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- Aspetos regulamentares da autorização de introdução no mercado dos medicamentos utilizados no tratamento e prevenção da COVID-19Publication . Silva, Luciano Pedro Alcobia da; Conceição, Jaime Manuel Guedes Morais daA atual pandemia da doença provocada pelo coronavírus 2019 (COVID-19) tem desafiado a saúde pública, provocando grandes impactos sociais, económicos, culturais e políticos. Este cenário de emergência levou investigadores, autoridades competentes de medicamentos e de saúde, indústrias farmacêuticas e governação política a mobilizarem-se de modo a dar resposta ao aumento rápido e acentuado de infeções, internamentos e óbitos. Com base nas considerações anteriores, os objetivos principais desta Dissertação foram os seguintes: i) analisar a resposta à pandemia de COVID-19 das diversas entidades envolvidas na avaliação e regulação de medicamentos, tais como a Comissão Europeia, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a Direção Europeia da Qualidade dos Medicamentos e Cuidados de Saúde; ii) descrever o processo regulamentar de desenvolvimento, avaliação, autorização e pós-comercialização dos medicamentos utilizados no tratamento e prevenção da COVID-19; e iii) comparar as metodologias regulamentares implementadas, no que respeita ao processo de autorização de introdução no mercado (AIM) de medicamentos, entre a EMA e a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) durante a pandemia de COVID-19. Concluiu-se que, a nível mundial, foram realizados diversos esforços que permitiram a aprovação de medicamentos (com uma relação benefício/risco positiva) em tempo recorde, cumprindo-se toda a legislação e enquadramento regulamentar associados, e sem comprometer a sua qualidade, segurança e eficácia. Das diversas iniciativas adotadas, destacam-se, por exemplo, o procedimento de revisão contínua, o aconselhamento científico rápido através do estabelecimento de grupos de trabalho e a adoção de medidas regulamentares de flexibilidade para a rotulagem e embalagem. Atualmente (31 de agosto de 2022), estão autorizados na União Europeia diversos medicamentos para prevenir e tratar a COVID-19. A título de exemplo, salientam-se as seis vacinas disponíveis (Comirnaty®, Nuvaxovid®, Jcovden®, Spikevax®, vacina contra a COVID-19 Valneva® e Vaxzevria®) e alguns fármacos como o remdesivir (Veklury®), o sotrovimab (Xevudy®) e o regdanvimab (Regkirona®).
- Simulação numérica de um sistema de refrigeração com rejeição de calor para águas sanitárias a dois estágios, usando o fluido frigorigeneo CO2Publication . Renda, Pedro Miguel Caldeira; Mortal, António Manuel de Sousa BaltazarDevido ao aquecimento global e o peso energético que os sistemas de refrigeração têm em termos de consumo, os fluidos frigorigéneos ditos naturais têm vindo a ganhar relevo na indústria de refrigeração e ar condicionado e a eliminar gradativamente os fluidos frigorigéneos convencionais (HCFCs e HFCs), de acordo com as regularizações definidas pelo protocolo de Montreal-Emenda de Kigali. A presente dissertação de mestrado pretende dimensionar um sistema de refrigeração para um matador fictício de frangos. Trata-se de uma instalação frigorífica para apoiar uma linha de abate de frangos de um matadouro situado nas ilhas Seychelles. O sistema proposto pela presente dissertação é definido por um sistema de refrigeração a dois estágios com recuperação de calor para lavagem industrial, usando o fluido frigorigéneo CO₂. Nesta dissertação são efetuadas duas simulações numéricas por meio do software EES (Engineering Equation Solver) do sistema de refrigeração, isto é um estudo comparativo entre uma simulação do EES onde a potência frigorifica do estágio de baixa temperatura e do estágio de média temperatura são considerados variáveis independentes e a outra simulação em que as potências frigorificas (baixa e média) são variáveis dependentes e são aplicadas equações polinominais fornecidos por um fabricante (Bitzer) para o cálculo das potências do compressores, consumo elétrico do compressores e os caudais mássicos dos compressores. Também são comparados os resultados efetuados com a simulação numérica a partir do EES e do software da Bitzer. Igualmente, são descritos alguns componentes do sistema de refrigeração, nomeadamente: -Arrefecedor de Gás -Recuperador de Calor -Compressor -Evaporador -Permutador de Calor Interno -Válvulas de Expansão -Válvula de alta temperatura -Válvula de By-pass Para finalizar, efetuou-se uma análise financeira para demonstrar a viabilidade económica em usar a recuperação de calor do sistema de refrigeração para o aquecimento das águas para lavagem industrial, em vez de uma caldeira a gás natural.
- The development of a marketing plan for the commercialization of a new supplement in the Portuguese marketPublication . Barbosa, José Pedro Caldeira Trigo; Matos, Nélson; Varela, J.Com a globalização dos mercados, as estratégias de diversificação de portfolio têm-se mostrado importantes para o crescimento empresarial de forma sustentável. Contudo é recomendado que as empresas apliquem as estratégias de forma correta em mercados em crescimento, nos quais estejam preparadas para entrar de forma eficiente, redirecionando e reaproveitando recursos já existentes dentro da sua área de especialização. Por outro lado, a globalização tem contribuído para a necessidade das empresas nacionais se tornarem mais competitivas, e tem criado mais oportunidades para a comercialização de bens e serviços. Contudo, devido à pandemia do Covid-19 e face ao atual estado político instável mundial decorrente da guerra na Ucrânia, as empresas enfrentam agora mais adversidades, tais como, o aumento da inflação, dos custos de matérias-primas e materiais importantes para o seu bom funcionamento. Não obstante a estes desafios, as empresas operam em mercados cada vez mais competitivos, os quais reforçam a necessidade sempre importante das mesmas irem ao encontro das exigências dos consumidores, propondo produtos e serviços distintivos e de valor acrescentado. Dados recentes mostram também um contínuo crescimento do número de utilizadores de internet e das redes sociais, como fonte de informação essencial na era da tecnologia por parte dos consumidores. Este facto evidencia uma realidade crucial a ter em conta no presente momento no que toca à criação de estratégias de marketing e promoção de produto. Para ajudar empresas e gestores na procura diária de manter o seu negócio competitivo, lucrativo e sustentável, diferentes ferramentas e métodos têm sido criadas ao longo das últimas décadas. O seu propósito (ferramentas de marketing) é de auxiliar os gestores a tomarem melhores decisões de gestão no seu dia a dia. Neste sentido, e com esse objetivo, o presente trabalho utilizará uma das principais ferramentas de marketing de apoio à gestão, o plano de marketing. A Necton S.A., empresa portuguesa com 22 anos de atividade, localizada em Olhão, que comercializa microalgas para o mercado B2B e sal marinho para o mercado B2C nacional, através de diversas companhias de retalho, tem agora como objetivo a diversificação do seu portefólio de produtos, através da oferta de suplementos alimentares para o mercado B2C em Portugal. Estudos recentes, mostram que os consumidores em geral na última década têm procurado cada vez mais suplementos alimentares. Os consumidores visam estes tipos de produtos como uma forma de preencher possíveis défices nutricionais, prevenir doenças graves ou como forma de manter os níveis de energia corporal estáveis. Nos estudos anteriores é também dado enfâse, na emergente procura destes produtos por parte de jovens estudantes, como forma de adquirir as vitaminas necessárias para um bom desempenho mental com vista ao sucesso escolar. Juntamente com os jovens estudantes, os jovens desportistas têm procurado estes suplementos alimentares para uma melhor performance desportiva, mais especificamente, na procura de suplementos proteicos. A Necton, S. A., procura agora dar resposta a uma tendência crescente do mercado nacional no que toca à venda e procura deste tipo de produtos (suplementos alimentares), resultante dos suplementos baseados em algas terem vindo a ganhar maior destaque no sector, bem como o interesse dos consumidores em microalgas como parte de uma dieta saudável. Acreditamos que a Necton, utilizando as estratégias de marketing corretas, poderá beneficiar desta indústria em crescimento e adquirir uma rentabilidade considerável. Porém, entrar num novo mercado requer planeamento, tendo por base pesquisa e recolha de dados para posterior análise. Para ajudar a empresa neste propósito, o presente plano de marketing visa orientar as ações que devem ser desenvolvidas pela empresa para o sucesso do seu produto. Deste modo, aplicando o método de pesquisa-ação e a estratégia de investigação de estudo de caso, este projeto tem como objetivo principal a criação de um plano de marketing para a Nector, S.A. com vista à comercialização de um suplemento alimentar no mercado nacional. O projeto iniciou-se com uma revisão de literatura sobre o marketing e o plano de marketing, com vista identificar o estado da arte sobre o marketing. Seguidamente, utilizando os métodos de pesquisa-ação e a estratégia de estudo de caso, foi desenvolvido o plano de marketing para a empresa, tendo como horizonte temporal Janeiro 2023 a Dezembro 2023. Apesar de o mercado nacional de suplementos alimentares apresentar limitações em termos de literatura e informação (nacional e internacional) sobre os níveis de consumo, distribuição, preçário e legislação, foi não obstante, atingido o objetivo de investigação proposto. O plano de marketing encara vários pontos estratégicos, começando pelo sumario executivo, sendo este ponto crucial, refletindo as estratégias e ações definidas bem como as metas empresariais. De seguida foi feita uma análise externa e interna da empresa, onde foram discutidos os principais competidores presentes no mercado alvo e terá sido feita uma análise PESTEL a fim de diagnosticar os fatores macro ambientais que poderão afetar o lucro e o sucesso da empresa a medio ou longo prazo. Para a analise interna foi aplicada a matriz SWOT, onde foram sumarizadas as forças e as fraquezas internas da empresa, e as possíveis ameaças ou oportunidades a ter em consideração durante a planificação dos objetivos seguidamente delineados. Posteriormente foram geradas as estratégias de mercado, sendo estas divididas por estratégias de segmentação (Público-alvo), baseado nas mesmas, as estratégias de targeting e posicionamento a adotar. No tópico seguinte, marketing mix, foram delineadas as características do produto e ações a desenvolver que visam ajudar empresa no lançamento do produto de suplemento alimentar, garantindo o sucesso da marca em penetrar neste novo mercado. Apesar de atualmente o marketing mix ser composto por 7Ps, só será utilizado para a criação deste plano os 4Ps principais (Produto, Preço, Promoção, Ponto de venda) face às características do produto. Após a conclusão dos pontos anteriormente descritos, o plano de marketing será concluído com a apresentação do orçamento seguido do plano de implementação, monitorização e controlo. Com base nos dados recolhidos e na estratégia delineada, conclui-se que para a empresa atingir os objetivos estipulados terá de ser desenvolvido um plano de marketing robusto com foco nas estratégias de preço, promoção e distribuição, em conjunção com a criação de uma marca que seja envolvente e atraente para o consumidor final. Por último, considera-se os pontos prévios como elementos cruciais para a sobrevivência e longevidade da empresa neste mercado.
- Tryptophan modulatory role in European Seabass (Dicentrarchus labrax) immune response to acute inflammation under stressful conditionsPublication . Machado, Marina; Peixoto, Diogo; Santos, Paulo; Ricardo, Ana; Duarte, Inês; Carvalho, Inês; Raquel Cêa de Aragão Teixeira, Cláudia; Azeredo, Rita; Costas, BenjamínThe present work aimed to study the role of dietary tryptophan supplementation in modulating the European seabass (Dicentrarchus labrax) immune condition during stressful rearing conditions (i.e., 15 days exposure to high density), as well as the immune response to acute inflammation after intraperitoneal injection of a bacterial pathogen. Stress alone did not compromise seabass health indicators. In contrast, a clear peripheral and local inflammatory response was observed in response to the inoculated bacteria. Moreover, exposure to a high stocking density seemed to exacerbate the inflammatory response at early sampling points, compared to fish stocked at a lower density. In contrast, stressed fish presented some immune-suppressing effects on the T-cell surface glycoprotein receptor expressions at a late sampling point following inflammation. Regarding the effects of dietary tryptophan, no changes were observed on seabass immune indicators prior to inflammation, while a small number of immunosuppressive effects were observed in response to inflammation, supporting tryptophan’s role in the promotion of immune-tolerance signals during inflammation. Nonetheless, tryptophan dietary supplementation improved the inflammatory response against a bacterial pathogen during stressful conditions, supported by a reduction of plasma cortisol levels, an up-regulation of several immune-related genes at 48 h, and an inversion of the previously observed, stress-induced T-cell suppression. Finally, the involvement of tryptophan catabolism in macrophages was confirmed by the up-regulation of genes involved in the kynurenine pathway. The present study brings new insights regarding the immune modulatory role of tryptophan during stressful conditions in fish, thus allowing for the development of novel prophylactic protocols during vaccination by intraperitoneal injection in the European seabass.