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- Non-exponential transients and the evaluation of stress in (disordered) organic thin film transistorsPublication . Stallinga, PeterIn this work, the transient techniques for disordered organic thin film transistors are analyzed. A special emphasis is made on stress. Stress in this work is the continuous increase of the threshold voltage upon applying a gate bias. In this work a new stress evaluation method is presented that allows for a rapid determination of stress. Moreover, a figure -of -merit is proposed that can be applied to non -exponential transients, including those of stressing. The transients are compared to the empirical transient functions reported in literature that range from power -law to stretched exponential and logarithmic.
- Reducing invertebrate by-catch in a coastal fishery using a raised monofilament trammel netPublication . Monika Jadwiga Szynaka; Pedro Monteiro; Karim Erzini; Jorge M.S. Gonçalves; Aida Campos; Szynaka, Monika Jadwiga; Monteiro, Pedro; Erzini, Karim; Gonçalves, Jorge Manuel Santos; Campos, AidaTrammel nets are one of the least selective fishing gears and are known to catch a variety of species, many of which are discarded, including important invertebrates that are considered habitat-forming species. Although there are few studies focusing on this type of by-catch, these habitat-forming species include corals and sponges that are vulnerable to disturbances from fishing activities using bottom contact gear. Experimental fishing was conducted off the port of Portimao (southern Portugal) from November 2021 to April 2022 using standard and modified trammel nets rigged to be lifted off the bottom with the objective of reducing invertebrate by-catch and impacts on the bottom habitat. The modified lifted net caught 36% less by-catch of invertebrates in numbers than the standard net, with no significant decrease of biomass and value of target species. The results obtained with the two net types are discussed, as well as the necessity for good video recording equipment that can improve sampling accuracy, and the usefulness of interviewing the fishers on net performance after experimental fishing was conducted.
- "Socialmente" a educação social como ferramenta de desenvolvimento de literacia em saúde mental dos adolescentesPublication . Gomes, Bárbara de Brito; Costa, Emília Isabel Martins Teixeira daO presente relatório retrata uma investigação/intervenção no âmbito de um estágio curricular referente ao Mestrado em Educação Social. Tem como principal objetivo apresentar e avaliar o projeto SOCIALMente levado a cabo na Associação Sê Mais Sê Melhor- Associação para a Promoção do Potencial Humano, tendo como público-alvo os/as alunos/as de uma turma do 3º ciclo de uma Escola Básica do concelho de Faro pertencente ao Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa (AEPR). Dado o desenvolvimento e prevalência de perturbações mentais na adolescência, promover a Literacia em Saúde Mental (LSM) dos adolescentes é um fator determinante na prevenção da ocorrência de perturbações mentais e na promoção do bem-estar destes indivíduos a longo-prazo (Kelly, Jorm & Wright, 2007). A Educação Social pode desempenhar um papel importante neste sentido, capacitando os adolescentes através de competências e conhecimentos sobre a saúde e as perturbações mentais, num diálogo de saberes multidisciplinares inserido no plano do contributo das ciências sociais para a saúde coletiva (Canesqui, 2003). O projeto teve como objetivo promover o desenvolvimento da LSM através da implementação de uma ação socioeducativa com o público-alvo. A Investigação-ação foi o método de investigação utilizado, com uma abordagem metodológica mista. O procedimento envolveu a recolha de dados em três etapas: diagnóstico, ação e avaliação. A análise descritiva dos dados demonstrou que a maioria dos/as alunos/as tinha conhecimentos adequados acerca da ansiedade e depressão em ambos os momentos de análise, sem melhorias significativas após a sua participação na ação. A análise de conteúdo fez emergir três categorias principais da observação da ação socioeducativa: (1) as estratégias socioeducativas, (2) os desafios e (3) as percepções sobre o trabalho realizado. Esta investigação-ação permitiu o desenvolvimento e implementação de uma ação socioeducativa para a promoção da LSM, a compreensão dos fatores associados ao seu sucesso e a reflexão acerca das competências essenciais ao Educador Social neste tipo de projetos e com este público-alvo. Assim, apesar das suas limitações, considera-se que este estudo contribui para a evolução do conhecimento científico no campo teórico-prático da Educação Social, nomeadamente do seu potencial para a educação para a saúde, bem como para informar a futura realização de programas/intervenções que proponham o desenvolvimento da LSM com o público-alvo.
- Plano de gestão ambiental e acompanhamento de obra - caso de estudo: construção de uma ciclovia na EN 125-6 - Troço Espargosa / EN 125 (Praia Verde)Publication . Matias, Ana Catarina Bomba; Antunes, Carla Maria RoloEste trabalho consiste na elaboração do Plano de Gestão Ambiental e do Acompanhamento Ambiental de Obra na empreitada “Construção da Ciclovia na EN 125- 6 - Troço Espargosa / EN 125 (Praia Verde)”. Parte deste foi realizado em ambiente de ateliê, o que me permitiu uma aprendizagem de caráter mais prático, enquadrado ao nível profissional nas temáticas relacionadas com o trabalho. O desenvolvimento do Plano de Gestão Ambiental permitiu definir um conjunto de trabalhos a realizar com o objetivo de criar metas a alcançar, de acordo com os aspetos ambientais mais significativos. Essas metas intentam que sejam definidas com o propósito de diminuir os impactos negativos que a Obra vai promover na área de intervenção e envolvente próxima. O Acompanhamento de Obra, acaba por ser realizado de forma a supervisionar os trabalhadores e os responsáveis de Obra com o propósito de verificar se as normas e regras definidas no Plano de Gestão Ambiental estão a ser cumpridas de forma correta. Esta supervisão está acompanhada por Fichas Técnicas de Obra que são preenchidas todas as vezes que a Obra é visitada, que por norma são, de duas em duas semanas. A Loff Landscape Office, foi a empresa de Arquitetura Paisagista e Construção Civil onde foi realizado o trabalho em questão. Cada vez mais a Equipa deste ateliê está integrada em projetos associados ao ambiente, e este é um exemplo desta realidade. A formação do arquiteto paisagista, técnico com uma formação de carácter holístico tem conhecimentos que lhe permite abordar várias temáticas no âmbito do território e da paisagem, integrando equipas multidisciplinares, não se limitando a projetos de elaboração de jardins públicos e privados, praças.