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- Satisfação familiar, rotinas e bem-estar infantil: avaliação do programa de apoio e formação familiar em Cabo VerdePublication . Tardão, Maria Leonor Nassa; Nunes, CristinaO apoio formal e/ou informal que qualquer família possa receber é sempre um fator de proteção, tanto para toda a família, como para cada um dos indivíduos que a constitui. Se estes apoios faltarem, sobretudo a famílias que possuem fatores de risco psicossocial, as consequências sentidas a nível da satisfação familiar, das rotinas e do bem-estar infantil podem ser devastadoras para um desenvolvimento positivo dos indivíduos. A presente investigação teve como objetivos descrever e analisar a satisfação familiar, as rotinas e o bem-estar infantil e examinar a eficácia do programa de Formação e Apoio Familiar, na melhoria do bem-estar infantil, numa amostra de pais cabo-verdianos. Participaram 66 famílias (56 mães e 10 pais), com idades compreendidas entre os 26 e 56 anos, que tinham filhos com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Utilizou-se um desenho experimental com pré e pós-teste onde foram aplicados os questionários sociodemográficos; SCORE-15; CRI e Kidsecreen-27. Características habituais das famílias em risco psicossocial foram observadas nos resultados. As subescalas das rotinas infantis tiveram correlações negativas com as da satisfação familiar e correlações positivas com as do bem-estar infantil. A nível desta última variável referida, no pré-teste apenas se verificaram diferenças significativas entre o grupo de intervenção e o grupo de controlo, na subescala do ambiente escolar, onde o último grupo apresentava melhores níveis. Concluiu-se que o programa foi eficaz no aumento significativo da qualidade de vida percebida das crianças, no grupo de intervenção, em todos os parâmetros investigados.
- Biological consequences of Vanadium effects on formation of reactive oxygen species and lipid peroxidationPublication . Aureliano, Manuel; De Sousa-Coelho, Ana Luísa; Dolan, Connor C.; Roess, Deborah A.; Crans, Debbie C.Lipid peroxidation (LPO), a process that affects human health, can be induced by exposure to vanadium salts and compounds. LPO is often exacerbated by oxidation stress, with some forms of vanadium providing protective effects. The LPO reaction involves the oxidation of the alkene bonds, primarily in polyunsaturated fatty acids, in a chain reaction to form radical and reactive oxygen species (ROS). LPO reactions typically affect cellular membranes through direct effects on membrane structure and function as well as impacting other cellular functions due to increases in ROS. Although LPO effects on mitochondrial function have been studied in detail, other cellular components and organelles are affected. Because vanadium salts and complexes can induce ROS formation both directly and indirectly, the study of LPO arising from increased ROS should include investigations of both processes. This is made more challenging by the range of vanadium species that exist under physiological conditions and the diverse effects of these species. Thus, complex vanadium chemistry requires speciation studies of vanadium to evaluate the direct and indirect effects of the various species that are present during vanadium exposure. Undoubtedly, speciation is important in assessing how vanadium exerts effects in biological systems and is likely the underlying cause for some of the beneficial effects reported in cancerous, diabetic, neurodegenerative conditions and other diseased tissues impacted by LPO processes. Speciation of vanadium, together with investigations of ROS and LPO, should be considered in future biological studies evaluating vanadium effects on the formation of ROS and on LPO in cells, tissues, and organisms as discussed in this review.
- Plantas e produtos marinhos para o tratamento da Covid-19Publication . Domingues, Carolina Francisco; Miguel, Maria GraçaO novo coronavírus, o SARS-CoV-2, pode desencadear uma infeção viral de enorme gravidade e a sua disseminação ocorreu rapidamente pelo mundo. Assim, a necessidade de desenvolver soluções terapêuticas num curto espaço de tempo, tornou-se o novo desafio para a comunidade científica mundial. Historicamente, a medicina tradicional documentou produtos naturais que eram eficazes no tratamento de infeções virais. Deste modo, uma das opções foi investigar sobre plantas e/ou produtos marinhos com potencialidade para tratar a Covid-19. Esta dissertação concentra-se em expor vários exemplos de plantas e produtos marinhos com atividade antiviral contra o coronavírus, destacando sempre os mecanismos de ação. Como a inflamação é um sintoma crucial para o agravamento da doença, então é explicado a atividade anti-inflamatório de cada produto natural. Alguns dos exemplos, destacam-se o interesse de utilizá-los de forma preventiva, visto que apresenta atividade imunomoduladora. Para que estas terapêuticas sejam vistas como solução para o tratamento da Covid-19, é essencial delimitar as vantagens e as limitações para depois concluir se compensa recorrer a tais tratamentos. De um modo geral, as plantas e os produtos marinhos parecem ter essa capacidade, apesar de se considerar que é necessário fazer mais estudos de modo a obter resultados mais robustos e conclusivos.
- O Impacto da COVID-19 no Índice PSI: análise da fronteira eficiente e da reta do mercado de capitaisPublication . Pinto, João Pedro Alves Vaz; Viegas, CristinaO problema da seleção de carteiras de ativos é uma questão fundamental para todos os investidores que procuram alternativas que ofereçam as melhores soluções em termos do binómio retorno-risco. Em períodos de maior instabilidade financeira, as escolhas dos ativos podem resultar em perdas ou ganhos significativos para os investidores. Este trabalho explora o impacto da pandemia COVID-19 na construção de carteiras eficientes, utilizando a fronteira eficiente e a reta do mercado de capitais, como instrumentos para a seleção das carteiras. A metodologia adotada baseia-se na análise da eficiência e otimização da relação entre o retorno e o risco associado às carteiras de investimento, utilizando o método de otimização da teoria da média-variância, desenvolvido por Markowitz. Em termos empíricos, são calculadas a fronteira eficiente e a reta do mercado de capitais utilizando dados das ações pertencentes ao índice PSI, considerando dois períodos distintos: 2017-2019 e 2020-2022, este último incluindo o período da pandemia COVID-19. Além disso, é considerada uma análise alternativa excluindo o ano de 2020 do segundo período. Os resultados revelam que as oportunidades de investimento se tornaram menos eficientes, em termos de média e variância, à medida que passamos do primeiro para o segundo período. A pandemia COVID-19 teve um impacto significativo na construção de carteiras, sendo o ano de 2020 o principal responsável pelos resultados negativos alcançados no segundo período de análise.
- Modeling students’ behavioral engagement through different in-class behavior stylesPublication . Gomes, Samuel; Costa, Luis; Martinho, Carlos; Dias, João; Xexéo, Geraldo; Moura Santos, AnaBackground The growing necessity of providing better education, notably through the development of Adaptive Learning Systems (ALSs), leveraged the study of several psychological constructs to accurately characterize learners. A concept extensively studied in education is engagement, a multidimensional construct encompassing behavioral expression and motivational backgrounds. This metric can be used to not only guide certain pedagogic methodologies, but also to endow systems with the right tutoring techniques. As such, this article aims to inspire improved teaching styles and automatic learning systems, by experimentally verifying the influence of in-class behaviors in students’ engagement. Results Over 16 math lessons, the occurrence of students’ and instructors’ behaviors, alongside students’ engagement estimates, were recorded using the COPUS observation protocol. After behavior-profiling the classes deploying such lessons, significant linear models were computed to relate the frequency of the students’ or instructors’ behaviors with the students’ engagement at different in-class periods. The models revealed a positive relation of students’ initial individual thinking and later group activity participation with their collective engagement, as well as a positive engagement relation with the later application of instructor’s strategies such as giving feedback and moving through class, guiding on-going work. Conclusions The results suggest the benefit of applying a workshop-like learning process, providing more individual explanations and feedback at the beginning of an interaction, leaving collective feedback and students’ guidance of on-going work for later on. Based on the relations suggested by our models, several guidelines for developing ALSs are proposed, and a practical illustrative example is formulated.