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- Estudo da notoriedade das marcas de alumínio, nos sistemas de arquitetura, no mercado portuguêsPublication . Almeida, Paulo Jorge Gomes de; Pereira, Luís Nobre; Wikesjö, MagdaEste trabalho tem como objetivo principal estudar a notoriedade das marcas de alumínio (extrusoras) que atuam no mercado português. De forma a compreender melhor como cada marca em estudo pode alavancar o seu negócio e atrair novos clientes, para além da notoriedade, pretende-se ainda estudar a lealdade às marcas, a qualidade percebida, a notoriedade e associações às marcas e o valor da marca, conforme o modelo proposto por Aaker (1991). A medição destas variáveis foi efetuada com base num inquérito por questionário utilizando a escala multidimensional proposta por Yoo & Donthu (2001) onde a notoriedade e as associações à marca estão interligadas. Uma vez que a marca tem uma importância crucial em gerar valor para as empresas e para os consumidores, e por se tratar de um negócio essencialmente “Business to Business” este estudo foi focado em dois públicos-alvo: os arquitetos e os transformadores Assim a partir de uma amostra de 118 inquiridos, junto dos arquitetos, a Navarra obteve o melhor score relativamente à lealdade. A Reynaers destacou-se na qualidade percebida e na notoriedade e associações à marca e, por sua vez, a Extrusal destacou-se no valor da marca. Por outro lado, a partir de uma amostra de 50 inquiridos, junto transformadores, a Sosoares alcançou o melhor score relativamente à lealdade, a Extrusal destacou-se pela qualidade percebida e pela notoriedade e associações à marca e, neste caso a Reynaers obteve o score mais alto relativamente ao valor da marca. Estes resultados demonstram em que parâmetros cada marca deve investir para melhorar a sua posição no mercado. A fidelização de clientes, a qualidade percebida, a notoriedade e associações à marca e o valor da marca, são fundamentais na consolidação das marcas no mercado, na diferenciação dos produtos e na criação de vantagens competitivas, dado que permitem alavancar o negócio, gerar um maior valor acrescentado e contribuir para um negócio sustentável.
- Interferon-alpha decreases cancer stem cell properties and modulates exosomes in malignant melanomaPublication . García-Ortega, María Belén; Aparicio, Ernesto; Griñán-Lisón, Carmen; Jiménez, Gema; López-Ruiz, Elena; Palacios, José Luis; Ruiz-Alcalá, Gloria; Alba, Cristina; Martínez, Antonio; Boulaiz, Houria; Perán, Macarena; Hackenberg, Michael; Bragança, José; Calado, Sofia M.; Marchal, Juan A.; García, María ÁngelMalignant melanoma (MM) can spread to other organs and is resistant in part due to the presence of cancer stem cell subpopulations (CSCs). While a controversial high dose of interferon-alpha (IFN-α) has been used to treat non-metastatic high-risk melanoma, it comes with undesirable side effects. In this study, we evaluated the effect of low and high doses of IFN-α on CSCs by analyzing ALDH activity, side population and specific surface markers in established and patient-derived primary cell lines. We also assessed the clonogenicity, migration and tumor initiation capacities of IFN-α treated CSCs. Additionally, we investigated genomic modulations related to stemness properties using microRNA sequencing and microarrays. The effect of IFN-α on CSCs-derived exosomes was also analyzed using NanoSight and liquid chromatography (LC-HRMS)-based metabolomic analysis, among others. Our results showed that even low doses of IFN-α reduced CSC formation and stemness properties, and led to a significant decrease in the ability to form tumors in mice xenotransplants. IFN-α also modulated the expression of genes and microRNAs involved in several cancer processes and metabolomics of released exosomes. Our work suggests the utility of low doses of interferon, combined with the analysis of metabolic biomarkers, as a potential clinical approach against the aggressiveness of CSCs in melanoma.