Browsing by Issue Date, starting with "2024-04-19"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Orquestra Clássica do Sul - Rebranding da identidadePublication . Costa, Miguel Filipe; Guerreiro, Maria Caeiro M.; Calado, Pedro M. M. de Oliveira M.O presente projeto, desenvolvido no âmbito do mestrado em Design e Comunicação para o Turismo e Cultura, visa um aprofundamento do tema rebranding em marcas culturais, em específico a identidade da Orquestra Clássica do Sul, com o objetivo de criar uma resposta de rebranding de forma a chegar a novos públicos e fazer uma reafirmação regional. Para chegarmos às várias conclusões do presente estudo, passámos por várias etapas, e por várias metodologias e técnicas de investigação. O inquérito por entrevista, foi um dos processo utilizados para recolher informação, primeiramente utilizámos a entrevista junto de vários membros selecionados pela orquestra para darem o sua resposta à questão de como viam a imagem da orquestra do Algarve? O que deveria e não deveria ter nela. Nesta fase participaram o maestro titular Martim Sousa Tavares, o presidente António branco, o Presidente João Parrilha, a diretora de Marketing Patrícia Luz, bem como o Rui Baeta, responsável cultural e barítono da orquestra, com um total de 5 inquéritos. Reuniu-se, de diferentes áreas, o que era esperado que este rebranding defendesse, a seguir elaborou-se um enquadramento teórico com análises biográficas sobre o tema, bem como casos de estudo que agregassem valor à pesquisa. Com este estudo foi possível perceber a necessidade da forte relação cultural bem como a necessidade de uma imagem coerente moderna, mas que não descredibilizasse a imagem séria e conciliada que a Orquestra já possuía. Posteriormente foram feitas 4 propostas diferentes que foram apresentadas a elementos aleatórios da orquestra para percebermos a aceitação da imagem, destas, apenas duas sofreram alterações. A criação de uma imagem que defendia estes valores foi proposta às autarquias financiadoras desta associação cultural, e por fim foram elaborados os ajustes finais ao logótipo da orquestra do Algarve.