Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Permanent URI for this community
News
a definir... (ESGHT)
http://www.esght.ualg.pt/
Browse
Browsing Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais::Matemáticas"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Perdas por imparidades: entidades com títulos cotados em Portugal e BrasilPublication . Gomes, Sónia Cristina Mocinha; Fernandes, Joaquim Santana; Gonçalves, CristinaAs entidades com títulos cotados nas bolsas da União Europeia e do Brasil são obrigadas a preparar e apresentar as suas demonstrações financeiras consolidadas de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade, desde 1 de janeiro de 2005 e 1 de janeiro de 2008, respetivamente. Nesta investigação selecionou-se como universo entidades que integram o índice de referência do mercado de capitais da Bolsa de Valores de S. Paulo e entidades com títulos sujeitos a cotação na Euronext Lisbon, pelo que a informação económica/financeira é comparável. A amostra é constituída por 57 destas entidades, das quais 35 são portuguesas e 22 brasileiras. Definiu-se como objetivo principal analisar a relevância das perdas por imparidade dos ativos não correntes (ativos fixos tangíveis e intangíveis) no período 2012-2016, tendo como referencial teórico os pressupostos subjacentes à teoria positiva da contabilidade. Com base nos dados retirados manual e diretamente das demonstrações financeiras consolidadas das entidades consideradas na amostra e com base na revisão da literatura definiu-se o modelo funcional, que inclui as variáveis de interesse (imparidade de ativos fixos tangíveis e intangíveis), variáveis de controlo, relativas à dimensão e resultados das entidades e variáveis de contexto económico (produto interno bruto), que permitem explicar a relevância destas imparidades para o valor de mercado destas entidades. Conclui-se que o reconhecimento das imparidades, em termos gerais, é influenciado pelo país de origem das entidades, setor de atividade e dimensão. Verificou-se que as entidades portuguesas apresentaram valores superiores em imparidades comparativamente às brasileiras. Quanto à dimensão, constatou-se que entidades de menor dimensão reconhecem quantias mais elevadas de imparidades em ativos fixos tangíveis e intangíveis, possivelmente por estas apresentarem resultados superiores que permitiram absorver o impacto desses gastos. Considera-se que este estudo contribui para a literatura pela análise comparada entre dois países, que partilham uma história e língua, ambos classificados tradicionalmente como de influência common law e que aplicam o mesmo referencial contabilístico, mas que apresentam resultados diferenciados. As conclusões são úteis, quer para a academia, quer para as entidades normalizadoras e de supervisão, na definição de mecanismos de enforcement que garantam a comparabilidade e fiabilidade desta informação, dada a evidenciação de diferenças estatisticamente significativas no reconhecimento de imparidades dos ativos em análise.
- Relevância das atividades de I&D para o valor de mercado: caso da Euronext Lisbon e bolsa de MadridPublication . Pinto, André Filipe Furtado; Fernandes, Joaquim Santana; Gonçalves, CristinaNesta investigação define-se como objetivo analisar os dispêndios em atividades de Investigação & Desenvolvimento, quer reconhecidos como gasto, quer como ativo, em especial a sua relação com o desempenho bolsista das empresas. Paralelamente desenvolve-se uma análise comparativa entre os dois países do mercado ibérico, de forma a concluir se os resultados são consistentes entre países. Estes países são classificados contabilisticamente como de influência commom law e aplicam o mesmo normativo contabilístico. Estudos desenvolvidos recentemente, para o mesmo universo estatístico, concluíram que existem diferenças estatisticamente significativas no reconhecimento e mensuração das operações e outros acontecimentos, quando se considera o país onde a empresa relata. No presente trabalho desenvolveu-se uma análise às quantias divulgadas como dispêndios de Investigação & Desenvolvimento e conclui-se que as empresas espanholas apresentam montantes substancialmente superiores, comparativamente às empresas portuguesas, sendo essa diferença estatisticamente significativa. Também se confirmou que estes dispêndios são diferenciados entre setores, destacando-se os setores dos Bens de Consumo pela quantia reconhecida como gastos (e pelo valor total) e o setor da Tecnologia e Comunicação pela maior quantia de Investigação & Desenvolvimento capitalizada. Estimaram-se diversos modelos de regressão linear múltipla que permitiram concluir que os dispêndios capitalizados em Investigação & Desenvolvimento evidenciam uma relação positiva com o valor de mercado no período t-2, mas negativa em t-1. Os resultados demonstram que os investidores acreditam que as atividades em Investigação & Desenvolvimento geram benefícios económicos futuros a longo prazo após os respetivos dispêndios. Os gastos em Investigação & Desenvolvimento apenas são significativos nas empresas portuguesas. À semelhança de outros estudos, constatou-se que as empresas nem sempre cumprem com as divulgações impostas pelos normativos contabilísticos e societários no que respeita a este tipo de atividades. Contudo, as empresas espanholas evidenciam maior rigor no cumprimento das exigências societárias. Considera-se que este estudo contribui para a discussão latente sobre a adequação do normativo contabilístico à perspetiva dos investidores e evidência a necessidade de mecanismos de enforcement que conduzam ao cumprimento das divulgações exigidas (contabilísticas e societárias).