Browsing by Issue Date, starting with "2025-05-07"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Motivación para el aprendizaje en niños: revisión sistemática de instrumentos de evaluaciónPublication . Ratinho, Elias; dos Santos, Rita Alexandra Mendes; BELÉM MOCHO ALCAPARRA, HELENA SOFIA; Nunes, Cristina; Santos, Andreia; Martins, CátiaGiven the inherent complexity of assessing motivation in educational contexts, the use of theoretically grounded and psychometrically validated instruments is essential to ensure accurate measurement. This systematic review aims to identify and analyze the assessment tools and their psychometric properties used to evaluate learning motivation in children aged 6 to 12 years. Following PRISMA guidelines, searches were conducted in databases such as B-on, ERIC, and PsycINFO, identifying 473 articles published between 2010 and 2024. After applying exclusion criteria, 54 studies were included, revealing 44 distinct instruments based on six predominant theoretical models, Goal Theory. Most instruments demonstrated strong internal consistency, and a wide range of validity indicators-such as criterion, discriminant, and external validity- were frequently reported. The review offers a comprehensive synthesis of validated tools for measuring motivation in elementary education, providing practical guidance for educators and psychologists to enhance motivational assessments in school settings
- A rotina de um jornal regional num mundo digitalPublication . Cátia Rodrigues; Martins, Ana FilipaNas últimas décadas, a tecnologia tem evoluído numa velocidade crescente. Se a rádio, os jornais e a televisão marcaram o século XX, as redes sociais e os dispositivos móveis, como o computador portátil, o telemóvel ou o tablet, marcaram a forma como comunicamos no século XXI. Com a evolução, a crescente preocupação ambiental e a tendência dos mais novos (e não só) de aderirem às últimas novidades, os meios de comunicação ditos tradicionais sentiram a necessidade de se renovarem e de se adaptarem ao mundo digital para que não perdessem públicos. São várias as empresas que, ultimamente, têm vindo a fazer essas transições e mudanças. Este relatório destaca o caso do jornal algarvio Sul Informação, através do relato da experiência de estágio curricular. Este jornal foi um caso que não ficou atrás no avanço tecnológico, muito pelo contrário, nasceu em pleno crescimento do uso dos telemóveis e tablets. Criado em 2011, tornou- se um jornal online de referência no Algarve e Baixo Alentejo. Online, desde sempre, porque os seus fundadores já não viam um futuro no jornal impresso e, sabendo do crescimento do uso das redes sociais, aderiram, desde logo, ao Facebook, Instagram e Twitter. O futuro está online. No contexto atual, que mudanças têm feito os meios de comunicação para se aproximarem dos seus espetadores/leitores? Quais os esforços que o Sul Informação tem feito para se aproximar dos seus leitores e se posicionar como jornal de referência na região? Quais as suas estratégias? Como é fazer um jornal regional num mundo digital?
- Comunicação digital. O caso do Gabinete de Imagem e Comunicação do Instituto Politécnico de BejaPublication . Neves, Inês Almeida das; Martins, Ana Filipalongo do estágio curricular realizado nas áreas do design de comunicação e comunicação digital no Gabinete de Imagem (Gicom) do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). Este relatório é apresentado como trabalho final para a conclusão do mestrado em Comunicação e Media Digitais, na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. A escolha deste estágio foi motivada pelo desejo de aplicar na prática as competências adquiridas ao longo do Mestrado em Comunicação e Media Digitais, bem como pela curiosidade em conhecer e apreender mais sobre o mundo do trabalho nas áreas de design de comunicação e comunicação digital. As atividades desempenhadas durante o estágio foram enquadradas por uma revisão de literatura sobre design de comunicação e comunicação digital, permitindo uma integração prática e teórica dos conhecimentos adquiridos. Este processo facilitou a conexão e a aplicação integrada entre a teoria e a prática da profissão. O estágio englobou diversas tarefas, desde a criação de identidade visual e merchandising de eventos, à elaboração de templates, participação em projetos, criação de conteúdos de divulgação nas redes sociais, participação em feiras e outras responsabilidades, permitindo também o aperfeiçoamento das competências em programas da Adobe, como o Illustrator, InDesign, Photoshop e Acrobat. Em resumo, este estágio ofereceu uma oportunidade única para enfrentar desafios reais, desenvolver habilidades e interagir com profissionais experientes, complementando a formação académica e contribuindo significativamente para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.