Browsing by Issue Date, starting with "2024-08-01"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- "Socialmente" a educação social como ferramenta de desenvolvimento de literacia em saúde mental dos adolescentesPublication . Gomes, Bárbara de Brito; Costa, Emília Isabel Martins Teixeira daO presente relatório retrata uma investigação/intervenção no âmbito de um estágio curricular referente ao Mestrado em Educação Social. Tem como principal objetivo apresentar e avaliar o projeto SOCIALMente levado a cabo na Associação Sê Mais Sê Melhor- Associação para a Promoção do Potencial Humano, tendo como público-alvo os/as alunos/as de uma turma do 3º ciclo de uma Escola Básica do concelho de Faro pertencente ao Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa (AEPR). Dado o desenvolvimento e prevalência de perturbações mentais na adolescência, promover a Literacia em Saúde Mental (LSM) dos adolescentes é um fator determinante na prevenção da ocorrência de perturbações mentais e na promoção do bem-estar destes indivíduos a longo-prazo (Kelly, Jorm & Wright, 2007). A Educação Social pode desempenhar um papel importante neste sentido, capacitando os adolescentes através de competências e conhecimentos sobre a saúde e as perturbações mentais, num diálogo de saberes multidisciplinares inserido no plano do contributo das ciências sociais para a saúde coletiva (Canesqui, 2003). O projeto teve como objetivo promover o desenvolvimento da LSM através da implementação de uma ação socioeducativa com o público-alvo. A Investigação-ação foi o método de investigação utilizado, com uma abordagem metodológica mista. O procedimento envolveu a recolha de dados em três etapas: diagnóstico, ação e avaliação. A análise descritiva dos dados demonstrou que a maioria dos/as alunos/as tinha conhecimentos adequados acerca da ansiedade e depressão em ambos os momentos de análise, sem melhorias significativas após a sua participação na ação. A análise de conteúdo fez emergir três categorias principais da observação da ação socioeducativa: (1) as estratégias socioeducativas, (2) os desafios e (3) as percepções sobre o trabalho realizado. Esta investigação-ação permitiu o desenvolvimento e implementação de uma ação socioeducativa para a promoção da LSM, a compreensão dos fatores associados ao seu sucesso e a reflexão acerca das competências essenciais ao Educador Social neste tipo de projetos e com este público-alvo. Assim, apesar das suas limitações, considera-se que este estudo contribui para a evolução do conhecimento científico no campo teórico-prático da Educação Social, nomeadamente do seu potencial para a educação para a saúde, bem como para informar a futura realização de programas/intervenções que proponham o desenvolvimento da LSM com o público-alvo.
- Plano de gestão ambiental e acompanhamento de obra - caso de estudo: construção de uma ciclovia na EN 125-6 - Troço Espargosa / EN 125 (Praia Verde)Publication . Matias, Ana Catarina Bomba; Antunes, Carla Maria RoloEste trabalho consiste na elaboração do Plano de Gestão Ambiental e do Acompanhamento Ambiental de Obra na empreitada “Construção da Ciclovia na EN 125- 6 - Troço Espargosa / EN 125 (Praia Verde)”. Parte deste foi realizado em ambiente de ateliê, o que me permitiu uma aprendizagem de caráter mais prático, enquadrado ao nível profissional nas temáticas relacionadas com o trabalho. O desenvolvimento do Plano de Gestão Ambiental permitiu definir um conjunto de trabalhos a realizar com o objetivo de criar metas a alcançar, de acordo com os aspetos ambientais mais significativos. Essas metas intentam que sejam definidas com o propósito de diminuir os impactos negativos que a Obra vai promover na área de intervenção e envolvente próxima. O Acompanhamento de Obra, acaba por ser realizado de forma a supervisionar os trabalhadores e os responsáveis de Obra com o propósito de verificar se as normas e regras definidas no Plano de Gestão Ambiental estão a ser cumpridas de forma correta. Esta supervisão está acompanhada por Fichas Técnicas de Obra que são preenchidas todas as vezes que a Obra é visitada, que por norma são, de duas em duas semanas. A Loff Landscape Office, foi a empresa de Arquitetura Paisagista e Construção Civil onde foi realizado o trabalho em questão. Cada vez mais a Equipa deste ateliê está integrada em projetos associados ao ambiente, e este é um exemplo desta realidade. A formação do arquiteto paisagista, técnico com uma formação de carácter holístico tem conhecimentos que lhe permite abordar várias temáticas no âmbito do território e da paisagem, integrando equipas multidisciplinares, não se limitando a projetos de elaboração de jardins públicos e privados, praças.
- How important are artificial reefs to the tourism industry? A review of the literaturePublication . Ramos, JorgeThe main objective of the present study is to review the published scientific literature related to recreational or tourist activities and artificial reefs (AR). The paper covers different geographical contexts and determines the relevance of AR tourism. The content analysis methodology is in two parts: a protocol for reviewing the literature containing the words "artificial reef(s)" and "tourism" published in four different science portals, and a systematic review of the study objectives in the eligible literature. The results highlight the evolution of and trends in scientific production in the field of AR tourism from 1991 to 2020. While the number of AR papers generally has been increasing in the last decade, there are still few papers covering AR tourism. The results show which countries produce more literature related to AR tourism, the analytical methods used, the focus, the impact factor of the top ten countries, the areas/categories of knowledge covered, and the main tourism journals where papers are published. This literature analysis intends to make a connection between artificial reefs and potential interest aroused in the tourism industry.
- Psychological pathways to ocean conservation: a study of marine mammal park visitorsPublication . Neves, João; Giger, Jean-Christophe; Oliveira, João; Pacheco, Leonor; Gonçalves, Guilherme; Silva, Ana A.; Costa, InêsThis study investigated the psychological constructs related to ocean conservation among visitors to a marine mammal park in Portugal. A survey was conducted with 335 adult visitors, assessing value orientations, awareness of ocean vulnerability, attribution of responsibility, personal norms, and behavioral intentions towards ocean conservation. The results revealed two distinct attitudinal profiles among the visitors. 'Anthropocentric visitors' prioritize human interests over environmental concerns, along with heightened awareness of the ocean's vulnerability and greater ascription of responsibility to humans for environmental problems. 'Ecocentric visitors' recognize the intrinsic worth of nature, reporting deeper awareness of the consequences of environmental issues on the ocean, more robust personal norms centered on moral obligations towards conservation and higher behavioral intentions to support ocean conservation. Compared to whale-watching tourists from a previous study, the zoo visitors exhibited more polarized anthropocentric and ecocentric profiles, suggesting the whale-watching tourists fell somewhere between the two zoo visitor profiles in their psychological orientations. These contrasting profiles emphasize the heterogeneity in environmental attitudes and highlight the importance of tailoring interventions to resonate with the distinct psychological motivations of different audience segments. Institutions like zoos can play a vital role in shaping public attitudes through targeted communication strategies aligned with visitors' unique value systems and beliefs.
- Systematic literature review on the profile of tourists in four- and five-star hotels based on online reviewsPublication . Ferreira, Ana; Correia, Marisol B.; Renda, Ana IsabelThis systematic literature review analyses included peer-reviewed journals published from 1 January 2008 to 31 May 2022, using 19 keywords related to content shared by tourists and the hotel sector, in the Biblioteca do Conhecimento Online (B-on) and the Web of Science (Wos). The 39 articles considered for this analysis were classified according to the name of the journal in which they appeared and their respective year of publication, the location of the hotels analysed, the booking and opinion platform used, as well as the number of reviews and hotels studied. In addition to contributing to the existing literature on online reviews, this study provides theoretical input that hoteliers can use to aid their business performance and enable the development of further research by scholars. Although several studies analyse online reviews, these are still being little-used in the hotel industry in order to profile tourists. In this respect, this work intends to fill this research gap.