IV. Entidades Cooperantes
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Browsing IV. Entidades Cooperantes by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
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- Balanced Scorecard aplicado a Unidades Hospitalares: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Mestre, Ricardo Emanuel Sousa; Amado, Carla; Santos, Sérgio Pereira dosFruto da realidade vivida atualmente no setor da saúde, onde se verifica um aumento da competitividade e onde o controlo dos custos é cada vez mais evidente, a gestão do desempenho nesta área é distinta e mais complexa, comparativamente a outras áreas. Surgindo, assim, o Balanced Scorecard (BSC), como a ferramenta ideal para melhorar o desempenho das organizações de saúde. com potencial para clarificar os objetivos estratégicos das organizações de saúde e para auxiliar na seleção dos indicadores de desempenho mais adequados a utilizar. Para o seu sucesso, é importante o alinhamento entre a estratégia da organização e a estratégia dos serviços, bem como o envolvimento das chefias. Esta dissertação tem como principal objetivo fazer um diagnóstico do estado da arte, no que respeita à implementação do BSC em Unidades Hospitalares. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura e procurou-se responder a nove questões relacionadas com o objetivo em causa. Da pesquisa realizada, foram selecionados para a revisão da literatura 24 artigos, que respondiam aos critérios de inclusão. Da análise destes artigos foi possível concluir que a implementação desta ferramenta pode representar uma mais valia para o sucesso das organizações de saúde em geral, e das Unidades Hospitalares em particular. A evidência empírica sugere que, através da implementação do BSC, as Unidades Hospitalares têm conseguido aumentar o seu nível de qualidade, a satisfação dos utentes e profissionais, bem como contribuir para a eficiência e eficácia das mesmas. No entanto, e apesar dos seus benefícios, a implementação do BSC ainda não é um processo linear, sendo identificadas várias limitações e/ou dificuldades no processo de conceção e implementação desta ferramenta.
- Centro Hospitalar Universitário do Algarve, E.P.E.: engagement – estudo empírico no serviço de gestão de recursos humanos (SGRH)Publication . Marcos, Sandrina Isabel Neto; Contreiras, JoaquimA Gestão de Recursos Humanos manifesta um papel fulcral nas organizações e na concretização dos seus principais objetivos, uma vez o capital humano assume-se como o principal responsável pela vantagem competitiva. Torna-se então indispensável uma gestão eficaz do capital humano, onde os recursos humanos assumem um papel primordial, de forma a alinharem as suas práticas de acordo com a missão e os objetivos organizacionais, potencializando assim um bom desempenho organizacional. O presente Relatório de Estágio, para a obtenção de grau de Mestre em Gestão de Recursos Humanos, pretende apresentar o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e o Serviço de Gestão de Recursos Humanos deste Centro Hospitalar, onde foi realizado o estágio curricular. Tem ainda como objetivo demonstrar e descrever as atividades concretizadas que evidenciaram ser benéficas tanto para a entidade acolhedora do estágio como para o enriquecimento curricular da mestranda. Numa fase posterior, foi desenvolvido um estudo empírico no Serviço de Gestão de Recursos Humanos, onde foi medido o engagement dos trabalhadores pertencentes ao serviço. O mundo laboral tem sofrido grandes alterações e no âmbito da psicologia surgem novas perspetivas que permitem focar os aspetos positivos, contrariamente a um modelo anterior onde só eram relevados os aspetos negativos, dando assim origem a um novo conceito – o engagement. Neste sentido o estudo apresentado teve como objetivo avaliar os índices de engagement apresentados pelos profissionais do Serviço de Gestão de Recursos Humanos do CHUA, fornecendo assim informação possibilitadora de orientações e melhorias às chefias do serviço.