falta de informação sobre a sua importância e necessidade de os proteger. A área de ancoragem é vista como uma útil na transição verde da ilha, principalmente pelo grupo de ilhéus. A academia, a administração pública e o grupo de utilizadores de barcos mostraram opiniões mistas sobre a utilidade do projecto para a transição verde. É necessário um apoio mais amplo para que o local de ancoradouro seja aceite e útil, e as acções de co-gestão precisam de implementar uma abordagem holística que envolva todas as partes interessadas.