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Centro Hospitalar Universitário do Algarve, E.P.E.: engagement – estudo empírico no serviço de gestão de recursos humanos (SGRH)

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A Gestão de Recursos Humanos manifesta um papel fulcral nas organizações e na concretização dos seus principais objetivos, uma vez o capital humano assume-se como o principal responsável pela vantagem competitiva. Torna-se então indispensável uma gestão eficaz do capital humano, onde os recursos humanos assumem um papel primordial, de forma a alinharem as suas práticas de acordo com a missão e os objetivos organizacionais, potencializando assim um bom desempenho organizacional. O presente Relatório de Estágio, para a obtenção de grau de Mestre em Gestão de Recursos Humanos, pretende apresentar o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e o Serviço de Gestão de Recursos Humanos deste Centro Hospitalar, onde foi realizado o estágio curricular. Tem ainda como objetivo demonstrar e descrever as atividades concretizadas que evidenciaram ser benéficas tanto para a entidade acolhedora do estágio como para o enriquecimento curricular da mestranda. Numa fase posterior, foi desenvolvido um estudo empírico no Serviço de Gestão de Recursos Humanos, onde foi medido o engagement dos trabalhadores pertencentes ao serviço. O mundo laboral tem sofrido grandes alterações e no âmbito da psicologia surgem novas perspetivas que permitem focar os aspetos positivos, contrariamente a um modelo anterior onde só eram relevados os aspetos negativos, dando assim origem a um novo conceito – o engagement. Neste sentido o estudo apresentado teve como objetivo avaliar os índices de engagement apresentados pelos profissionais do Serviço de Gestão de Recursos Humanos do CHUA, fornecendo assim informação possibilitadora de orientações e melhorias às chefias do serviço.
Human Resources Management has an especially important role in organizations and in the achievement of their main objectives, once human capital assumes itself as the main reason for a competitive advantage. An effective management of human capital asset is therefore essential, where human resources assume a primary role, to align their practices in accordance with the organizational mission and objectives, thus enhancing good organizational performance. This Internship Report, to obtain a master’s degree in Human Resource Management, aims to present the “Centro Hospitalar Universitário do Algarve” (CHUA) and the Human Resources Management department of this hospital, where the curricular internship was carried out. It also aims to reflect and describe the activities carried out that proved to be beneficial either for the host institution of the internship and for the curricular enrichment of the master's student. At a later stage of the internship, an empirical study was developed at the Human Resources Management department, where the engagement of workers belonging to the mentioned department was measured. The work environment has undergone by major changes and in the field of psychology, new perspectives have emerged that allow focusing on the positive aspects, contrary to a previous model where only the negative aspects were revealed, giving rise to a new concept – the “engagement”. In this sense, the study presented had the objective of evaluating the engagement indexes presented by the professionals of the Human Resources Management department of CHUA, thus providing information, enabling guidance and improvements to the headship of the department.

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Centro hospitalar Gestão de recursos humanos Engagement Satisfação laboral

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