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- Perfecionismo e (in)satisfação com a imagem corporal em praticantes de exercício físicoPublication . Ferreira, Liliana Filipa Campos; Carmo, CláudiaO estudo do perfeccionismo e da satisfação e insatisfação com a imagem corporal é um tema abordado em diferentes contextos, como na Psicologia, desporto e saúde física e, tem vindo a aumentar nas últimas décadas. Torna-se relevante estudar a população que pratica exercício físico, visto que a imagem corporal nos dias de hoje é cada vez mais valorizada. O perfecionismo pode ter um impacto positivo na vida dos indivíduos, o que leva a obterem bons resultados e sucesso, por outro lado, também pode ter um impacto negativo que está associado a perturbações psicológicas. Este estudo teve como principal objetivo compreender a relação entre os níveis de perfecionismo e a satisfação com a imagem corporal numa população de praticantes de exercício físico. A amostra foi constituída por 38 adultos de ambos os sexos (57,9% mulheres e 42,1% homens) com idades compreendidas entre os 18 e os 52 anos. Os participantes preencheram um questionário de caracterização sociodemográfica, uma medida multidimensional de perfecionismo e um questionário de imagem corporal que avalia a (in)satisfação com a imagem corporal. Os resultados sugerem que os praticantes de exercício físico do sexo feminino apresentam valores de insatisfação corporal mais elevados do que os homens, no entanto estas diferenças não foram significativas. No que se refere às subescalas do perfecionismo, a que apresentou níveis mais elevados e que teve maior prevalência foi a subescala do Perfecionismo Auto-Orientado e não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas relativamente à diferença entre sexos. A análise dos resultados sugere que níveis mais elevados de perfecionismo, correspondem a uma maior insatisfação com a imagem corporal, por parte dos sujeitos que praticam exercício físico.
- Multicompartment body composition analysis in older adults: a cross-sectional studyPublication . Rossini-Venturini, Ana C.; Veras, Lucas; Abdalla, Pedro P.; Santos, André P. d.; Tasinafo-Junior, Márcio F.; Silva, Leonardo S. L. d.; Alves, Thiago C.; Ferriolli, Eduardo; Romo-Perez, Vicente; Garcia-Soidan, Jose L.; Mota, Jorge; Machado, DalmoBackground During aging, changes occur in the proportions of muscle, fat, and bone. Body composition (BC) alterations have a great impact on health, quality of life, and functional capacity. Several equations to predict BC using anthropometric measurements have been developed from a bi-compartmental (2-C) approach that determines only fat mass (FM) and fat-free mass (FFM). However, these models have several limitations, when considering constant density, progressive bone demineralization, and changes in the hydration of the FFM, as typical changes during senescence. Thus, the main purpose of this study was to propose and validate a new multi-compartmental anthropometric model to predict fat, bone, and musculature components in older adults of both sexes. Methods This cross-sectional study included 100 older adults of both sexes. To determine the dependent variables (fat mass [FM], bone mineral content [BMC], and appendicular lean soft tissue [ALST]) whole total and regional dual-energy X-ray absorptiometry (DXA) body scans were performed. Twenty-nine anthropometric measures and sex were appointed as independent variables. Models were developed through multivariate linear regression. Finally, the predicted residual error sum of squares (PRESS) statistic was used to measure the effectiveness of the predicted value for each dependent variable. Results An equation was developed to simultaneously predict FM, BMC, and ALST from only four variables: weight, half-arm span (HAS), triceps skinfold (TriSK), and sex. This model showed high coefficients of determination and low estimation errors (FM: R2adj: 0.83 and SEE: 3.16; BMC: R2adj: 0.61 and SEE: 0.30; ALST: R2adj: 0.85 and SEE: 1.65). Conclusion The equations provide a reliable, practical, and low-cost instrument to monitor changes in body components during the aging process. The internal cross-validation method PRESS presented sufficient reliability in the model as an inexpensive alternative for clinical field use.
- Relatório de estágio curricular: AlgardataPublication . Honrado, Bruna Sofia Brasão; Agapito, DoraDe forma a concluir o ciclo de estudos de Gestão de Marketing, oferecido pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, foi realizado o estágio curricular no Departamento de Marketing da Algardata, empresa de sistemas informáticos que atua na esfera nacional e internacional, e respetivo relatório. A escolha esta opção de finalização de curso decorreu da vontade de poder pôr em prática, em contexto real de empresa, os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do mestrado, desenvolvendo dessa forma também competências práticas em marketing. O propósito deste documento é o de descrever as tarefas realizadas ao longo de 320 horas de estágio, enquadrando a ação numa revisão de literatura que aborda conceitos básicos de marketing assim como da relação do marketing a par das tecnologias (de forma a relacionar ambas temáticas presentes neste estágio). As funções desempenhadas centravam-se inicialmente e principalmente no planeamento de marketing e de ações de melhoria para a Algardata e para uma empresa do grupo, Techland. Não obstante, a produção de conteúdos para redes sociais e blog também fez parte das tarefas realizadas pela estagiária. O relatório está dividido em cinco capítulos: introdução, enquadramento teórico das principais temáticas do estágio, metodologia de investigação que guiou a atuação da aprendiz no contexto de estágio, descrição da empresa acolhedora de estágio e das tarefas realizadas pela estagiária e, por fim, as considerações finais acompanhadas de uma reflexão crítica sobre o estágio curricular. A realização deste estágio confirmou a importância desta componente para o desenvolvimento de competências na área do marketing, pois permitiu aplicar a teoria adquirida num ambiente real, aumentando assim as competências técnicas, comunicacionais e criativas necessárias para o futuro profissional da estagiária.