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- O desenvolvimento emocional de crianças em idade pré-escolar: do sentir ao agirPublication . Martins, Bianca Filipa Freitas Barreto; Luísa, Cláudia Cristina GuerreiroO título “O desenvolvimento emocional de crianças em idade pré-escolar: do sentir ao agir.” surgiu de uma investigação realizada em contexto de jardim de infância, numa unidade curricular integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve. Este estudo contou com um total de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos, sendo que a instituição se encontra localizada na cidade de Faro. O desenvolvimento emocional é fulcral desde tenra idade, no sentido em que uma criança ao adquirir conhecimentos relativos à identificação e gestão das suas emoções e dos outros irá tornar-se um sujeito com maior capacidade na tomada de decisões e na gestão das emoções intra e interpessoais. Numa fase inicial, as questões de partida desta investigação recaíram sobre “Em que medida o desenvolvimento emocional contribui para a identificação e regulação de emoções em crianças em idade pré-escolar?” e “Qual a importância da educação emocional na educação pré-escolar ou no desenvolvimento da criança?”, do qual surgiram objetivos gerais que remetem para a promoção do desenvolvimento emocional em crianças em idade pré-escolar através de diferentes linguagens (orais, faciais e corporais) e domínios (dança, educação em ciências, literatura, entre outros), bem como para a sensibilização para a importância da educação emocional. O estudo em questão baseou-se numa metodologia de cariz qualitativo, recorrendo a um paradigma interpretativo, já que através de diversas técnicas de recolha de dados: análise documental, pesquisa bibliográfica, observação, notas de campo, registos audiovisuais e entrevistas semiestruturadas, foi possível realizar reflexões contínuas de maneira a promover um desenvolvimento emocional saudável nos participantes. Assim, os resultados obtidos comprovam a importância da sensibilização e promoção de um desenvolvimento emocional desde a primeira infância, bem como é notório a evolução do grupo ao longo das diferentes fases descritas.
- Social media content engagement in wine tourism: insights from InstagramPublication . Shlykova, Elena; Guerreiro, Manuela; Ramos, Célia M. Q.This study examines the use of Instagram as a tool for promoting wine tourism. The goal is to identify the types of visual content that drive maximum user engagement, to provide recommendations for wineries seeking to establish and expand their online presence. While wine tourism is a growing market, small wineries have been slow to adopt social media, leaving them at a disadvantage when it comes to promoting their businesses. This study aims to address this problem by identifying the most effective types of visual content for wineries to use on Instagram. The study uses Bruwer and Lesschaeve's (2012) winescape framework to analyze the destination image projected by wineries on Instagram. Modifications were made to the original framework to adapt it for pictorial image analysis. Data was collected from 5 wineries' Instagram accounts, with a total of 1216 images analyzed. The study identifies seven dimensions and twenty clusters of visual content that drive maximum user engagement on Instagram for wineries in the wine tourism industry. These include images related to the wine estate, winery promotional material, and winery architecture and outside settings such as swimming pools. The study also found that the most posted images by wineries are photos of wine and food, while they have a low engagement. This study provides valuable insights into the use of Instagram as a marketing tool for wineries in the wine tourism industry. By identifying the types of visual content that resonates with users and drives engagement, wineries can improve their online presence, attract new customers, and cultivate loyalty among existing ones. The findings contribute to the growing body of research on social media marketing in the tourism industry and offer practical recommendations for wineries seeking to establish and expand their online presence.