Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Permanent URI for this community
News
a definir... (ESGHT)
http://www.esght.ualg.pt/
Browse
Browsing Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 787
Results Per Page
Sort Options
- A indústria hoteleira no Algarve: aplicação da metodologia dos grupos estratégicosPublication . Matias, Maria Fernanda Ludovina Inácio; Magalhães, Manuela deO Algarve dotado de ímpares condições paisagísticas, e de um clima ameno e de grande luminosidade, tornou-se numa região de lazer e de recreio muito apetecida. (...)
- Hospital, uma burocracia profissionalPublication . Monteiro, Ileana PardalNeste artigo pretende-se estudar a estrutura hospitalar à luz da configuração estrutural proposta por Henri Mintzberg para estas organizações - a burocracia profissional. Após uma breve revisão de literatura, ao longo da qual se procura destacar os principais modelos estruturais, procurou-se caracterizar a solução adoptada nos hospitais portugueses. Verificando-se que a legislação não parece contrariar os princípios da burocracia profissional, analisou-se a estrutura emergente de um hospital distrital do Sul do país, que evoluiu, em poucos anos, de uma estrutura humanista (de hospital da Misericórdia) para uma estrutura diferenciada (embora ainda com poucas valências médicas). Os resultados obtidos, a partir da análise de conteúdo de entrevistas realizadas aos membros do conselho de administração e às chefias médicas e de enfermagem do centro operacional, permitiram confirmar que se trata de uma burocracia profissional.
- Elaboração de planos de transporte de pessoasPublication . Correia, Marisol B.O objectivo deste estudo é definir e apresentar as etapas necessárias para elaborar planos de transporte de pessoas e, de entre estes, escolher os melhores em função dos critérios indicados pelo utilizador. Este estudo apresenta, em primeiro lugar, o conhecimento adquirido sobre os transportes e uma possível representação deste utilizando os enquadramentos como método de representação. Para se estabelecerem planos de transportes, foi necessário definir uma base de dados, de modo a se poder guardar e gerir a informação adquirida sobre estes. A base de dados é relacional, tendo-se utilizado como Sistema de Gestão de Base de Dados Relacional (SGBDR) o Microsoft Access 2.0. Analisou-se o universo dos transportes utilizando a abordagem Entidade-Associação. Os diagramas obtidos foram posteriormente convertidos em relações, de modo a poderem ser suportados pelo SGBDR. Os planos são construídos com base em algoritmos e heurísticas que foram desenvolvidos tendo presente as restrições e situações que ocorrem na realidade. Os algoritmos permitem construir planos com transportes directos e planos constituídos por vários transportes, incluindo o táxi. Para determinar os melhores planos, foram utilizadas as técnicas de decisão multi-atributo, especificamente o método da Pesagem Simples Aditiva. Os algoritmos foram desenvolvidos no próprio SGBDR, utilizando a linguagem Microsoft Access Basic 2.0.
- Sistema informático de apoio ao planeamento e ordenamento turísticoPublication . Ramos, Célia M. Q.; Gomes, Mário Rui Fonseca dos SantosO ambiente é actualmente uma das maiores preocupações da humanidade. As actividades que o melhoram/degradam precisam ser avaliadas e controladas através de meios eficientes. Esses meios devem facilitar a tarefa dos Decisores e permitir o controlo dos impactes ambientais provocados pelo desenvolvimento dessas actividades. A actividade turística, pelas suas características causa um elevado impacte ambiental, devendo o seu desenvolvimento ser condicionado pelas características ambientais onde se insere. A Tese contida nesta Dissertação tem a finalidade de apresentar os Sistemas de Gestão de Base de Dados como um Sistema de Apoio à Decisão, que permite ao Decisor a consulta, gestão e construção de cenários de decisão como resultado da aplicação de medidas definidas no planeamento e ordenamento turístico de uma região. Os sistemas de informação, principalmente os que representam a informação geográfica, permitem o desenvolvimento de uma arquitectura com as características acima referidas. Como a informação associada a esta arquitectura deve ser real e actualizada, a Internet deve ser utilizada como meio de acesso à informação da região exemplo - Algarve. A arquitectura desenvolvida apresenta os cenários associados a cada decisão, oferecendo vantagens competitivas aos Decisores no processo de decisão, uma vez que é possível avaliar, prever e controlar os futuros impactes ambientais do Turismo.
- O conflito e a sua gestão na organização profissionalPublication . Monteiro, Ileana PardalNeste artigo pretendemos analisar o conflito nas organizações que Mintzberg (1982) denominou de burocracias profissionais e cujas características – de grande diferenciação horizontal e vertical e de autonomia dos profissionais – nos sugerem a existência de um nível de conflito elevado. O trabalho de Orton e Weick (1990) sobre os sistemas imperfeitamente conectados revela-se, em nosso entender, muito útil para compreender estas organizações, ao identificar as possíveis fontes de conflito e formas de os gerir. Um estudo empírico realizado num pequeno hospital distrital do Sul do País permitiu-nos mostrar que o conflito, embora exista implicitamente, não é significativo, talvez devido ao papel da administração na sua gestão.
- As estatísticas do turismo e a uniformização de conceitosPublication . Arraes Viegas, MargaridaO Turismo é considerado como um dos setores de maior importância estratégica da atualidade, uma vez que se espera que a economia do séc. XXI assente nos chamados três Super Serviços: as Telecomunicações, as Tecnologias de Informação e as Viagens e Turismo. Os aspetos referidos apresentam por si só, uma dimensão da necessidade do conhecimento detalhado da estrutura do sector do turismo, bem como do acompanhamento da sua evolução. A informação estatística surge assim como um instrumento importante, quer na definição de medidas de política e avaliação do seu impacto, como igualmente na gestão corrente dos negócios de Estado e das empresas. Por outro lado, a existência de uma adequada informação estatística viabiliza a elaboração de diagnósticos sectoriais e sub-setoriais, além de facilitar a atividade dos agentes económicos e a própria transparência do mercado. Mas a informação estatística só é verdadeiramente útil se for comparável no tempo e no espaço, o que implica a adoção de definições e nomenclaturas comuns. Como nota Meis (1992), a indústria turística envolve conceitos que têm permanecido obscuros, o que tem dificultado o desenvolvimento de informação estatística fiável ou credível. Segundo Gee, Makens e Choy (1989), a investigação em turismo necessita de definições padronizadas para que se possam uniformizar parâmetros, pois sem essas definições não pode haver concordância no estudo do turismo como atividade económica e do seu impacto a nível local, nacional ou mundial: são necessários dados comparáveis, o que implica que sejam utilizados critérios idênticos na obtenção desses dados.
- The effect of task type on the assessment of grammatical competence in oral proficiency tests.Publication . Torkington, KateThe aim of this study is to investigate the effect of task type on the linguistic output produced in an oral proficiency test situation, with particular reference to grammatical forms and the functions/meanings they realise. Two tasks were designed for use with paired test candidates. Although both tasks can be said to fall within the communicative paradigm as they are interactive in nature and, to some extent, reflect real-world communicative situations, they differ in that one is an information/opinion gap activity with a focused communicative goal, whereas the other is an open-ended discussion task. The tasks were aimed at students of upper-intermediate/advanced level. Language proficiency at this level is often measured by means of a criterion-referenced scale which consists of statements (band descriptors) about performance. The top end of the scale usually corresponds with what test developers consider to be an ‘educated’ native speaker performance. The two tasks were therefore given to a sample of both native and non-native speakers of English under simulated test conditions. The subsequently transcribed data was then analysed both quantitatively and qualitatively to determine if and why certain grammatical structures are more likely to be elicited from one task or the other. The results suggest that there does appear to be a difference in linguistic output between the two tasks, and that this may well have implications for both the testing and the teaching of spoken English.
- Sistemas de informação no planeamento turísticoPublication . Ramos, Célia M. Q.O ambiente é actualmente uma das maiores preocupações da humanidade. As actividades que o melhoram /degradam precisam ser avaliadas e controladas através de meios eficientes de forma a permitir o controlo dos impactos ambientais provocados pelo desenvolvimento dessas actividades. Este artigo apresenta a tecnologia associada aos sistemas de informação, que possibilita a criação de um Sistema de Apoio à Decisão o qual permite ao Decisor avaliar, prever e controlar os futuros impactos do turismo através da consulta, gestão e construção de cenários de decisão como resultado da aplicação de medidas definidas no planeamento e ordenamento turístico de uma região.
- GIS on tourism planning: preventing the impacts caused by the developing tourism activity in a specific sitePublication . Ramos, Célia M. Q.; Gomes, Mário Rui Fonseca dos SantosThe environment is one of the greatest concerns of humankind. Nowadays, the activities which improve or destroy it must be assessed and controlled by efficient means which should permit the control of environmental impact caused by the development of these activities. This document presents an information system implementation, as a Decision Support system, allowing the Decision Maker to evaluate, foresee and control the future environmental impact of Tourism through consultation, the management and the presentation of decision schemes based on defined measures of a regional tourism planning.
- Informatização do planeamento e ordenamento turísticoPublication . Ramos, Célia M. Q.A actividade turística, pelas suas características causa um elevado impacto ambiental, devendo o seu desenvolvimento ser condicionado pelas características ambientais onde se insere. Os Sistemas de Informação, principalmente os que representam a informação geográfica, oferecem um ambiente para o desenvolvimento de uma arquitectura que permite ao Decisor a consulta, gestão e construção de cenários de decisão como resultado da aplicação de medidas definidas no Planeamento e Ordenamento Turístico de uma região. A informação associada a esta arquitectura deve ser real e actualizada, então, deve ser considerado um meio de acesso rápido à mesma – Internet. Através de cenários de decisão, a arquitectura referida oferece vantagens competitivas no processo de decisão, uma vez que possibilita a avaliação, previsão e controlo dos futuros impactos ambientais do Turismo.