Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A gestão das experiências turísticas memoráveis no coração da Lapónia: o caso do Hotel Arctic Bath

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular no hotel Arctic Bath, como parte da especialização em Marketing Turístico do Mestrado em Turismo da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. O trabalho encontra-se dividido em quatro capítulos: no primeiro capítulo, estão descritos os objetivos do estágio, a metodologia adotada e a importância da gestão das experiências turísticas memoráveis. O objetivo principal deste estágio consistiu em adquirir experiência na área de estudos, permitindo, durante a sua execução, identificar, avaliar e analisar o impacto da experiência turística na unidade hoteleira na memória dos hóspedes. A abordagem metodológica consistiu na observação participante, uma vez que esta técnica oferece a oportunidade de observar e documentar as tarefas executadas enquanto existe uma integração do estagiário na vida social da comunidade local. No capítulo dois, é apresentada a revisão da literatura, uma revisão teórica com base na experiência turística no hotel e região em causa, bem como no contexto das atividades desempenhadas durante o período de estágio. No terceiro capítulo, procedeu-se à caraterização da entidade, com a posterior apresentação das diversas atividades desenvolvidas e a sua importância, tanto no contexto empresarial como para próprio desenvolvimento pessoal e profissional do aluno. O estágio teve uma duração de aproximadamente oito meses e foi realizado sob a supervisão da Dra. Klara Ranggård, Diretora Geral do Arctic Bath. Por último, são descritos alguns dos desafios associados ao estágio, que no final se transformaram em grandes desafios pessoais e profissionais, tendo em conta o facto da integração numa organização prestigiada e com uma equipa multicultural, acabando o processo de aprendizagem com os colegas de trabalho ser muito gratificante. Durante a realização do estágio existiram algumas limitações, a principal relacionada com o facto de não ter existido contacto com o Departamento de Marketing e Vendas. A adaptação às condições climáticas e a carga horária exercida em certas alturas do estágio foi bastante exigente.
The objetive of the present report is to show all readers the activities undertaken within the curricular internship at Arctic Bath hotel, as part of the Tourism Marketing branch of the master’s degree in Tourism, in the School of Management, Hospitality and Tourism, Universidade do Algarve. This report is divided into four chapters: in the first part, the objectives of the internship, the methodology adopted and the importance of managing memorable tourist experiences are described. The internship’s main objetive was to acquire experience within the area of studies, allowing during its execution, to identify, evaluate and analyze the impact of the tourist experience in the hotel in the memory of the guests. The methodological approach used (participant observation) provided the opportunity to observe and describe the tasks performed while being integrated into the social life of the local community. In the chapter two, a literature review is presented, a theoretical review based on the tourist experience in the hotel and the region, as well as in the context of the activities performed during the internship period. The third chapter characterizes the host organization and so the activities developed and their importance are explained, both in the business context and for the intern’s own personal and professional development. The internship lasted approximately eight months and was completed under the supervision of Klara Ranggård, hotel’s General Manager. At last, the challenges associated to the internship are stated, which some of them ended up turning into great personal and professional challenges, taking into account the integration in a prestigious organization with a multicultural team, plus the learning process along the workmates being very rewarding. There were also faced some limitations, the major one being related to the fact that there was not any contact with the Marketing and Sales Department. Furthermore, the adaptation to the climate conditions and the performed overtime at certain times of the internship was quite demanding.

Description

Keywords

Experiências turísticas Gestão das experiências memoráveis Hotelaria Turismo de inverno

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License