Faculdade de Ciências e Tecnologia
Permanent URI for this community
News
a definir... (FCT)
http://www.fct.ualg.pt/
Browse
Browsing Faculdade de Ciências e Tecnologia by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Agrárias::Outras Ciências Agrárias"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Estudo do crescimento larvar de Thor amboinensis (De Man, 1888) em cativeiroPublication . Salabert, Joana D' Ochôa Pires; Silva, Rui Cabral e; Schaff, BrianA espécie Thor amboinensis encontra-se essencialmente distribuída por áreas tropicais, não existindo muitos estudos acerca dos seus requisitos nutricionais, do seu comportamento e biologia larvar. Atendendo ao reduzido tamanho das larvas, neste trabalho estudou-se dois tipos de alimento, rotíferos e Artemia sp., como dieta base do ciclo larvar e a sua viabilidade no desenvolvimento das larvas desta espécie, consoante um modelo específico de tanque. Para o uso exclusivo de rotíferos, o desenho de tanque adoptado não foi o mais eficaz, pois estes eram sugados pelo filtro de saída de água, colmatando-o. Relativamente à utilização de Artemia sp., esta mostrou que nos primeiros 15 dias após eclosão (DAE) uma concentração de 20000 na L-1 era a mais eficaz, registando-se uma maior taxa de sobrevivência. Dos 15 aos 30 DAE uma concentração de 10000 náuplios de Artemia sp. L-1 parece ser a concentração mais indicada. Quanto às condições de cultivo, foram testados dois parâmetros, densidade e indução de stress nas larvas. A experiência de densidade indicou que para uma produção a nível industrial será mais rentável usar uma concentração larvar de 40 larvas L-1. A nível de optimização do tempo de trabalho, como a triagem diária não demonstrou quaisquer diferenças significativas em relação à triagem de 5 em 5 dias, o tipo de stress mais indicado será o que compreende um intervalo de 5 dias entre cada triagem. Através da análise fotográfica realizada, observou-se que o desenvolvimento larvar do camarão da anémona é indirecto e compreende 8 zoés e um estado de megalopa/decapodito, antes de fazer a muda para o primeiro estado de juvenil. As características mais relevantes de cada fase de desenvolvimento são descritas. Estudos futuros devem-se concentrar na influência do aumento das densidades larvares, das densidades das presas e do volume do tanque. O aumento da concentração do alimento pode permitir um aumento do número de larvas por tanque, e consequentemente, levar a níveis de produção mais elevados.
- Floração e frutificação da pitaia (Hylocereus undatus)Publication . Trindade, Ana Rita Cabrita; Duarte, AmílcarO Algarve apresenta condições edafoclimáticas adequadas para o cultivo de algumas espécies frutícolas oriundas de climas tropicais ou subtropicais. Muitos destes frutos estão associados a inúmeros benefícios para a saúde humana. A pitaia é o exemplo perfeito disso e tem perfil para atender a um dos principais objetivos da agricultura algarvia: dinamização da fruticultura, com destaque para o uso de espécies com baixas necessidades hídricas. O cultivo comercial da pitaia é recente em Portugal e carece de informação quanto às suas preferências. O objetivo deste trabalho passa por avaliar as necessidades da cultura utilizando dois sistemas diferentes para o estudo das mesmas: ar livre e estufa. Ao ar livre, estudaram-se o espaçamento entre plantas, a cobertura do solo para controlo de infestantes, e potenciais técnicas de indução floral como o sombreamento e a iluminação artificial. Também se avaliou o efeito da polinização livre e manual no vingamento, no peso e nas características químicas dos frutos. As plantas estudadas completam três anos após plantação no final do verão de 2022 e o espaçamento que se revelou como mais produtivo até agora foi o de 0,5 m entre plantas. A cobertura de solo com recurso ao mulching foi a que apresentou teores de matéria orgânica e azoto mais elevados, razão pela qual a produção desta modalidade foi superior. Nas condições de campo deste ensaio, verificou-se que quer a implantação do sombreamento, quer a do sistema de iluminação artificial não produziram efeitos assinaláveis. As polinizações livre e manual resultaram em frutificação abundante e boas características físicas e químicas dos frutos. Em estufa pretendeu-se estabelecer a preferência da cultura quanto ao tipo de solo. De entre os vários estudados, o solo argiloso foi o que influenciou positivamente a produção das plantas, sendo que a inclusão de matéria orgânica se confirmou como uma mais-valia para a cultura.
- Perceção da qualidade dos produtos hortícolas produzidos na Póvoa de VarzimPublication . Ramos, Inês Margarida Pereira; Lucas, Maria Raquel; Antunes, Maria DulceEspecificamente, procurou-se identificar o local onde os consumidores adquirem os hortícolas e os motivos para a sua seleção no momento da compra. Procurou-se também averiguar se reconhecem atributos de qualidade na couve "Penca da Póvoa" e na " Cebola da Póvoa", para apoiar o pedido da marca de certificação e perceber se concordam com a criação de uma marca coletiva que distinha os produtos hortícolas produzidos na Póvoa de Varzim dos restantes.