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A rotina de um jornal regional num mundo digital

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Nas últimas décadas, a tecnologia tem evoluído numa velocidade crescente. Se a rádio, os jornais e a televisão marcaram o século XX, as redes sociais e os dispositivos móveis, como o computador portátil, o telemóvel ou o tablet, marcaram a forma como comunicamos no século XXI. Com a evolução, a crescente preocupação ambiental e a tendência dos mais novos (e não só) de aderirem às últimas novidades, os meios de comunicação ditos tradicionais sentiram a necessidade de se renovarem e de se adaptarem ao mundo digital para que não perdessem públicos. São várias as empresas que, ultimamente, têm vindo a fazer essas transições e mudanças. Este relatório destaca o caso do jornal algarvio Sul Informação, através do relato da experiência de estágio curricular. Este jornal foi um caso que não ficou atrás no avanço tecnológico, muito pelo contrário, nasceu em pleno crescimento do uso dos telemóveis e tablets. Criado em 2011, tornou- se um jornal online de referência no Algarve e Baixo Alentejo. Online, desde sempre, porque os seus fundadores já não viam um futuro no jornal impresso e, sabendo do crescimento do uso das redes sociais, aderiram, desde logo, ao Facebook, Instagram e Twitter. O futuro está online. No contexto atual, que mudanças têm feito os meios de comunicação para se aproximarem dos seus espetadores/leitores? Quais os esforços que o Sul Informação tem feito para se aproximar dos seus leitores e se posicionar como jornal de referência na região? Quais as suas estratégias? Como é fazer um jornal regional num mundo digital?
In recent decades, technology has evolved at an ever-increasing rate. If radio, newspapers and television marked the 20th century, social networks and mobile devices such as laptops, cell phones and tablets, at the 21th century are being used increasingly. With evolution, growing environmental concerns and the tendency of young people (and others) to embrace the latest innovations, the so-called traditional media have felt the need to renew themselves and adapt to the digital world so that they don't lose their audiences. Several companies have recently been making these transitions and changes. This report highlights the case of the Algarve newspaper Sul Informação, through an account of the internship experience. This newspaper has not lagged behind in terms of technological advances; on the contrary, it was born at the height of the growth in the use of cell phones and tablets. Created in 2011, it has become a leading online newspaper in the Algarve and Baixo Alentejo. It has always been online because its founders no longer saw a future for the printed newspaper and, knowing the growth in the use of social networks, they immediately joined Facebook, Instagram and Twitter. The future is online. In the current context, what changes have the media made to get closer to their viewers/readers? What efforts has Sul Informação made to get closer to its readers and position itself as a newspaper of reference in the region? What are its strategies? What is it like to produce a regional newspaper in a digital world?

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Jornal Online Estratégia Redes sociais Jornalismo de proximidade

Pedagogical Context

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