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- A descentralização de competências na área da educação: perceção do Presidente da Autarquia e dos Diretores dos Agrupamentos de Escolas de um Município do AlgarvePublication . Pouca-Farinha, Hugo Miguel Pires; Guerreiro, AntónioO presente trabalho de investigação, desenvolvido sobre a temática da Descentralização de Competências na Área da Educação, pretende apresentar a perceção do Presidente da Autarquia e dos Diretores dos Agrupamentos de Escolas de um Município do Algarve sobre as Vantagens e Desvantagens na implementação do processo. Partindo do objetivo geral, “Conhecer e descrever a perceção do Presidente da Autarquia e dos Diretores dos Agrupamentos de Escolas de um Município do Algarve sobre as novas competências na área da educação transferidas para as Autarquias Locais”, definiu-se na contiguidade como objetivos específicos: Avaliar as vantagens e/ou desvantagens na delegação e atribuição de competências na área da educação para os municípios/autarquias com a descentralização da educação; Comparar a perspetiva dos Diretores dos Agrupamentos de Escolas sem Ensino Secundário versus Agrupamentos de Escolas com Ensino Secundário; e Comparar a perspetiva dos Diretores dos Agrupamentos de Escolas localizados no centro da sede de concelho versus Agrupamentos de Escolas localizados em zonas rurais e/ou nas periferias do concelho. Com uma componente investigativa qualitativa, o estudo empírico, de paradigma descritivo e desenho interpretativo, fundamenta-se numa realidade particular com características especificas, selecionada pela proximidade e exequibilidade temporal por parte dos investigadores. Sem pretensões de generalizações ou comparações das conclusões retiradas com outras realidades, apresenta-se a visão dos sujeitos participantes partindo das suas experiências, perante um processo em desenvolvimento, com distintas fases de concretização, e de alguma autonomia na sua implementação nas diferentes realidades ao nível do Poder Local. Perante os objetivos apresentados foi possível inferir da perceção dos sujeitos participantes que a vantagem com maior evidencia é a proximidade, influindo na comunicação entre os atores, valorizando o conhecimento da realidade, permitindo dar uma melhor e mais célere resposta aos problemas. No que às desvantagens diz respeito, a que se evidencia, e detém maior consenso, é o receio da politização das Escolas, podendo a visão dos atores intervenientes no processo, dependendo da realidade dos ecossistemas, levar a uma implementação diferenciada de determinados assuntos entre os Municípios.
- A importância da liderança emocional no exercício da função de diretor: um estudo de caso num agrupamento de escolas do AlgarvePublication . Marques, Rui Manuel Monteiro; Anica, Aurízia; Nunes, Sofia Helena GagoA liderança tem sido, ao longo dos tempos, tema de muitas investigações. Segundo Chiavenato (2014), a liderança é a capacidade de um líder influenciar pessoas ou grupos na consecução dos objetivos de uma organização (p. 126), sendo que “a tarefa essencial da liderança é de natureza emocional” (Goleman et al., 2002, p. 9). Este estudo tem como objetivo geral analisar a importância da liderança emocional no exercício da função de diretor escolar de um agrupamento de escolas do Algarve e baseia-se no modelo da inteligência emocional e nos quatro domínios e respetivas competências definidos por Goleman et al. (2002). Adicionalmente, quisemos perceber qual a perceção por parte dos docentes e não docentes em relação à liderança emocional do diretor e ver se há diferenças entre ambos. É apresentado um enquadramento teórico-conceptual onde se aborda a evolução da autonomia, administração e gestão escolar em Portugal, a escola como organização, os vários tipos de liderança e a sua relação com a inteligência emocional. O presente estudo de caso, de cariz exploratório, insere-se no paradigma qualitativo de investigação, tendo sido aplicado a um agrupamento de escolas do Algarve. Foi utilizada, complementariamente, uma metodologia mista na recolha dos dados: aplicação de um inquérito por questionário a 92 docentes e 53 não docentes e aplicação de um inquérito por entrevista semiestruturada, ao diretor do agrupamento. Os resultados do estudo revelaram que o diretor apresenta características de inteligência emocional, no entanto, registaram-se diferenças de perceção entre docentes e não docentes. Os docentes valorizam mais o domínio da consciência social, enquanto os não docentes valorizam o domínio da autoconsciência. No entanto, ambos os grupos reconhecem que as competências mais relevantes são a capacidade de realização, empatia e liderança inspiradora do diretor. Em relação aos estilos de liderança, o diretor adota uma abordagem adaptativa, o que permite responder mais eficazmente às necessidades do agrupamento. As conclusões deste estudo permitem destacar a importância de reconhecer e gerir emoções, promover uma liderança partilhada e valorizar todos os colaboradores do agrupamento no que diz respeito à liderança de diretor escolar.
- Learning attribute and homophily measures through random walksPublication . Antunes, Nelson; Banerjee, Sayan; Bhamidi, Shankar; Pipiras, VladasWe investigate the statistical learning of nodal attribute functionals in homophily networks using random walks. Attributes can be discrete or continuous. A generalization of various existing canonical models, based on preferential attachment is studied (model class P), where new nodes form connections dependent on both their attribute values and popularity as measured by degree. An associated model class U is described, which is amenable to theoretical analysis and gives access to asymptotics of a host of functionals of interest. Settings where asymptotics for model class U transfer over to model class P through the phenomenon of resolvability are analyzed. For the statistical learning, we consider several canonical attribute agnostic sampling schemes such as Metropolis-Hasting random walk, versions of node2vec (Grover and Leskovec, 2016) that incorporate both classical random walk and non-backtracking propensities and propose new variants which use attribute information in addition to topological information to explore the network. Estimators for learning the attribute distribution, degree distribution for an attribute type and homophily measures are proposed. The performance of such statistical learning framework is studied on both synthetic networks (model class P) and real world systems, and its dependence on the network topology, degree of homophily or absence thereof, (un)balanced attributes, is assessed.
- Human stem cells for cardiac disease modeling and preclinical and clinical applications—are we on the road to success?Publication . Correia, Cátia; Ferreira, Anita; Fernandes, Mónica T.; Silva, Bárbara M.; Esteves, Filipa; Leitao, Helena; Bragança, José; Calado, SofiaCardiovascular diseases (CVDs) are pointed out by the World Health Organization (WHO) as the leading cause of death, contributing to a significant and growing global health and economic burden. Despite advancements in clinical approaches, there is a critical need for innovative cardiovascular treatments to improve patient outcomes. Therapies based on adult stem cells (ASCs) and embryonic stem cells (ESCs) have emerged as promising strategies to regenerate damaged cardiac tissue and restore cardiac function. Moreover, the generation of human induced pluripotent stem cells (iPSCs) from somatic cells has opened new avenues for disease modeling, drug discovery, and regenerative medicine applications, with fewer ethical concerns than those associated with ESCs. Herein, we provide a state-of-the-art review on the application of human pluripotent stem cells in CVD research and clinics. We describe the types and sources of stem cells that have been tested in preclinical and clinical trials for the treatment of CVDs as well as the applications of pluripotent stem-cell-derived in vitro systems to mimic disease phenotypes. How human stem-cell-based in vitro systems can overcome the limitations of current toxicological studies is also discussed. Finally, the current state of clinical trials involving stem-cell-based approaches to treat CVDs are presented, and the strengths and weaknesses are critically discussed to assess whether researchers and clinicians are getting closer to success.
- Harnessing the value of Tripolium pannonicum and Crithmum maritimum halophyte biomass through integrated green biorefineryPublication . Hulkko, Laura Sini Sofia; Chaturvedi, Tanmay; Custódio, Luísa; Thomsen, Mette HedegaardBioactive extracts are often the target fractions in bioprospecting, and halophyte plants could provide a potential source of feedstock for high-value applications as a part of integrated biorefineries. Tripolium pannonicum (Jacq.) Dobrocz. (sea aster) and Crithmum maritimum L. (sea fennel) are edible plants suggested for biosaline halophyte-based agriculture. After food production and harvesting of fresh leaves for food, the inedible plant fractions could be utilized to produce extracts rich in bioactive phytochemicals to maximize feedstock application and increase the economic feasibility of biomass processing to bioenergy. This study analyzed fresh juice and extracts from screw-pressed sea aster and sea fennel for their different phenolic compounds and pigment concentrations. Antioxidant and enzyme inhibition activities were also tested in vitro. Extracts from sea aster and sea fennel had phenolic contents up to 45.2 mgGAE/gDM and 64.7 mgGAE/gDM, respectively, and exhibited >70% antioxidant activity in several assays. Ethanol extracts also showed >70% inhibition activity against acetylcholinesterase and >50% inhibition of tyrosinase and α-glucosidase. Therefore, these species can be seen as potential feedstocks for further investigations.