Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-01"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O papel do educador social em contexto escolar: projeto de intervençãoPublication . Moreno, Beatriz Silva; Haydée, Leonor; Barros, RosannaO enfoque deste estudo inserido no Mestrado em Educação Social incide na compreensão do papel do educador social em contexto escolar. Consiste numa investigação-ação, que foi realizada em situação de estágio curricular, no Serviço de Psicologia e Orientação da Escola Secundária Pinheiro e Rosa. O procedimento metodológico misto, foi efetuada para o levantamento das necessidades dos alunos e dividiu-se entre entrevistas, observações e um inquérito por questionário, que por sua vez, originaram na implementação de estratégias conducentes aos resultados do diagnóstico. Atualmente a diversidade cultural é uma realidade em contexto escolar, desta forma a Educação Social visa através de uma educação inclusiva impulsionar as potencialidades de cada um, conforme as suas necessidades. O educador social desempenha um papel determinante nas equipas multidisciplinares, enquanto elemento participativo e ativo, exercendo a função de agente da mudança, priorizando a articulação e desconstruindo preconceitos através da partilha e do diálogo a favor da inclusão social.
- A aceitação e uso da Tecnologia Blockchain no setor bancário portuguêsPublication . Alexandre, Luís Pedro Amado de Brito Dias; Ramos, Célia Maria QuintérioAtualmente, as inovações tecnológicas têm surgido a uma velocidade de crescimento acentuada. A tecnologia tem vindo a abraçar vários setores de atividade como a saúde, alimentação, economia e também o ramo financeiro. A previsão é que a evolução irá continuar a crescer, e tudo irá sofrer uma revolução devido à tecnologia. No ramo financeiro, no que diz respeito aos bancos, praticamente todos os processos já são efetuados online o que evita deslocações aos balcões. Nesta dissertação, o foco é o tema da Tecnologia Blockchain e o impacto que esta terá ao nível do setor financeiro, procurando avaliar o seu uso e a aceitação pelos bancos e pela população portuguesa. Para concretizar o objetivo da investigação, primeiramente foi efetuada uma revisão de literatura que engloba a parte do contexto teórico, procurando clarificar todos os conceitos em questão, apoiada em várias obras científicas anteriormente publicadas e conceituadas cientificamente. Em segundo lugar, foram elaborados questionários, partilhados com a intenção de recolher dados primários. Por último, os dados recolhidos foram analisados e devidamente interpretados num programa de estatística como o SPSS, para realizar a caracterização da amostra e posteriormente, com o auxílio do Software SmartPLS, recorrendo a modelos de equações estruturais, foram tiradas as devidas conclusões. Após análise dos resultados, concluímos que a confiança e a utilidade percebida da tecnologia blockchain pelo consumidor, influenciam positivamente a intenção de uso deste. Para o consumidor, quanto mais elevada for a confiança que tem na tecnologia blockchain aplicada aos bancos, e quanto mais utilidade e eficiência esta trouxer aos seus processos do quotidiano, mais intenção o consumidor terá de aceitá-la.
- Determinantes da estrutura de capital do setor hospitalar em PortugalPublication . Picareta, Carlos André Aleixo; Matias, FernandaO presente estudo analisa os determinantes da estrutura de capital no setor hospitalar em Portugal. Tendo como base um conjunto de dados referentes a 62 empresas, recolhidos da base de dados Orbis, para o período de 2015 a 2019, exploram-se os determinantes da estrutura de capital, nomeadamente, a rendibilidade, a tangibilidade, o crescimento, a dimensão, a idade, os benefícios ficais não associados à divida e o tipo de propriedade. Considerando o modelo de dados em painel que melhor se ajusta, o modelo de efeitos fixos (AR1), os resultados sugerem que a rendibilidade, a tangibilidade, o crescimento e a dimensão têm impacto estatisticamente significativo na estrutura de capital das empresas do setor hospitalar. Os resultados observados neste estudo permitem concluir que ambas as teorias, do trade-off e da pecking order, desempenham um papel fundamental na explicação da estrutura de capital do setor hospitalar em Portugal.
- A Escola da Ponte: do ensino emergencial ao regresso às aulas presenciaisPublication . Fonseca, Fabíola Pereira Sarmento da; Vilhena, CarlaA pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 impôs uma transformação repentina da vida quotidiana. A escola teve de se adaptar rapidamente a essa nova realidade, adotando o que se veio a designar de Ensino Remoto de Emergência (ERE). Este trabalho teve como objetivo analisar o impacto da passagem ao ERE num contexto particular, a Escola da Ponte, uma escola com um modelo pedagógico assente no trabalho colaborativo e autónomo. Mais concretamente, pretendemos: compreender as percepções dos docentes acerca dos desafios que se colocaram à comunidade educativa da Escola da Ponte, na passagem ao ERE; analisar as estratégias utilizadas pelos docentes para manter a proposta do “Projeto Educativo: Fazer a Ponte” no período de ERE; descrever o processo de retoma do ensino presencial, num contexto pandémico. Optamos por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, mais concretamente pelo estudo de caso. Os resultados revelam que as estratégias adotadas pelos docentes da Escola da Ponte no período de transição para o ERE e no regresso às aulas presenciais foram fundamentais para mitigar as desigualdades sociais e educativas existentes e garantir continuidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Apesar das restrições, observou-se, neste período, inovação nas práticas pedagógicas, especialmente pelo uso das plataformas e tecnologias digitais, assente no trabalho colaborativo.