Browsing by Issue Date, starting with "2022-10-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Special issue on advances in marine biotechnology: exploitation of Halophyte plantsPublication . Pereira, Catarina GuerreiroHalophyte (salt tolerant) plants encompass roughly 1% of the world’s plant species that can thrive in a multitude of saline biotopes, where glycophytes (non-salt tolerant) cannot [1,2]. They are highly resistant to the abiotic constraints characteristic of saline ecosystems, such as salinity, drought, extreme temperatures, and UV radiation, having evolved specialized morphological and physiological adaptations in response to the challenges of living in such harsh conditions [1,3]. The response mechanisms to handle abiotic stress include the synthesis and accumulation of bioactive metabolites, like phenolic compounds, terpenoids, vitamins, etc. These molecules are usually powerful antioxidants but can display other biological activities such as enzyme inhibition, antimicrobial, antiinflammatory, and antitumoral activities, among others, thus granting halophytes with potential biotechnological applications for the food, pharmaceutical and cosmetic industries
- A gestão das experiências turísticas memoráveis no coração da Lapónia: o caso do Hotel Arctic BathPublication . Rodrigues, Frederico Alexandre Mestre; Matos, Nélson; Almeida, ClaudiaO presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular no hotel Arctic Bath, como parte da especialização em Marketing Turístico do Mestrado em Turismo da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. O trabalho encontra-se dividido em quatro capítulos: no primeiro capítulo, estão descritos os objetivos do estágio, a metodologia adotada e a importância da gestão das experiências turísticas memoráveis. O objetivo principal deste estágio consistiu em adquirir experiência na área de estudos, permitindo, durante a sua execução, identificar, avaliar e analisar o impacto da experiência turística na unidade hoteleira na memória dos hóspedes. A abordagem metodológica consistiu na observação participante, uma vez que esta técnica oferece a oportunidade de observar e documentar as tarefas executadas enquanto existe uma integração do estagiário na vida social da comunidade local. No capítulo dois, é apresentada a revisão da literatura, uma revisão teórica com base na experiência turística no hotel e região em causa, bem como no contexto das atividades desempenhadas durante o período de estágio. No terceiro capítulo, procedeu-se à caraterização da entidade, com a posterior apresentação das diversas atividades desenvolvidas e a sua importância, tanto no contexto empresarial como para próprio desenvolvimento pessoal e profissional do aluno. O estágio teve uma duração de aproximadamente oito meses e foi realizado sob a supervisão da Dra. Klara Ranggård, Diretora Geral do Arctic Bath. Por último, são descritos alguns dos desafios associados ao estágio, que no final se transformaram em grandes desafios pessoais e profissionais, tendo em conta o facto da integração numa organização prestigiada e com uma equipa multicultural, acabando o processo de aprendizagem com os colegas de trabalho ser muito gratificante. Durante a realização do estágio existiram algumas limitações, a principal relacionada com o facto de não ter existido contacto com o Departamento de Marketing e Vendas. A adaptação às condições climáticas e a carga horária exercida em certas alturas do estágio foi bastante exigente.
- A educação social e os direitos humanos em tempos de pandemiaPublication . Luísa, CláudiaContexto e Objetivo: Em Portugal, como na maior parte dos países do Mundo, atravessamos uma conjuntura de graves desigualdades sociais, fenómenos de exclusão social e pobreza, aumento do desemprego e falta de oportunidades, situações agravadas pela Pandemia da COVID-19. Deste modo, o objetivo principal do estudo foi conhecer as perceções dos educadores sociais, a trabalhar no Algarve, acerca dos impactos da pandemia na sua vida profissional. Como objetivos específicos pretendia-se fazer uma caracterização sociodemográfica dos educadores sociais; conhecer as principais dificuldades que sentiram em contexto profissional durante a pandemia; identificar as suas estratégias de superação bem como conhecer a sua opinião acerca do respeito pelos direitos humanos. Método: É um estudo de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A amostra foi por conveniência, e abrangeu 32 educadores sociais. A recolha de dados foi realizada através de inquéritos por questionário, preenchidos no Google Forms, constituídos por questões maioritariamente abertas. As respostas foram sujeitas a análise de conteúdo. Resultados: Os resultados permitiram identificar as dificuldades sentidas pelos educadores sociais em contexto profissional, nomeadamente a dificuldade na gestão dos recursos humanos, dada a falta de pessoas e também a dificuldade em manter o distanciamento social. A maioria dos respondentes considera que os direitos humanos foram negligenciados quer no seu local de trabalho quer na sociedade. Conclusões: Pensa-se que será um futuro complexo e de muito trabalho para os educadores sociais e para todas as pessoas envolvidas nos processos de tomada de decisão, implementação e avaliação de atividades e projetos, como forma de ultrapassar os desígnios deixados pela pandemia da COVID-19.