Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Who benefits most from the family education and support program in cape verde? a cluster analysisPublication . Gageiro Correia, Adriana Sofia; Martins, Cátia; dos Santos, Rita Alexandra Mendes; Hidalgo, Victoria; Neves de Jesus, Saúl; Nunes, CristinaChild parenting programs can enhance parental skills, prevent future issues in child development, and improve children's quality of life. The present research aimed to study the changes promoted by the Family Education and Support Program (FAF) implemented in Cape Verde, regarding parental educational practices, perceived parental efficacy, and attitudes and beliefs of Cape Verdean parents. Methods: To this end, 37 participants were evaluated through a pretest-postest design. The evaluated dimensions were perceived parental competence, parenting practices, Parental attitudes and beliefs, mental health and perceived child quality of life. Results: A cluster analysis was conducted, distinguishing two groups. Both groups benefited from the program. Cluster 1 reported more significant gains in dimensions of parental efficacy and satisfaction, inadequate expectations, affection and support, and reactivity, while cluster 2 showed a greater difference in regulation and reactivity. Conclusions: Overall, the FAF intervention contributed to an increase in positive parenting practices. By analyzing potential underlying profiles in the change process, this study suggests that there are participants who benefit more than others from the intervention, and this information may be relevant for professionals and researchers in the field.
- O impacto do data visualization na apresentação dos dados e como pode auxiliar na tomada de decisão: estudo sobre PMEs em FaroPublication . Silva, Giovanna Barbon da; Ramos, Célia; Viegas, MauroAtualmente, Big Data é um termo em relevância e a visualização de dados está associada a este termo. O entendimento de conceitos como Data Driven Decision Making e Data Storytelling fundamentam ainda mais a teoria de que os dados têm uma importância considerável nas empresas e em como auxilia os gestores na tomada de decisão. Esta dissertação tem como objetivo principal estudar e entender a importância do Data Visualization na tomada de decisão e se os gestores das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) estão utilizando a Visualização dos dados como um auxílio para a tomada de decisão. A primeira etapa baseia-se no estudo dos termos e o contexto teórico foram apoiados em obras científicas já publicadas, livros e sites especializados. Em seguida criou-se o questionário e procedeu-se à recolha de dados através do mesmo. Para finalizar, os resultados foram analisados e interpretados através da ferramenta do Microsoft Power BI. Os questionários serão enviados para empresas a nível regional e nacional para que seja possível interpretar os dados de maneira a comparar com as empresas que atuam além do nível regional. O estudo terá como alvo específico os gestores que estão envolvidos nos processos de tomada de decisão dentro de suas organizações e foram coletadas um total de 108 respostas para esta investigação. O questionário começou a ser partilhado dia 26 de fevereiro de 2024. Após a análise dos resultados, concluiu-se que os dados compreensíveis e os dashboards adequados têm influência na tomada de decisão nas PMEs. Revelou-se que os dados compreensíveis têm um impacto positivo na tomada de decisão, especialmente quando apresentados por meio de dashboards adequados. Por outro lado, os objetivos relacionados com a influência dos dados credíveis e com a formação dos gestores não foram confirmados. Apesar das respostas sobre as formações e a credibilidade dos dados, verificou-se que uma minoria dos gestores possui formação, contudo, os quais acreditam que os dados influenciam na tomada de decisão.
- Indicadores de desempenho em resposta a seca hidrológica nos aquíferos do AlgarvePublication . Neves, Maria C.As águas subterrâneas desempenham um papel vital na sustentação dos ecossistemas e na segurança alimentar durante as secas. As alterações climáticas, nomeadamente o aumento das temperaturas e a redução da precipitação, estão a agravar as situações de escassez de água em zonas semiáridas e a colocar em risco a sustentabilidade dos aquíferos costeiros. Apesar da necessidade urgente de monitorizar e gerir os recursos hídricos, a natureza heterogénea dos aquíferos torna difícil avaliar e prever o estado quantitativo das águas subterrâneas. O Índice Padronizado de Níveis de Água Subterrânea ou Standardized Groundwater Index (SGI) emergiu como um índice comparável com outros índices meteorológicos de seca (Bloomfield and Marchant, 2013) e oferece uma alternativa ao limiar do percentil 20 da série histórica do nível piezométrico, tradicionalmente usado pela Agência Portuguesa do Ambiente para classificar o estado quantitativo das massas de água subterrânea. Este estudo foca-se no Algarve, uma região mediterrânica semiárida com aquíferos costeiros fortemente impactados pela seca. Ao comparar diferentes índices de seca, como o SGI, o Índice Padronizado de Precipitação e Evapotranspiração (SPEI) e indicadores de desempenho, a investigação procura fornecer melhores ferramentas para a gestão das águas subterrâneas. O objetivo é melhorar a capacidade de antecipar secas e implementar estratégias de mitigação, contribuindo para uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos.