Browsing by Issue Date, starting with "2024-01-02"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação do programa integrado de participação e desenvolvimento da bela vista e zona envolvente: o programa nosso bairro nossa cidadePublication . Correia, Liliana Raquel Fernandes; Pescada, Susana; Levy, RaquelO presente relatório resulta do estágio realizado na Divisão de Habitação Pública Municipal da Câmara Municipal de Setúbal, tendo como foco principal um programa integrado de participação e desenvolvimento de bairros de habitação pública denominado Nosso Bairro, Nossa Cidade. Este programa tem como foco de intervenção os bairros de habitação pública municipal que existem na cidade de Setúbal, em particular o bairro da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Quinta de Santo António e o Bairro das Manteigadas, que constituem o território de implementação do Programa Nosso Bairro, Nossa Cidade. O principal objetivo do estágio consistiu na avaliação do programa de intervenção Nosso Bairro, Nossa Cidade a partir da realização de atividades relacionadas com o diagnóstico social, planeamento e avaliação de projetos de intervenção. Para o efeito, foram mobilizados métodos e técnicas de planeamento e avaliação, designadamente a análise SWOT, a árvore de problemas, o quadro de medidas e o inquérito por questionário. Os resultados do estágio permitiram caracterizar o programa de intervenção, proceder a um diagnóstico social da área de intervenção e avaliar os resultados do Programa social através da aplicação de um inquérito por questionário aos moradores do Bairro da Bela Vista e Zona Envolvente, participantes do Programa Nosso Bairro, Nossa Cidade. Os factos identificados no decorrer do desenvolvimento do estágio indicam que o problema principal identificado é a má imagem do bairro, quer para os moradores, quer para o resto da cidade. A partir da análise SWOT, destacam-se como principais fraquezas, a fraca adesão ao programa de algumas comunidades residentes nos bairros, falta de interesse de alguns moradores para a participação nas atividades e reuniões do programa, assim como fraca adesão da população mais jovem e, ainda, o fraco desenvolvimento das redes sociais para divulgação e comunicação do Programa. Como forças, destacam-se a relação próxima entre os moradores e as técnicas da câmara, a realização de encontros para a apresentação de propostas para a melhoria dos bairros, assim como o forte envolvimento por parte das técnicas do programa nos bairros. Na sequência dos problemas detetados, procedeu-se à definição de medidas e ações para melhorar a imagem do bairro. A partir da avaliação da satisfação dos moradores e participantes em relação ao programa, concluiu-se que devem ser definidas e implementadas estratégias voltadas para a melhoria v da qualidade de vida e integração dos moradores destes bairros, demonstrando, assim, a relevância da presença e participação de um profissional da área da sociologia na equipa de intervenção.
- (Con) viver com o envelhecimento no concelho de CubaPublication . Silva, Adriana Filipa Parrinha; Coelho, PatríciaReconhecendo a importância do contacto com o mundo do trabalho e da consolidação e prática dos ensinamentos até então assimilados, de forma a obter o Grau de Mestre em Sociologia, prevaleceu o Estágio Curricular, em detrimento de um Trabalho de Dissertação ou de um Trabalho de Projeto de Intervenção. O presente Relatório de Estágio centra-se no fenómeno do Envelhecimento, sendo este considerado um dos problemas mais cruciais com que a Sociedade se tem debatido. É por todos sabido que, com o aumento da esperança média de vida, bem como com a melhoria de condições de vida, não só ao nível da saúde como também ao nível económico, social e tecnológico, tem-se assistido a um aumento da população idosa.
- Melhoramento da microalga Nannochloropsis oceanica para produção de compostos de valor acrescentadoPublication . Pina, Maria Alice Mendes de; Varela, João Carlos Serafim; Schüler, Lisa MaylinNas últimas décadas, tem-se assistido, da parte da comunidade científica, a um interesse acrescido no melhoramento da capacidade de produção das microalgas e da extração de compostos com valor acrescido, tendo em vista aplicações no campo farmacêutico e alimentar. Este trabalho centrou-se na obtenção de novas estirpes mutantes de Nannochloropsis oceanica com uma melhorada capacidade para a produção do ácido eicosapentenóico (EPA), um ácido gordo polinsaturado ómega-3 . Para este efeito, são utilizadas habitualmente duas estratégias: fisiológicas ou genéticas. A primeira, utiliza a manipulação dos fatores abióticos, enquanto que na segunda, utiliza-se a mutagénese aleatória, em combinação com inibidores de vias metabólicas (por exemplo, nicotina), para se obterem estirpes mutantes de alto desempenho e capacidade de produção de carotenoides. Neste trabalho, pretendeu-se determinar o melhor meio de cultura e a melhor combinação de fatores abióticos de forma a potenciar um aumento na produtividade de EPA e carotenoides da microalga Nannochloropsis oceanica. Neste trabalho conclui-se que o meio a utilizar como meio de inoculação foi o Meio Algal Modificado (MAM) em relação ao qual a N. oceanica apresentou uma taxa de crescimento de 4,24 células.d-1. Seguidamente, sujeitou-se esta microalga a várias condições de stress abióticos (diferentes concentrações de nutrientes, várias intensidades luminosas e temperaturas). Verificou-se que a espécie N. oceanica exibe uma elevada produtividade para o ácido eicosapentenóico (EPA) quando cultivada a 10x MAM, alcançando 9,43 mg EPA .L-1.d-1, sujeita a uma alta intensidade luminosa foi produzido 9,40 mg EPA .L-1.d-1 e com uma temperatura de 22ºC uma concentração de EPA de 7,36 mg..L-1.d-1. Em relação à produção de carotenoides, o comportamento é inverso, tendose verificado que elevadas intensidades luminosas resultam numa baixa produtividade de EPA. Relativamente à obtenção de mutantes, recorreu-se ao processo de mutagénese aleatória (MA) com metanossulfonato de etilo (EMS) a várias concentrações. Obteve-se crescimento em placa apenas quando utilizada a menor concentração de EMS (250 Mm) com a nicotina como agente inibidor de vias metabólicas. Conclui-se que a para a produção de EPA as melhores condições de cultivo microalgal são uma elevada intensidade luminosa (110 μmol.m2. s-1 ), 22ºC de temperatura com 10x meio MAM. Em relação à produção de carotenoides os melhores resultados foram alcançados com uma intensidade luminosa de 50 μmol.m2. s-1 , 30ºC de temperatura e com 10x meio MAM. Conclui-se ainda que concentrações superiores a 250 μM de EMS são letais para N. oceanica