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- Comunicação Omnichannel: relatos de um estágio no Designer Outlet AlgarvePublication . António, Catarina Coelho; Agapito, DoraO presente relatório de estágio tem como objetivo descrever as funções e tarefas desempenhadas ao longo do estágio curricular realizado na área de Marketing do Designer Outlet Algarve (DOA) e apresenta-se como trabalho final para conclusão do mestrado em Gestão de Marketing, na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Este estágio decorre do interesse em complementar e fortalecer a componente letiva deste curso de segundo ciclo através do acompanhamento de uma equipa de profissionais no domínio do retalho. As funções e tarefas desempenhadas neste estágio encontram-se enquadradas por uma revisão de literatura na área da comunicação omnichannel, o que permite estabelecer pontes e perspetivar a articulação entre a teoria e a prática da profissão. A realização do estágio demonstrou-se essencial para o desenvolvimento de competências na área do Marketing, uma vez que permitiu colocar em prática as ferramentas adquiridas ao longo da componente letiva deste programa de mestrado.
- Experiências gastronómicas sustentáveis: contexto e evolução: revisão sistemática de literaturaPublication . Neves, Marianys Girão Fernandez; Matos, Nélson; Ribeiro, Filipa PerdigãoO turismo gastronómico constitui uma ferramenta poderosa no desenvolvimento das comunidades pelo valor agregado à experiência turística, daí a atenção dos diferentes stakeholders para aprofundar os estudos na perspetiva da sustentabilidade, bem como para fomentar as práticas sustentáveis. Através da análise do contexto e da evolução do conceito, esta investigação pretende elaborar um modelo teórico das experiências gastronómicas sustentáveis. Para o efeito realizou-se uma revisão sistemática da literatura a partir da seleção de artigos nas bases de dados Web of Science e Scopus, selecionados a partir das palavras-chave: (1) experiência gastronómica, (2) gastronomia sustentável e (3) experiência gastronómica sustentável, obtendo-se uma listagem final de 77 artigos. A análise do corpus permitiu identificar os seguintes elementos mais relevantes: (1) dimensões (éticas, funcionais, hedónicas, sociopolíticas e económicas), (2) criação da experiência gastronómica sustentável (e.g. participação ativa do cliente, aspetos multissensoriais, atributos da gastronomia local e design do local) e (3) análise conceptual do termo (e.g. emoções sensoriais, autenticidade gastronómica, aspetos económicos, ambientais e sociopolíticas). Através da análise de conteúdo dos artigos selecionados, nota-se que um autor aborda mais de um tópico, podemos destacar temas referentes à conceptualização, dimensões e elementos associados à criação da experiência (Batat, 2020; 2021). A análise demostrou a necessidade em desenvolver estudos sobre a conceptualização e operacionalização do conceito de experiências gastronómicas sustentáveis e, adicionalmente, a sua promoção e aplicação junto dos diferentes stakeholders. As implicações teóricas do estudo consubstanciam-se no enriquecimento do referencial teórico: conceptualização, criação e dimensões do construto. No âmbito prático, o estudo revela novos elementos a considerar pelos stakeholders na criação das experiências, assim como nas práticas sustentáveis.
- Estigma internalizado do peso e efeitos negativos relacionados com o corpo: efeito mediador da fusão cognitiva e da comparação socialPublication . Paulino, Gonçalo António Teodoro; Giger, Jean ChristopheA literatura indica que os efeitos negativos do estigma internalizado do peso estão cada vez mais presentes e mais fortes na população. Para além disso, a investigação também sugere que os níveis de fusão cognitiva e de comparação social também são influenciados pela internalização do estigma do peso. Sendo necessário mais investigação para melhor compreender a temática, o principal objetivo deste estudo é avaliar e compreender o efeito mediador da fusão cognitiva e da comparação social no estigma internalizado do peso e nos efeitos negativos da focalização excessiva na muscularidade. O estudo é constituído por uma amostra de 107 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 63 anos de idade. Dos 107, 60 praticavam exercício físico e 47 não praticavam exercício físico. Para avaliação, foram utilizados os seguintes instrumentos: Weight Self-Estigma Questionnaire, Questionário de Fusão Cognitiva relacionada à Imagem Corporal, Escala de Comparação social de Aparência física, Escala de Figuras de Silhuetas, Escala de Impulso para a Muscularidade, Exercise addiction Inventory (Short form) e o Three-Factor Eating Questionnaire- Revised21. Foram encontradas associações estatisticamente significativas entre a internalização do estigma do peso, a fusão cognitiva, a comparação social e os efeitos negativos relacionados ao foco excessivo na muscularidade. No que toca ao efeito mediador da fusão cognitiva e da comparação social no efeito do estigma internalizado do peso nos efeitos negativos mencionados, não foram encontrados resultados consistentes, sendo necessários mais estudos para melhor compreender a relação entre os construtos.