Browsing by Issue Date, starting with "2025-02-17"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Ecodesign and environmental assessment: a synergy for higher education institutionsPublication . Swe, Wint; Ribau Teixeira, Margarida; Smuleac, Laura; Nunes, LuísThis article explores how ecodesign can help enhance environmental assessment methods (EAMs) employed by Higher Education Institutions (HEIs). Current EAMs primarily offer resource management evaluations or sustainability rankings but lack holistic and actionable solutions for institutional improvements. The proposed method integrates ecodesign tools, such as Life Cycle Assessments (LCA), environmental benchmarking, and parametric design tools, with existing EAM frameworks. This synergy allows HEIs to quantitatively assess their environmental and social impacts while identifying targeted strategies for improvement. By embedding ecodesign into institutional practices the approach provides a structured pathway to align HEIs with global sustainability goals, fostering innovation and continuous improvement. The paper emphasizes a multi-tool integration strategy, offering a cohesive solution to advance sustainability comprehensively within HEIs.
- Perceções de carreira de estudantes do ensino profissionalPublication . Antunes, Inês Maria Ramos; Paulos, Liliana Sofia SequeiraA implementação do ensino profissional nas escolas secundárias públicas portuguesas tem-se revelado uma oportunidade educativa bastante procurada pelos jovens que pretendem ingressar num tipo de ensino mais prático. Uma vez que este tipo de ensino está mais alinhado com o mercado de trabalho, e de, atualmente, os alunos do ensino profissional terem a possibilidade de prosseguir os seus estudos, a presente dissertação teve como objetivos: 1) compreender as motivações dos alunos para optarem pelo ensino profissional; 2) identificar as principais influências na escolha pelo ensino profissional; e 3) compreender as expectativas de carreira dos alunos do ensino profissional. Neste sentido optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, recorrendo à realização de 17 entrevistas semiestruturadas, aos alunos do ensino secundário, de cursos profissionais. Os resultados obtidos sugerem que a maioria dos alunos optaram por este tipo de ensino uma vez que conseguem colocar em prática a aprendizagem teórica, considerando uma forma mais fácil de aprender e de desenvolver competências. Desta forma, parece que o ensino profissional foi procurado, maioritariamente, por alunos que procuram uma via de ensino prática e não pelas dificuldades de aprendizagem. No que diz respeito às expectativas de carreira, ainda que na sua maioria pretendam prosseguir estudos para o ensino superior, as respostas foram bastante vagas, sugerindo que ainda não refletiram sobre o que esperam do seu futuro profissional.
- Relatório de estágio no grupo Algarve Partners - análise da viabilidade económica e financeira da fusão entre empresas de serviços financeirosPublication . Justino, Daniela Filipa Gamito; Coelho, Luís SerraEste trabalho final foi realizado no âmbito do Mestrado em Finanças, na modalidade de Relatório de Estágio, integrando um Estudo de Caso. O estágio teve como principal objetivo avaliar a fusão entre duas empresas prestadoras de serviços financeiros, sendo a avaliação de empresas o foco central deste estudo. A avaliação de empresas é um processo subjetivo, no qual o valor depende das expectativas do analista e da metodologia utilizada. Embora não haja um valor exato, a avaliação é fundamental tanto a nível interno como a nível externo. Entre os métodos mais utilizados destacam-se os cash-flows atualizados, a análise de múltiplos e as opções reais. No caso específico deste relatório, a fusão foi avaliada com base no método dos cash-flows atualizados, dada a sua robustez e capacidade de estimar o valor presente de fluxos de caixa futuros. A fusão entre empresas envolve a análise das sinergias geradas pela integração das operações, como a redução de custos e o aumento de eficiência. Durante o estágio, foi conduzida uma análise de sensibilidade e risco para prever o impacto de variações em fatores chave, como o volume de negócios e os custos operacionais, no valor da nova entidade e identificar vulnerabilidades no processo de fusão. O relatório pretende, assim, apresentar uma avaliação detalhada da fusão, aplicada ao contexto prático do estágio, utilizando metodologias amplamente reconhecidas na área financeira.
