Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-24"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Disponibilidade emocional parental na perceção dos filhos: um estudo de validação da LEAP em jovens adultos portuguesesPublication . Martins, Catarina Alexandra Viegas; Almeida, Ana SusanaA Disponibilidade Emocional (DE) é um construto em expansão na literatura científica devido à sua relevância ao nível da saúde mental e bem-estar, bem como pela sua influência no desenvolvimento, em diferentes domínios, nomeadamente no emocional e cognitivo. No entanto, evidencia-se uma escassez de instrumentos adaptados e validados para a população portuguesa. O presente estudo pretendeu a adaptação e validação da escala Lum emotional availability of parents (LEAP), desenvolvida por Lum e Phares em 2005 para a população norte-americana. A LEAP visa avaliar a DE percebida dos filhos (entre os 18-25 anos), relativamente aos pais. O presente estudo contou com 413 participantes, 83% do sexo feminino. Para além da LEAP utilizou-se o EMBU, a EDREVR, a EVA e ainda a EDS-20. A LEAP foi traduzida de acordo com o procedimento tradução-retroversão. A análise fatorial confirmatória evidenciou que a LEAP materna e a LEAP paterna apresentam índices de ajustamento satisfatórios. Foi realizada uma análise fatorial confirmatória. Os fatores LEAP materna e a LEAP paterna apresentam uma boa consistência interna, bem como resultados adequados relativos às validades, nomeadamente convergente associando-se significativa e positivamente com a dimensão de Apoio Emocional (conforto e aceitação) e negativamente com as dimensões Sobreproteção (desvalorização e pressão) e Rejeição (intrusão e controlo excessivo). A DE parental correlaciona-se positivamente com a RE, evidenciando a validade convergente. A versão Portuguesa da Lum Emotional Availability of Parents (LEAP), a LEAP-PT apresenta propriedades psicométricas adequadas, com potencial para ser utilizada por profissionais e investigadores no âmbito da avaliação da disponibilidade emocional parental percebida em jovens adultos portugueses, dos 18 aos 25 anos de idade.
- O contributo do web design para as estratégias de comunicação online: relatório de estágioPublication . Mendonça, Marta Isabel Guerreiro; Guerreiro, Maria Caeiro Martins; Machado, Carla Sofia GuerreiroEste projeto de investigação, assente no presente relatório, pretende compreender como o web design contribui para as estratégias de comunicação online. Foi realizado um estágio numa agência de comunicação, a Descomunal, sediada em Faro, cujas áreas vão desde o design ao marketing e à tradução. O ser humano, é um ser que necessita de comunicação, desde os seus antepassados que procura formas de comunicar e expressar aquilo que necessita. A internet e os avanços tecnológicos mudaram a forma de comunicação, assim como, o relacionamento entre as pessoas, o que gerou uma agilização e valorização dos meios digitais. No presente relatório, explanamos sobre a importância que o web design proporciona nas estratégias de comunicação online, percebendo o papel do design e do marketing para o alcance de uma comunicação eficaz, prevalecendo perante os seus concorrentes na web. Existe uma grande importância entre o design e o marketing digital que alguns utilizadores digitais desconhecem: o bom design deve ser pensado e desenhado de forma estratégica e o marketing eficaz deve atrair as pessoas para os produtos. O visual transformou-se tão ou mais importante que o verbal, as imagens comunicam mais rapidamente que as palavras, as organizações aperceberam-se dessas mudanças e apostaram no design e na comunicação de forma integrada, alcançando assim mais diretamente o seu público (Rodrigues, 2016). Essas diferentes áreas, fazem parte da cultura visual quotidiana e estão inter-relacionadas no mundo digital, permitindo que a comunicação chegue a mais pessoas. Através de uma abordagem metodológica intervencionista, os aspetos teóricos da investigação serão articulados e em seguida, vinculados à investigação qualitativa e de casos de estudo. Com este projeto de investigação, aferimos que através de um esquema de design bem estruturado e atrativo é possível que uma plataforma digital chegue a múltiplos canais digitais, mas na era em que a presença na web é essencial, é preciso investir tanto em design quanto em marketing para que juntos contribuam para estabelecer uma posição e superar a concorrência.