Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-25"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Ideação suicida em mulheres jovens-adultas vítimas de violência no namoroPublication . Viana, Gabriela Cavali; Brás, MartaOs jovens adultos são um grupo de risco para a ideação e comportamentos suicidas, o que é frequentemente associado aos acontecimentos de vida negativos. A violência no namoro é um desses acontecimentos, cujo impacto tem sido reportado, identificando-se múltiplas consequências psicológicas, como a ideação suicida. Contudo, o estudo dos fatores psicológicos que podem influenciar esta relação ainda é escasso. Neste sentido, o presente estudo procurou analisar a relação entre a vitimação por violência nas relações de namoro e a ideação suicida em mulheres jovens-adultas e as potenciais relações de mediação e moderação existentes na relação entre vitimação por violência no namoro e a ideação suicida. Participaram no estudo 136 jovens-adultas, do sexo feminino, com uma média de 24.8 (DP = 3.17) anos. As participantes preencheram medidas de ansiedade, sintomatologia depressiva, dificuldades de regulação emocional, ideação suicida e de táticas de resolução de conflitos experienciadas em relações de namoro. A recolha de dados foi efetuada através de uma plataforma online. A amostra revelou elevada prevalência de vitimação por violência nas relações de namoro (75.7%) e 15.4% das participantes apresentaram níveis mais elevados de ideação suicida. As jovens-adultas com história de vitimação e de psicopatologia apresentaram níveis significativamente mais elevados de ansiedade, depressão, dificuldades de regulação emocional e de ideação suicida. Foram encontradas correlações positivas e significativas entre a vitimação e a ideação suicida, bem como, entre a agressão psicológica e a ideação suicida. Ademais, as análises de mediação e moderação revelaram que a relação entre a vitimação e a ideação suicida é mediada pela regulação emocional e moderada pela ansiedade e pela sintomatologia depressiva. Os resultados encontrados neste estudo corroboram a necessidade de se continuar a investir em esforços para a prevenção da violência no namoro e do suicídio e da possibilidade de se implementar estratégias que integrem os fenómenos, de forma a alargar a efetividade das ações preventivas.
- O contágio emocional na Dark TetradPublication . Cordeiro, Teresa Corôa Oliveira; Martins, Ana Teresa; Faísca, LuísA Dark Tetrad (DT) tem vindo a ser associada a défices na capacidade empática, sobretudo no que respeita à empatia afetiva. Como parecem ter uma empatia cognitiva preservada, sujeitos com traços DT parecem discernir acerca do estado emocional dos outros mantendo-se frios e distantes desses estados, ou seja, parecem revelar-se menos permeáveis ao contágio das emoções dos outros. Neste sentido, sujeitos com traços DT, sobretudo os maquiavélicos, conseguem ter uma tomada de perspetiva certeira e a frieza emocional necessária em prol da manipulação que lhes é característica. Estas capacidades dos sujeitos da DT têm sido verificadas na literatura. Contudo, são escassos os estudos que exploram a capacidade que sujeitos com altos níveis de DT têm no contágio dos outros. Assim sendo, foi nosso principal objetivo analisar como é que estes indivíduos, com elevados traços de DT, em especial, indivíduos com altos traços maquiavélicos são capazes de utilizar as suas competências empáticas e frieza emocional para contagiar emocionalmente os outros. Para o efeito, foram recrutados 30 participantes, 6 “atores”, pelas suas características DT (2 maquiavélicos, 2 com altos níveis de DT e 2 com baixos níveis de DT) e 24 "juízes", pelos seus baixos níveis de DT (SD4) e valores medianos de empatia (IRI e BES). Os atores narraram histórias de vida aos juízes, e a sua reatividade emocional foi medida com recurso ao Self-Assessment Manikin. Os principais resultados sugerem que, quando os estímulos são positivos (histórias alegres), os atores altos em DT e os atores maquiavélicos parecem menos competentes a contagiar emoções. Curiosamente, quando se tratava de histórias tristes os atores altos em DT e maquiavélicos foram, de forma significativa, mais competentes a representá-las e a contagiar os juízes. Estes resultados são discutidos à luz da literatura atual acerca do contágio emocional nas personalidades negras.
- Impacto do conflito trabalho-família e família-trabalho no teletrabalho durante a pandemia COVID-19: efeitos no burnout e no bem-estar dos colaboradoresPublication . Carreiras, Beatriz Simões; Sousa, CátiaO contexto deste estudo, descreve um período onde o teletrabalho foi implementado de forma obrigatória como medida preventiva no âmbito da COVID-19. Esta transição foi acompanhada pelo aumento das exigências domésticas e familiares decorrentes do confinamento, que parece dificultar o alcance do balanço trabalho-família das famílias portuguesas, que consequentemente terá impacto a nível do bem-estar dos trabalhadores. Neste sentido, esta investigação tem como propósito observar o efeito da centralidade trabalho-família e família-trabalho (Cent TF-FT) sobre o conflito trabalho-família e família-trabalho (CTF-FT), assim como observar o efeito destas variáveis no burnout e no bem-estar dos trabalhadores em regime de teletrabalho durante a pandemia. É ainda objetivo deste estudo examinar o papel mediador do balanço TF, na relação entre CTF-FT, bem-estar e burnout. Através de uma amostra de 592 participantes, os resultados evidenciam que a maioria da amostra possui uma maior centralidade na família, e demonstraram uma dificuldade generalizada na conciliação destes dois domínios durante o período pandémico. Por fim, observaram-se diferenças de género estatisticamente significativas quanto ao burnout, onde o género feminino apresenta níveis superiores, e ainda quanto ao balanço TF, onde as mulheres apresentam uma média inferior que o sexo masculino. Os resultados obtidos através deste estudo contribuem não só para a literatura, ao fornecer informação acerca da temática do teletrabalho e interface trabalho-família, mas também para as organizações que pretendam implementar esta prática em larga escala, considerando a proteção do bem-estar dos seus colaboradores.
- Estudo comparativo da sintomatologia depressiva e ansiosa em jovens adultos com e sem comportamentos autolesivosPublication . Sabino, Daniela Revez; Brás, MartaO comportamento autolesivo e suicidário constituem-se como parte de um complexo problema de saúde pública, sendo muito comum nas faixas etárias mais novas, como os jovens-adultos. Desta forma, torna-se importante identificá-los e perceber quais os fatores psicológicos que podem estar subjacentes a tais comportamentos. Comparar os indivíduos com e sem comportamentos autolesivos parece permitir, conhecer e diferenciar o início do processo suicidário e poderá ajudar a prevenir autolesões futuras. O objetivo geral do presente estudo consiste em analisar a influência da ansiedade, depressão, regulação emocional e ideação suicida nos jovens com comportamentos autolesivos e sem comportamentos autolesivos. Participaram 123 jovens adultos, entre os 18 e os 30 anos sendo 98 participantes do sexo feminino (79.7%) e 25 do sexo masculino (20.3%) que preencheram instrumentos para avaliar a história de comportamentos autolesivos, os níveis de ansiedade, depressão, as dificuldades de regulação emocional e a ideação suicida. O design do estudo desenvolvido é transversal, descritivo-correlacional. Os principais resultados mostram que, para além de ser o sexo feminino que mais comete comportamentos autolesivos, é também o grupo com comportamentos autolesivos que apresenta níveis mais elevados de ansiedade, depressão e défices de regulação emocional em comparação com o grupo sem comportamentos autolesivos. Relativamente à ideação suicida, também existe uma maior incidência desta no grupo com CAL (ideação negativa) e uma menor incidência no grupo sem CAL (ideação positiva). Quanto ao diagnóstico anterior de problemas psicológicos e/ou psiquiátricos este permitiu distinguir os dois grupos, sendo mais comum no grupo com comportamentos autolesivos. Os resultados são consistentes com estudos prévios, salientando a importância de considerar estes fatores psicológicos no âmbito das atividades de prevenção e intervenção nos comportamentos autolesivos e ideação suicida.
- A cultura organizacional no centro Hospitalar Universitário do Algarve: perceção dos profissionais dos serviços de internamento de medicina interna da unidade de FaroPublication . Pereira, Weska Glacielly Resende; Pescada, SusanaConhecer a cultura de uma organização é importante para impulsionar a sua competitividade e a produtividade, uma vez que esta intervém nos diferentes setores e níveis da organização, influenciando todos os que a integram, tanto ao nível do seu comportamento, como também ao nível do desempenho organizacional. A presente dissertação procurou, deste modo, diagnosticar a Cultura Organizacional dos serviços de internamento de medicina interna de uma unidade hospitalar do setor público a partir da perceção dos seus profissionais. Metodologicamente, o estudo seguiu uma abordagem de natureza quantitativa, assente num desenho de investigação de corte transversal, com recurso ao inquérito por questionário. Para o efeito, foi aplicado o Organizational Culture Assessment Instrument a um total de 68 profissionais. Os resultados do estudo permitiram caracterizar o perfil da cultura organizacional predominante, em que os profissionais reconhecem as culturas Clã e Hierárquica como as que prevalecem atualmente. Os dados refentes à cultura ideal apresentaram uma maior expressividade quando comparados com a cultura atual. Este padrão mantém-se quando se analisou a perceção dos profissionais nos diferentes grupos sociodemográficos. Os factos identificados na investigação permitiram, assim, concluir que o diagnóstico da cultura organizacional é factível e relevante, constituindo-se como um ponto de partida para a determinação de políticas e medidas de gestão que visem o sucesso da Organização.
- Underwater assessments revealed a raydominated assemblage in the elasmobranch reef communities along Sabah's coastal watersPublication . Gallien, Ruben Bao; Erzini, Karim; Manjaji-Matsumoto, Mabel B.Os elasmobrânquios, também conhecidos como Chondrichthyes (peixes cartilagíneos), são compostos por tubarões, raias, patas e quimeras. Durante as últimas décadas, a procura global de produtos de tubarão (barbatanas, guelras, carne, cartilagem) levou a uma sobreexploração causando uma enorme queda da diversidade e abundância de elasmobrânquios. Paralelamente disso, a expansão e urbanização da costa estão a induzir mudanças comportamentais e destruição de habitats das espécies costeiras. Sendo estas K - espécies selecionadas (longa duração, baixo número de descendentes, maturidade sexual tardia, etc...), são sensíveis à degradação dos seus ecossistemas e à sobrepesca. De facto, como consequência da sobrepesca, a maioria das espécies de elasmobrânquios são agora consideradas em perigo ou ameaçadas. No Estado de Sabah (ilha de Bornéu, Malásia), os elasmobrânquios são consumidos localmente ou exportados para os principais mercados estrangeiros (Singapura, Hong Kong e China), onde a sopa de barbatanas de tubarão é considerada uma importante iguaria. Os elasmobrânquios não são espécies alvo das pescarias, sendo capturados principalmente como capturas acessórias (“bycatch”) em redes de arrasto e redes de deriva. No entanto, os pescadores da pesca artesanal ou pequena pesca retêm-nos quando os capturam, uma vez que estes representam uma fonte extra de rendimento. No âmbito do consumo local, o povo malaio utiliza todo o corpo dos elasmobrânquios, quer para alimentação (carne e barbatanas, diferentes formas de consumo), quer para cuidados pessoais (cartilagem, dentes, maxilares). Em 2016 foi elaborado na Malásia um Plano Nacional de Ação para os tubarões (NPOA-Sharks), que visa promover a sua conservação, gestão e sensibilização através de 7 itens principais. Em 2014, o NPOA-Shark foi melhorado e, este verão, quando estive na Malásia, o meu orientador local participou num simpósio com o objetivo de escrever o NPOA-Shark 2. Apesar da fiscalização da pesca, a Malásia, e especialmente o estado de Sabah, continua a ser um importante mercado asiático para o comércio de barbatanas de tubarão. Estudos nacionais realizados na última década mostraram que a maioria dos pescadores da pequena pesca são contra a proibição total da pesca de elasmobrânquios, uma vez que esta faz parte do seu modo de vida e da alimentação local. O objetivo do presente estudo é avaliar a abundância e a riqueza específica das populações de elasmobrânquios em diferentes locais do estado de Sabah. A área principal de análise foi o Parque Tunku Abdul Rahman (TARP), a Área Marinha Protegida (AMPs) mais antiga do país. Foram também consideradas outras AMPs. Comparações entre abundância e riqueza específica foram realizadas para as águas protegidas e não protegidas adjacentes aos limites das AMPs consideradas. Para realizar esta tarefa, foram efetuadas observações utilizando câmaras de vídeo iscadas (Baited Remote Underwater Video Systems - BRUVS) e censos visuais subaquáticos (Underwater visual census - UVC). As zonas de amostragem localizaram-se nas linhas de costa de Sabah e incluíram três Áreas Marinhas Protegidas , incluindo o TARP, e duas áreas sem estatuto de proteção. Pretendeu-se com este estudo investigar a eficácia do TARP e verificar se uma AMP multiuso é suficiente para a conservação e a gestão adequada das populações de elasmobrânquios que ocorrem dentro de suas fronteiras. As abundâncias relativas e a riqueza específica foram estimadas e analisadas. Além disso, os objetivos deste estudo incluíram ainda a avaliação dos fatores que influenciam as populações de elasmobrânquios, tais como profundidade, visibilidade ou tipo de fundo. Os BRUVS foram lançados a partir do barco nos locais de amostragem, sendo separados por, pelo menos, 200-300 metros dos locais de UVC, de forma a evitar que elasmobrânquios individuais fossem atraídos pelo isco e, por isso, registados nos censos visuais subaquáticos. O isco foi comprado na manhã anterior à sessão de campo, para garantir a frescura, e a mistura foi preparada a bordo. Para as amostragens com UVC, e uma vez que é particularmente difícil avaliar os elasmobrânquios durante a realização de um transecto (eles fogem dos mergulhadores), foi utilizada uma metodologia padronizada, em que , os mergulhadores registaram espécies e abundâncias durante 3 minutos (correspondente a uma distância de 50 metros), seguindo uma direção linear e mantendo-se à mesma profundidade. Trata-se de um método semelhante ao método de transecto de cintura utilizado em diferentes estudos de elasmobrânquios, em que os mergulhadores seguem um transecto e registam os indivíduos avistados. No presente caso, os mergulhadores nadaram muito lentamente, a menos de 1m por segundo, perto do fundo. De forma a minimizar a perturbação devido à presença do mergulhador, foi feito um intervalo de pelo menos 20 metros ou poucos minutos a nadar antes de iniciar outro registo de transectos. Para cada transecto, as espécies observadas e a cobertura do fundo (percentagem de recifes de coral, areia, rocha e rublos) foram registadas numa placa de registo subaquática. Foram observados um total de 86 elasmobrânquios de oito espécies (cinco de tubarões e três de raias). As raias representaram 69,7% (n=60) dos avistamentos, e os tubarões 30,3% (n=26). Duas espécies de raias com manchas azuis (Taeniura lymma, n=41, 47,7% e Neotrygon orientalis, n=17, 19,8%) foram identificadas como as espécies mais abundantes. A espécie de tubarão mais abundante foi o Carcharhinus melanopterus, com 11 indivíduos registados. A maioria dos elasmobrânquios foram observados nas AMPs (n=73 indivíduos). Apenas 13 elasmobrânquios foram avistados nas áreas sem estatuto de proteção, oito indivíduos em PPP e cinco indivíduos em PS. O TARP parece ser o local com a maior abundância e riqueza específica de elasmobrânquios (n=49, nove indivíduos pertencentes ao grupo dos tubarões e 40 às raias). Foram construídos quatro gráficos de caixa para representar a abundância e a riqueza específica, por grupo de localização (três grupos: TARP, outras AMPs e zonas fora das AMPs). Os gráficos de caixa foram construídos por profundidade: águas pouco profundas de 0 a 12m de profundidade e águas profundas de 12m a 36m de profundidade (o mais profundo dos transectos). Realizamos duas Análises de Componentes Principais (PCA) para analisar a abundância e riqueza específica dos elasmobrânquios. Alguns parâmetros foram testados para avaliar o seu efeito sobre as duas variáveis. A visibilidade foi claramente o fator mais importante a influenciar a abundância e a riqueza específica. A proporção do fundo com recife de coral foi o segundo factor com maior impacto. De facto, o maior número de elasmobrânquios foi observado no fundo de recife de coral, quando comparado com o número de indivíduos observado em fundo de areia ou cascalho. A tabela da Análise Fatorial de Correspondência (FCA) mostra onde uma espécie foi mais observada em função das três diferentes localizações. ta De acordo com esta análise, tal como nos resultados obtidos para a abundância e a riqueza específica, verificou-se a existência de uma quantidade significativa de transectos onde não se observou nenhum elasmobrânquio. Para as duas espécies de raias com manchas azuis (Taeniura lymma e Neotrygon orientalis), as duas espécies de elasmobrânquios dominantes deste estudo, o TARP é o local de amostragem onde o maior número de exemplares foi avistado. Paralelamente, estas são as duas únicas espécies encontradas nas três localizações diferentes, mostrando uma distribuição generalizada dentro das águas de Sabah. Paralelamente, o tubarão do recife de ponta preta (Carcharhinus melanopterus), a espécie de tubarão mais comum do estudo, também foi avistado apenas nas AMPs. Os resultados apresentados comprovam a importância das AMPs para a conservação dos elasmobrânquios. No que diz respeito à abundância de elasmobrânquios, o TARP é o local onde a maioria dos indivíduos foi observada, o que se deve relacionar com o maior número de mergulhos (portanto, transectos e avistamentos) em relação a qualquer outro local. Na generalidade verifica-se que a abundância de elasmobrânquios é maior para o TARP do que para qualquer um dos outros locais de amostragem, principalmente porque o número de transectos não é o mesmo. Quando comparamos os indivíduos do grupo de elasmobrânquios avistados, verifica-se que a abundância nas águas profundas do TARP é menor do que nas outras duas AMPs, mas, em geral, é maior em relação às águas desprotegidas. Esses resultados estão de acordo com estudos anteriores, mostrando a importância das AMPs e santuários de tubarões para sua conservação.
- Parâmetros laboratoriais realizados durante a gestaçãoPublication . Severino, Ariana Gil; Silva, Isabel Maria Júlio daA gravidez é um momento único na vida de uma mulher que requer um cuidado acrescido, e por isso é fundamental a realização do rastreio pré-natal. Durante a gestação, ocorre uma modificação fisiológica corporal e emocional que resulta no nascimento de uma ou mais crianças. A forma como se vivem estas transições e transformações é individual visto que, todas as gestações são diferentes, mesmo quando vividas pela mesma mulher em diferentes circunstâncias ao longo do tempo. Por este motivo, todos os profissionais que vigiam gestantes têm já a experiência da diversidade das perguntas que são colocadas durante a gestação. Assim, o seu acompanhamento faz diminuir drasticamente a morbilidade e mortalidade maternas, fetais e infantis. Ao longo do tempo tem-se assistido a um avanço na qualidade da vigilância pré-natal e neonatal prestada à grávida e ao recém-nascido. Durante a gestação, são prescritas análises clínicas e outros parâmetros analíticos específicos. As análises ao sangue proporcionam informação essencial e variada sobre a saúde da mãe e do futuro bebé. Esta dissertação tem como objetivo abordar a importância de certos parâmetros laboratoriais a efetuar na grávida durante toda a gestação, nomeadamente, a determinação fenotípica do grupo sanguíneo (sistema AB0 e Rh) e da pesquisa de aglutininas irregulares, o hemograma, a prova de tolerância à glucose, a urocultura, o Streptotoccus do grupo B e a determinação serológica da toxoplasmose, rubéola, Citomegalovírus, Vírus Hepatite B, VIH, Sífilis. Também irá ser abordado potenciais rastreios a realizar no decurso da gestação tais como o rastreio do colo do útero, de aneuploidias e da pré-eclâmpsia. Conclui-se que, os rastreios pré-natais representam um papel fundamental na prevenção e/ou deteção precoce de patologias tanto a nível materno como a nível fetal, permitindo um desenvolvimento saudável do bebé e reduzindo os riscos da grávida. Palavras-Chave: Gravidez, Rastreio pré-natal, Rastreio do Cancro do Colo do Útero, Rastreio Pré-eclâmpsia e Rastreio de Aneuploidias.
- Anthropogenic disturbance effects on two sympatric species of gulls, Larus michahellis & Ichthyaetus audouinii, during the breeding season in Deserta island (Portugal)Publication . Bocelli, Giulia; Norte, Ana Cláudia; Serrão, EsterThe presence of humans and their activities are intensifying in coastal ecosystems leading to disturbance of wildlife and strong habitat modifications. Colonial seabirds that breed in coastal areas are an example of a particularly susceptible group to such pressures. Among the methods to assess the anthropogenic impact, physiological records can account for stress responses behind possible behavioral adaptations. We investigated if and how the anthropogenic presence in the reproductive colonies of the two sympatric species of seagulls, impact on their physiology and behavioral response. We selected the Yellow-legged gull (Larus michahellis) and the Audouin’s gull (Ichthyaetus audouinii), due to their differential habits of interaction with humans. We recorded their heart rate during a designed walking-operator’s disturbance experiment for a total of 6 days during incubation. With this aim we deployed artificial egg devices equipped with a microphone and a thermometer in 24 nests of each species, in two selected areas of each reproducing colony. We characterized each experimental nest by deploying a thermohygrometer to track the microhabitat temperature, recording vegetation maximum high and percentage cover, and using the dummy egg thermometer for nest chamber temperatures evaluation. Both species suffered an increase in heart rate just before leaving the nest unattended when disturbed by the operator. Contrary to expectation, the variation in heart rate response from undisturbed to disturbed conditions was similar between species. External factors such as the environmental temperature and the vegetation coverage proved to be related for both species, with the heart rate response, time necessary to resume incubation, and the hatching success. This study represents a first insight into the stress physiology of Yellow-legged and the Audouin’s gulls and confirms the utility of the artificial egg as a minimal-invasive biologging tool for physiological research in incubating birds. These results lead us to hypothesize that global warming, extension of the human niche, and landscape modification, may threaten the reproductive success and fitness of colonial seabirds.
- Interspecific interactions between short-beaked common, Atlantic spotted and striped dolphins in the Pico Island, AzoresPublication . Costa, Lara Rodrigues; Castilho, RitaThe interspecific tendency of association is well known for many species, including primates, birds and cetaceans. While the exact factors that promote these interactions are still largely uncertain, it is highly probable that one or both species benefit from their association. Three cetacean species share the same habitat in the Azores and have the same feeding habitats, shortbeaked common dolphin (Delphinus delphis), striped dolphin (Stenella coeruleoalba) and Atlantic spotted dolphin (Stenella frontalis), being occasionally seen together. This project aims to evaluate these associations and determine the main factors influencing these interspecific interactions and their benefits. This study collected data in the surrounding waters of Pico Island, Azores, during seven consecutive years (2012-2018), using opportunistic platforms such as whale watching boats, that despite some limitations, have already been proven to be a way of cost-efficient data collection and a source of reliable data for research. A total of 1452 trips that resulted in 1289 sightings of Delphinus delphis, 317 sightings of Stenella coeruleoalba, 488 sightings of Stenella frontalis and a total of 82 interspecific interactions sightings (including at least two of these three target species) were analyzed, studying the behavior, bathymetry, distance to coast and presence of calves for each sighting. Statistical tests were performed to proceed to multiple comparisons between the drivers and the observations with and without interactions, revealing that in the majority of the statistical analysis only the striped dolphin had associations with the interactions, with the common dolphin showing less frequent associations and the spotted dolphin not showing any. The results showed that only the striped dolphin had an association with interaction and the main driver was concluded to be the increase of the foraging success, while the common dolphin showed to be driven by social reasons, such as the increase of the group size and the Atlantic spotted dolphin did not show any tendency to associate.
- Mussel meal as a potential ingredient in diets for the whiteleg shrimp (Litopenaeus vannamei)Publication . Claessens, Stefan Willem Bert; Aragão, Cláudia; Vieira, Felipe do NascimentoThe global aquaculture production is growing immensely in all aspects and has already surpassed the output from wild caught fish and shellfish industries. The farming of Litopenaeus vannamei is one of the biggest contributors to this market. Originally, L. vannamei is native to the tropical marine habitats, but due to its high value, farming of these species expanded to the subtropical areas. Therefore, low temperatures have become one of the major constraining factors to the L. vannamei culture. Besides this, concerns about the sustainability of this industry lead to the search for new, healthy and sustainable ingredients for aquafeeds, like bivalves, due to their nutritional value and low trophic level. In this experiment, mussel meal (species Perna perna) was evaluated as a potential ingredient in L. vannamei diets to improve growth and cold resistance of the shrimp. Five experimental diets (0%, 1%, 2%, 3% and 4% of mussel meal inclusion) were evaluated for 8 weeks in twenty polyethylene tanks of 400 liter (n = 4). Each tank was stocked with 40 shrimps (3.5 ± 0.5 g), filled with sea water and kept under constant aeration and temperature of 28.4 ± 0.4 °C. Every day 100% of the water was exchanged to maintain the water quality. After 8 weeks of experiment a thermal shock treatment was performed to analyse the cold resistance of the shrimp. Shrimps that were fed with the 1% and 2% mussel meal diets had a significantly higher final weight, weekly weight gain and lower FCR than the control, 3% and 4% mussel meal treatments. The shrimps fed with the 2% mussel meal diet had the best growth results. Further, no differences were observed in thermal shock resistance and survival among the treatments. In conclusion, mussel meal can be used as a potential ingredient in whiteleg shrimp diets.