Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Satisfação familiar, rotinas e bem-estar infantil: avaliação do programa de apoio e formação familiar em Cabo Verde

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação de Mestrado Final Leonor Tardão.pdf613.74 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O apoio formal e/ou informal que qualquer família possa receber é sempre um fator de proteção, tanto para toda a família, como para cada um dos indivíduos que a constitui. Se estes apoios faltarem, sobretudo a famílias que possuem fatores de risco psicossocial, as consequências sentidas a nível da satisfação familiar, das rotinas e do bem-estar infantil podem ser devastadoras para um desenvolvimento positivo dos indivíduos. A presente investigação teve como objetivos descrever e analisar a satisfação familiar, as rotinas e o bem-estar infantil e examinar a eficácia do programa de Formação e Apoio Familiar, na melhoria do bem-estar infantil, numa amostra de pais cabo-verdianos. Participaram 66 famílias (56 mães e 10 pais), com idades compreendidas entre os 26 e 56 anos, que tinham filhos com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Utilizou-se um desenho experimental com pré e pós-teste onde foram aplicados os questionários sociodemográficos; SCORE-15; CRI e Kidsecreen-27. Características habituais das famílias em risco psicossocial foram observadas nos resultados. As subescalas das rotinas infantis tiveram correlações negativas com as da satisfação familiar e correlações positivas com as do bem-estar infantil. A nível desta última variável referida, no pré-teste apenas se verificaram diferenças significativas entre o grupo de intervenção e o grupo de controlo, na subescala do ambiente escolar, onde o último grupo apresentava melhores níveis. Concluiu-se que o programa foi eficaz no aumento significativo da qualidade de vida percebida das crianças, no grupo de intervenção, em todos os parâmetros investigados.
The formal and/or informal support that any family can receive is always a protective factor, not only for the entire family but also for each of the individuals that belong to it. If this support is lacking, especially in families with psychosocial risk factors, the consequences for the positive development of individuals, in terms of family satisfaction, routines and child well-being, can be devastating. The present investigation aimed to describe and analyse family satisfaction, routines and child well-being and examine the effectiveness of the Family Training and Support program, in improving child well-being, in a sample of Cape Verdean parents. 66 families participated in the program (56 mothers and 10 fathers), aged between 26 and 56 years old, who had children aged between 6 and 12 years old. An experimental design was used with pre- and post-test, where sociodemographic questionnaires were applied; SCORE-15; CRI and Kidsecreen-27. Usual characteristics of families at psychosocial risk were observed in the results. The child routines subscales had negative correlations with family satisfaction and positive correlations with child well-being. In terms of this last-mentioned variable, in the pre-test, there were only significant differences between the intervention group and the control group, in the school environment subscale, where the latter group had better levels. It was concluded that the program was effective, showing significantly increase in the perceived quality of life of children, in the intervention group, in all the investigated parameters.

Description

Keywords

Programa formação e apoio familiar Cabo Verde Satisfação familiar Rotinas infantis Bem-estar infantil Estudo de eficácia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License